Quatro Veronica Roth

Resenhas - Quatro

Marian 02/11/2014

"Só sei de uma coisa: por me ajudar a me esquecer do quão horrível é o mundo, prefiro ela ao álcool."
O Quatro é definitivamente, o personagem mais impactante que já conheci. É incrível ver o amadurecimento do menino esquecido e solitário criado sob a rigidez do pai na Abnegação, no homem que ele se transforma na Audácia. Ele não precisa tentar, não precisa fingir ser corajoso, altruísta, inteligente, honesto e gentil. Ele simplesmente o é! Sem forçar sê-lo. Como se estivesse em seu sangue ser bom e íntegro, apesar de tudo pelo qual passou. Ele é a junção de todas as facções naturalmente. Ele tem todas as virtudes pra ser grande e se tornar um verdadeiro líder, porém não ambiciona o poder. O que o torna muito mais admirável. Ele anseia completamente por justiça, por ser leal, por ser ele mesmo. O Quatro é forte, é bom, é engraçado (quando quer ser) e sensível ao sofrimento alheio. O livro é de fundamental importância para os fãs da série. Trouxe respostas para as muitas dúvidas que eu tinha em relação aos primeiros livros. Coisas que eu nem imaginava que pudessem ser esclarecidas.
Verônica Roth conseguiu construir um personagem digno de primeiro lugar no pódio, com personalidade claramente definida, não um ser moldável, mas firme em suas convicções. Um ser humano completo.
Estou abismada com o contexto e os detalhes proferidos nesses dois primeiros anos antes do inesquecível:
"A primeira a pular: Tris. Bem-vinda à Audácia!"
Esse livro MERECE entrar na lista dos meus preferidos porque conseguiu me deixar sem palavras desde as primeiras páginas e nas seguintes me deixou extasiada demais e eufórica, como se eu mesma estivesse prestes a saltar de um trem em movimento ou estar dentro de uma paisagem do medo, enfrentando meus próprios devaneios, tanto é a forma que ele te seduz pra dentro da estória. O Quatro é tão perfeito e tão virtuoso que não poderia nunca ser real. Mas traça através das páginas um modelo a ser seguindo. Exemplo de determinação, confiança, garra e persistência naquilo que acredita ser correto, buscando sempre a melhor forma de ajudar alguém.
Amei o livro. Amei conhecer sua visão desde o primeiro momento e seus verdadeiros sentimentos em relação ao pai opressor, a falta da mãe, a vida na Abnegação e sua motivação para deixa-la, sua transferência pra a Audácia e sua dolorida adaptação, sua dificuldade de confiar, se entregar e fazer amigos. Amei descobrir o porquê dele amar tão intensamente a Tris. Amei me apaixonar por esse personagem mais do que antes.
Portanto, leiam. Tobias Eaton tem um coração imenso e que que vale a pena ser desvendado.
Denise Malta 18/01/2015minha estante
Suas palavras foram perfeitas... Amei o livro, e sem dúvida quatro é um dos meus personagens preferidos.

Marian 21/01/2015minha estante
Obrigada Denise! O Quatro que é perfeito, assim fica fácil falar dele. =)

Rosana Amaral 20/05/2015minha estante
Sou apaixonada pelo Quatro, ele me intrigou desde o início da trama....tudo nele é intenso....sofrido....humano....apesar de tudo que passou.....desvendar com detalhes o passado dele foi sensacional....ver como foi construída sua personalidade, forte e sensível ao mesmo tempo.....como leitora da série, apenas não gostei do final que deram para ele na trama....ficar sem a Tris.....doeu vê-lo sofrer...não consegui digerir bem esse final....na adaptação paras as telonas, não poderiam ter escolhido ator melhor que o Theo James, se encaixa certinho na descrição....ele é lindo de-mais....Você foi ótima ao descrevê-lo, o livor é tudo isso mesmo, sou fã do Quatro. Ele é sem dúvidas um dos meus personagens favoritos.

Marian 10/09/2015minha estante
Obrigada Rosana! =) O Quatro é inspirador! Sua trajetória de vida é incrível! Gosto de pensar nele como o tipo de personagem que nos faz querer ser melhores, o tipo de personagem que nos faz querer ser tão bons quanto. Falar do Theo James também é muito bom. Ele acredita que o Quatro é movido pela honra e ele é mesmo. Ator mais perfeito para o papel não existe! Ele tem a beleza do Quatro, sua masculinidade e sua nobreza. É encantador!
Ps: Desculpa pela demora em responder. Não vi seu comentário. =*

Ana Rosa @aleatoriosda.ana 05/06/2020minha estante
Eu amei o que você disse. Uau .... O Quatro realmente é incrível. Não só a série, mas este livro se tornaram os meus favoritos da vida

Priscila Brazão 24/08/2021minha estante
O Quatro é oficialmente o meu personagem literário favorito. Ele é único mesmo, nunca teria imaginado que ele pensasse certas coisas ?????????

Daniel.Malaquias 17/03/2022minha estante
Tobias me conquistou desde as primeiras páginas, precisava muito ler esse livro e sua resenha só me confirmou.

Isa Lucania 04/01/2023minha estante
Nossa sim! Eu li me sentindo dentro do livro, dentro da pele dele. Foi incrível e realmente me tirou muitas dúvidas da história dele que o Quatro não conta nos filmes por completo, fica faltando pedaços e agora tudo se encaixou, eu amei! E amo a série desde que lançou ?

Lara 23/04/2024minha estante
Vi novamente os filmes da série Divergente e tenho o mesmo entusiasmo para reler os livros. Não sabia que havia o livro sobre o Quatro e após sua resenha fiquei mais animada para ler. Parabéns pela escrita e de como você conseguiu falar do personagem de forma genuína. O Quatro é um exemplo de altruísmo e força. Estou ansiosa para conhecê-lo mais. Obrigada pelas palavras e pelo poder de conhecer tão bem o personagem.

arthbooks 29/05/2021

4 estrelas pro livro do Quatro
Esse livro foi tão reconfortante! Me arrependo de não ter lido ele de cara depois de acabar convergente, mas valeu mesmo assim!

Ah eu nem sei o que falar, gostei tanto de ver o processo do Quatro e mesmo que já tinha a visão dele em convergente, esse livro foi diferente, porque tem o ponto de vista dele em acontecimentos do primeiro livro (que é o meu favorito)!

Mas por outro lado foi muito angustiante reviver o "antes da merda acontecer" e me deu muitas saudades do primeiro livro! Enfim, triste em dizer adeus a esse universo :(

Barbara.Tomaz 04/04/2022

Legal
Ok, ok, sei que o título não é lá essas coisas, mas não consegui pensar em outro. Vamos ao que interessa:

É o primeiro livro da saga que leio, escolhi começar pela história do Quatro, pois sabia que ele era 2 anos mais velho que Tris, assim antes de Divergente começar, já tinha todo um plano de fundo montado, com mais detalhes de como era a sociedade, e a facção da Audácia etc. A autora começa o livro com algumas curiosidades sobre a saga e o porquê de algum tempo depois ter decidido escrever uma história sobre o protagonista masculino, Quatro (Tobias).

A história aborda muitos temas como formação de identidade, violência doméstica, superação de traumas, crises familiares, política, como os relacionamentos podem nos influênciar (tanto negativamente como positivamente), a necessidade de amadurecer, o desenvolvimento de caráter, entre outros temas. (Por isso acho interessente que esse livro poderia ser usado em aulas de literatura de escolas etc)

Quatro (Tobias), mesmo deixando sua antiga facção, não abre mão dos princípios que aprendeu lá, mesmo passando por situações tristes e sem pessoas boas ao seu redor para apoiá-lo. Quatro aprendeu que não podia simplesmente apagar tudo o que passou na infância e juventude, e isso tornou quem ele é hoje, mesmo sendo da Audácia possui uma mente aberta.

?A lição disso é que: acontecimentos bons ou ruins deixam não apenas uma marca em nossas vidas, eles podem influênciar nosso caráter, e consequentemente, nossas escolhas e ações no presente.

Cada facção, representa uma virtude que reduziria ou combateria algum tipo de problema específico e o bom funcionamento, respeito e equidade mutualmente entre elas, traria equilíbrio, prosperidade e saúde a sociedade. Essa era a idéia, mas como sempre, o coração humano é mal, e logo conhecemos que nem tudo é o que parece ser. Aquilo que era para ser bom, se tornou um fardo, e acabou limitando e rotulando os relacionamentos humanos.

?No mundo criado por Veronica Roth, princípios e valores bons podem, por causa da corrupção humana (seja dos iniciados ou dos líderes) se transformarem em atitudes, perpectivas e estilos de vidas extremistas e perigosos (e preconceituosos).

______________________________________
?É um livro de leitura dinâmica e os personagens são bem desenvolvidos, claro que algumas partes poderiam ter mais detalhes, mas no fim, é uma boa história. Ah, quase esqueci de falar que tem algumas frases de efeito boas!
Barbara.Tomaz 04/04/2022minha estante
Obs: Não esperava que ia ler tão rápido e que iria gostar.

Anayle 17/04/2023

Preciso ir embora.
? ?Four - A divergent history collection? publicado em 2014. É um volume da série divergente que irá apresentar contos que se passam anteriormente e durante o primeiro livro.

Iremos conhecer mais sobre a vida de Tobias antes de ter largado sua facção de origem e se transferido, foi algo curioso de ler pois tem um certo impacto na história em questão dos seus pais(nos livros anteriores) e que não foram explicados como isso circulava na mente dele.

Além de acompanharmos sua jornada de iniciação da audácia até se torna instrutor em sua facção, o livro também inclui três cenas extras. Essas cenas mostram suas visões e pensamos sobre tris.

São acontecimentos entre o casal que ocorreram no primeiro livro porém nos mostrará na visão dele nesse volume, foi fofo ver como Tobias se sentia em relação a Tris desde o início.

Como são cenas extras não é essencial ou seja não terá interferência aos três volumes da trilogia. Não há uma ordem de inclusão desse livro, mas recomendo ler depois do primeiro.
É uma boa leitura para aqueles que leram e se interessaram mais pela distopia ou que gostaram do personagem.
beatrice 17/04/2023minha estante
Nossa o livro do Tobias foi incrível pra mim, foi um dos meus favs da saga e se tornou um dos meus favs da vida junto com insurgente
Simplesmente adoro a história e simplesmente ignoro o final de convergente e o contro dele com a Cris q a Veronica inventou

Anayle 17/04/2023minha estante
Sim amg essa distopia é maravilhosa!!
O final de convergente nós temos que ignorar mesmo e fingir que o Calebe foi no lugar da irmã ?

Anayle 17/04/2023minha estante
@beatrice o desgosto que senti quando descobri que Tobias ficou com ela, nem sei se vou ter apetite para ler esse conto

beatrice 17/04/2023minha estante
Amg nem leia o conto seria (só dei meia estrela pq nntem como dar zero aqui)
Eu me arrependi, era melhor ter ficado sem

bia 14/11/2022

bom
a história do tobias é tão trágica e emocionante, quando a gente conhece ele pela primeira vez não imagina o quanto que ele sofreu a infância toda.
é muito lindo de ver a evolução dele, e como ele vai encarando seus medos.

um pouco cansativo de ler porque se repete muitas cenas, mas é fofo ver o ponto de vista dele em relação a tris, dava pra perceber que sempre foi apaixonadinho por ela kkkkkk

mari 15/01/2022

four
Tobias sempre foi meu favorito, desde o primeiro filme. Nunca terminei a saga Divergente, mas adorei ler esse complemento da história. Eu gosto da forma como ele é honesto e forte, um verdadeiro divergente.
nik 15/01/2022minha estante
já tentei ler duas vezes o livro dele, nunca consegui terminar. Pretendo reler a trilogia e depois tentar esse de novo

mari 15/01/2022minha estante
Tenta, você não vai se arrepender. Esclarece algumas coisas sobre a iniciação dele na Audácia e o tempo dele na Abnegação.

Jeh 18/08/2021

3.5 pro Quatro rs
Para mim, sem a menor sombra de dúvidas, Quatro é o melhor personagem de toda a saga Divertente. Bonito, corajoso, altruista, fiel dentre tantos outros adjetivos que podemos descreve-lo é claro que fica a curiosidade para conhecee melhor esse personagem, que apesar de não ser cativante, conquista nossos coração.
E é justamente isso que este livro nos traz, a oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre a história de Quatro e o que o tornou Quatro. Sua infância conturbada com o pai, o que o motivou a ir par a Audácia, sua iniciação e rivalidade com Eric, e outros pontos que só lemos por cima em divergente são mais aprofundados.
Porém, todavia, contudo rsrs são poucas as novidades abordadas, é legal ler a história pela perspectiva de Tobias, mas não há nada realmente motivador ou empolgante nesta leitura. Então se tiver curiosidade de conhecer melhor Quatro e seu ponto de vista eu recomendo a leitura, mas, na minha opinião não acrescenta muita coisa.

Joane 07/02/2021

Quatro
Esse livro foi um mimo pra mim, especialmente depois de ter lido Convergente. Eu estava quase entrando em Ressaca e esse livrinho me salvou, só algo que fazia parte dessa realidade distopica era capaz de fazer

Nada mais justo, já que a série Divergente primeiramente seria da visão dele, mas que bom que teve esse aqui e eu até que quis mais disso aqui. O Quatro realmente não para de me chocar, que personagem surpreendente, não merecia o que aconteceu com ele e queria proteger kkkk

Esse livro virou um favorito pelo personagem dele, e assim não foi difícil ficar presa na história, ou melhor nos contos. E como foi como um livro extra, tipo assim, e foi mais coisa do passado dele antes de Divergente e partes que já vimos no ponto de vista da Tris. Foi uma leitura super fácil

OBS: só passei uma MEGA HIPER raiva do Marcus, mas fora isso tranquilo eu acho

Devastadah: não vai ter mais ? Veronica Roth me mimou mto pouco, menos do que me fez sofrer

bloodinthewine 09/05/2022

"— É você quem precisará conviver com a sua escolha — diz ela. — Os outros vão superar, seguir em frente, não importa a sua decisão. Mas você nunca conseguirá fazer isso."
gostei bastante de todos os contos, mas os meus favoritos foram o primeiro e o segundo. pude me conectar melhor com o quatro e todas as partes me prenderam, ao contrário do que aconteceu nos dois últimos que tinham algumas partes que senti que só foram colocadas ali pra encher linguiça. dessa mesma forma, os três últimos contos exclusivos tão ali só pra relembrar a tris e fazer o leitor ficar ainda mais triste pelos acontecimentos do terceiro livro da saga; não acrescentam em nada na história e só mostram a perspectiva do quatro nos acontecimentos marcantes entre o relacionamento deles.

Laura 19/07/2021

"Prefiro ela ao álcool"??
Inicialmente Verônica iria escrever a série divergente na perspectiva de Quatro, mas com o decorrer da história ela achou melhor que Tris fosse a narradora. Infelizmente por essa mudanças algumas partes importantes da história de Quatro, foram deixadas de lado e é exatamente essas partes que esse livro irá trazer.

O livro é divido em 4 histórias: A Tranferência, A Iniciação, O Filho e O Traidor, além de três cenas extras. Essas histórias começam a partir do Dia da Escolha, quando Quatro passa pelo teste de aptidão e escolhe sua facção. O último conto já se passa ao mesmo tempo que o primeiro livro Divergente, então já temos um pouco da Tris.

Quatro é meu personagem favorito da trilogia Divergente, então amei ler um livro narrado por ele. Além de ser um personagem muito complexo, e misterioso. Verônica permite que aprofundemos mais e conhecemos mais o verdadeiro Tobias, vendo mais sobre seus medos, sobre suas inseguranças, seu passado, sua família e suas suspeitas. Ver as primeiras interações entre ele e Tris, mas dessa vez em sua perspectiva foi muito bom!!

Rafalitardi 23/01/2023

Quatro
Este é um livro super fácil e rápido de ler, assim como os outros de divergente.
Não lembrava de várias coisas que acontecia, e foi interessante relembrar e ainda pelo ponto de vista do Quatro.
Gostei bastante de ter sido mostrado um pouco da vida do Quatro antes de ir para a Audácia, a "relação" dele com o Marcus.
Leitura agradável, mas nada demais.

Laura 28/06/2021

O melhor personagem <3
Livro para quem gosta do personagem e quer saber mais sobre ele.

flavs 04/01/2021

perfeito????
o Tobias é, definitivamente, um dos personagens mais profundos q eu já vi. O passado dele, os pensamentos dele, oq ele ainda vai passar... é de se admirar q ele ainda esteja vivo.
Eu achei mt interessante que a Veronica considerou narrar Divergente na voz dele, e q mesmo q n tenha sido ele esse livro ter saído. Dá pra pegar algumas referências a menções e acontecimentos dos livros da trilogia (principalmente do 1º!) e vale muito a pena assim como eles.
Dani 04/01/2021minha estante
Me deu vontade de ler... ??

Carol 04/01/2021minha estante
Me deu vontade tbm, n fosse por ter q ler convergente antes ????

Sayuri 23/07/2021

Tobias!
"Desde que eu era criança, sempre soube disto: a vida nos danifica, a todos nós. Não há como escapar desse dano. Mas agora também estou aprendendo isto: podemos ser consertados. Consertamos uns aos outros."