Cumbe Marcelo D´Salete

Resenhas - Cumbe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rafa569 13/04/2024

#11: Cumbe - Marcelo D'Salete

Eu já havia lido Angola Janga, e confesso que esperava um pouco mais deste aqui, pelo fato de Angola Janga ser uma obra monumental, o que criou tal expectativa.

Porém, não há como não ressaltar o trabalho de pesquisa do autor, que inclui diversas referências no final da obra, além de um glossário com alguns termos da língua banto, como o próprio título Cumbe "sinônimo de quilombo em alguns países africanos. Nas línguas congo/angola tem também os sentidos de sol, dia, luz, fogo e força" (trecho retirado da orelha do livro).

Em quatro contos (Calunga, Sumidouro, Cumbe e Malunga) o autor expõe narrativas a partir da visão dos próprios negros escravizados, e suas ações de resistência contra o regime escravocrata no Brasil Colônia. Nestes contos aparecem alguns personagens que também estavam em Angola Janga, como o próprio Ganga Zumba e Zumbi dos Palmares.

Trechos retirados do glossário, sobre o título de cada conto:

Calunga: "o termo multilinguístico kalunga encerra ideia de grandeza, imensidão, designando Deus, o mar, a morte"

Sumidouro: "era assim chamado o lugar onde se dava sumiço aos escravos rebeldes, que mereciam por isso a pena de morte"

Malungo: "companheiro. Especificamente era o termo com os quais os escravos se tratavam durante a travessia no navio negreiro"

Will 09/04/2024

Bom, mas falta molho
HQ com diversos pequenos contos que mostram pequenas batalhas na luta pela liberdade dos povos negros no Brasil colonial. É um bom complemento para Angola Janga, do mesmo autor, já que no outro temos uma história maior.

Nesse ponto inclusive acho que a HQ acaba perdendo força, por não ter um fio único e historias mais complexas, deixando apenas as imagens falarem por muitas páginas, o que a deixa com um aspecto mais de Storyboard do que de historia em quadrinhos em si, já que muitas telas são usadas apenas para ambientação, no meu ver.

Muitas das histórias tratam do sofrimento e violência contra mulheres negras no período sem um contraponto, inclusive servindo apenas pra desenvolvimento de histórias de revoltos homens.

No geral, uma leitura bacana e que pode fazer muita gente aprender um pouco mais dessas pequenas histórias não contadas pela História formal (e branca).

Little Mary 17/03/2024

Nanquim e resistência negra
A coletânea de contos dessa hq traz uma uma riqueza histórica surpreendente. Eu pensava que já sabia de tudo sobre colonialismo, mas Cumbe me mostrou uma pespectiva profunda e pessoal das lutas e vivências negras desse período.
A arte em nanquim foi uma ótima escolha, é forte e marcante como a história que retrata - Negro profundo.

wailnetxer 16/03/2024

Riqueza cultural
Tudo nesse livro é muito bem equilibrado: o título em língua diferente, que chama atenção; a identidade visual expressa nos traços dos quadrinhos; a linguagem coloquial regionalista; o tema abordado e a forma simples, porém, profunda, que os acontecimentos são retratados.

Só não é um 5 porque a falta de glossário acompanhando as páginas faz falta, ainda mais por se tratar de uma versão ampliada. Também, pela falta de aviso sobre o glossário estar quase no fim do livro.

Fora isso, é ótimo que esteja no PNLD, assim, os alunos vão poder ter acesso a algo tão importante.

Camila.Longa 21/02/2024

Excelente quadrinho histórico
Histórias incríveis.
Leitura fluida, muito rápida.
Uma boa forma de manter vida a memória e o sofrimento provocado pela escravidão

Pietro. 19/02/2024

Primeiro livro que peguei na biblioteca do IF e li em uma sentada só, curto porém importantíssimo, uma visão extraordinária do cotidiano dos escravizados brasileiros, mostrando seus amores, rebeliões, religiões e principalmente sua cultura.
É nítido todo o esforço e estudo que D'Salete teve pra escrever essa obra, um clássico indiscutível.

Nscalazans 31/12/2023

Meu primeiro livro do autor. Um novo jeito de conhecer sobre nossa história.

A narrativa de Marcelo D?Salete é rápida e de fácil entendimento. Os aprendizados que ele traz são profundos e me atingiu como um tapa na cara.

Layla.Ribeiro 26/11/2023

Cumbe é o nome em Congo para quilombo muito utilizado nas Américas, mas também tem o significado de sol, luz e força. D?Salete traz mais uma vez a história contada através dos olhos dos negros escravizados, neste livro temos três estórias diferentes, mas com pontos em comum que são a resistência e a liberdade. O autor utiliza com predominância de linguagem não verbal, com poucos diálogos, com suas ilustrações tão poderosas e bonitas que torna a escrita prescindível em alguns momentos. Recomendo esse livro principalmente para professores, pois ele é um ótimo recurso didático para trabalhar em sala de aula tanto se escolher apenas uma das estórias como no livro em sua íntegra.

Deividy.Hertz 13/11/2023

Um ótimo livro, somos imersos no sentimento existencialista de fosca.. que após viver tanto e tudo, apesar de ser imortal, não mais vive. Se vamos morrer do que adianta existir? Do que adianta todos nossos esforços se tudo ao longo do tempo será esquecido e desfeito? Acredito que a missão desse romance, além de escancarar as agonias existenciais dos seres humanos é também fornecer um remédio:

viver no presente, ouvir, gritar chorar, dançar e cantar com os homens pois só assim nos sentiremos vivos.

Rosana.Montenegro 27/10/2023

Cumbe
Sabe a expressão "vou ler as figuras?" Isso define totalmente esse livro. Não tenho mais nenhum comentário a fazer

Bruna.Delgobo 23/10/2023

Escravidão
O livro é uma representação da resistência das pessoas negras na época da escravidão. Ele aborda várias histórias. Bem interessante e também informativo!
Recomendo!

Leonardo1263 23/09/2023

A degradação da alma humana... que período triste
Marcelo D’Salete, mais uma vez nos apresenta muito mais que um quadrinho, nos apresenta sentimentos de uma das mais tristes e injustas épocas da história, não só do Brasil mas do mundo… A escravidão. A obra da vez trazida aqui é CUMBE. Lançada em 2016, pela @editoraveneta

A edição nos apresenta o drama dos escravos, onde a liberdade era o único e exclusivo objetivo. Dotada de uma mitologia própria, os escravos acreditavam em seus salvadores, seus próprios mitos e verdades. A edição nos apresenta 4 arcos, onde a morte, a liberdade e os sentimentos estão intrinsecamente ligados. Sem condições de serem livres, vivem do jeito que conseguem, mantendo a esperança e acreditando que no futuro tudo será melhor, mesmo tudo se provando contrário. Através de uma narrativa gráfica forte e uma construção de páginas com poucos diálogos, Marcelo deixa o leitor entender por si só um cenário dramático e hostil por consequência. A falta de diálogo é justamente o que mais representa o silêncio velado de uma época, o negros pouco tinham voz, pouco tinham vez.

O autor proporciona um olhar diferente de fatos que todos sabem, mas com pequenos fatos que poucos conhecem. Dia a dia, os pequenos relacionamentos e principalmente a maldade dos brancos contra os escravos e tudo que os infortunados tiveram que abrir mão em nome de uma liberdade utópica. A edição representa muito bem sentimentos puros, a tristeza e o ódio estão presentes a todo momento. Homens trabalhavam de sol a sol e eram chicoteados pelo menor sinal de desobediência. Mulheres que trabalhavam na casa grande, era submetida muitas vezes a serviços de limpeza e cozinha, onde viviam uma vida totalmente vulnerável, as vontades do senhoril e dos capatazes que as estupravam sempre que queriam. Eram sinais claros não apenas de uma violência contra o corpo, mas uma degradação da alma.

xoxo4ux 19/09/2023

Cumbe
O autor da HQ, Marcelo D'Salete, traz para a gente quatro situações, onde é mostrado de uma maneira bem bruta a luta e resistência do período escravocrata em nosso país na cidade/vilarejo de Cumbe. Quatro capítulos "autônomos", no qual são exploradas visões diferentes, com a representação da força, determinação e braveza desses povos e a injustiça e opressão que eles sofreram durante anos.
Achei essa HQ muito instigante. É muito bem produzido e é algo bem rápido de se ler. Além disso, ele mostra um assunto que estamos aprendendo recentemente na matéria de história e acredito que ajuda numa compreensão mais interessante sobre os tópicos abordados.

Vitor 03/08/2023

Um resgate histórico relevante e doloroso
Cumbe é um quadrinho com arte simples, mas de conteúdo riquíssimo, fruto de um estudo aprofundado na cultura banto de raiz africana.

Reúne um conjunto de mini histórias que resgatam o período da escravidão, sob um viés da resistência e formação dos quilombos. Mesmo quando é precisamente cruel com seus acontecimentos, Cumbe nunca deixa de ser uma leitura bela e profundamente preciosa, de leitura extremamente relevante, revelando não apenas um cuidado, mas um grande respeito do autor com sua pesquisa.

Leitura rápida e recomendada. Não entregam Eisners à toa. Leia Cumbe.

Anna Paixão 29/05/2023

Cumbe é a segunda HQ de autoria de Marcelo d'Salete que leio. Ao contrário de Angola Janga em que havia mais balões de fala Cumbe nos surpreende pela história contada através das imagens. Com subdivisões que poderiam ser chamados de capítulos ou de contos, se estivessem em representados em outro gênero, conhecemos histórias de personagens que são escravos e sofrem dores muito particulares porém que poderiam ser de todos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6