The Last Empire

The Last Empire Serhii Plokhy

Resenhas - The Last Empire

Tiago675 06/09/2020

Um surpreendente relato sobre o fim da URSS
Este livro não trata das razões pelas quais a experiência socialista falhou no primeiro lugar a implementar as ideias de Karl Marx, mas das razões pelas quais a estrutura política da União Soviética desabou de forma tão surpreendente, pacífica e rapidamente. Aí mora a grande diferença. Enquanto estado socialista, a URSS foi um fenômeno único na história humana, no entanto enquanto "império", a Rússia Comunista foi mera continuação do estado czarista. A URSS foi um império no sentido clássico do termo e justamente por isso qualquer abertura política apenas acelerou o seu colapso (já reparou como todos os impérios caem?). O objetivo deste livro é expor os pormenores que fizeram Gorbachev perder o controle das mudanças que ele iniciou e como, após um golpe comunista fracassado, o sistema ruiu em apenas 4 meros meses. Além disso, Plokhy também refuta vários mitos sobre o fim do comunismo, como as teorias de conspiração de esquerda e as "cantadas" de vitória da direita americana. Curiosos? Recomendo muito a leitura de um livro grande, mas bastante direto sobre o evento mais espetacular do século XX e que, de certa forma, ainda produz consequências boas e ruins no nosso planeta.