O Falecido Mattia Pascal / Seis Personagens à Procura de um Autor

O Falecido Mattia Pascal / Seis Personagens à Procura de um Autor Luigi Pirandello

Resenhas - O Falecido Mattia Pascal & Seis Personagens à Procura de um Autor

Morienti 27/12/2023

Mattia Pascal tem uma vida complexa e exasperante. Está endividado, seu casamento é infeliz e sente-se preso em sua rotina cotidiana.

Foge em uma viagem à um casino como escapada de sua vida e consegue enorme fortuna. Por repente, descobre via jornal que está dado como morto em sua cidade natal. Ao regressar, vê sua mulher já enlaçada com outro homem, e decide aproveitar a oportunidade para criar uma nova vida e recomeçar.

A estória se aprofunda nas questões complexas do pensamento humano e a satisfação, o desejo, o cansaço e tédio. As redes de relações sociais substancias das quais nos metemos e que nos encontramos constantemente presos, e em um esclarecimento do que aconteceria se por ventura pudéssemos soltar-nos -e o que acontece, como vemos, é que nos enlaçamos novamente em outra, como se fosse cousa natural da vida humana- .

“A vida está cheia de uma infinidade de absurdos que nem sequer precisam de parecer verosímeis porque são verdadeiros.”

Maria15670 08/12/2023

" Mas porque não poderemos compreender a vida se, de algum modo, não explicarmos a morte!"
(O Falecido Mattia Pascal)

luizadespindola 20/09/2023

Um Sonho de Liberdade
Com a vida enraizada no descontentamento interno e externo de seu ser, e daqueles que o rodeavam, Mattia Pascal se vê diante de uma situação insana, inesperadamente conveniente a ele naquele momento. Sim! Aceitaria a morte de seu velho homem. Renasceria, não tal qual uma fênix, que permanece com sua essência, mas como outro.

Seu novo eu seria tudo aquilo que Mattia Pascal não foi. Óh, seria livre, finalmente livre - pensava ele - seja lá o que isso significasse.

Mas como se sustentaria tal vida, regada até as mais sútis mentiras? Aquele novo ser era uma essência farsante, um fantasma no registro cívil. Não seria aquela liberdade apenas um devaneio?...

- Pensei em escrever um pouco sobre as duas histórias presentes no livro, mas desanimei um pouco. De qualquer forma, as duas narrativas são ótimas, e merecem reflexão - coisa que necessito me habituar a fazer -.

Wania Cris 25/01/2023

A peça dos seis personagens à procura de um autor é divertidíssima, dei muita risada. Não me lembro muito do falecido Mattia, talvez releia um dia, mas, só pelos personagens vale a leitura e releitura.

Codinome 17/07/2021

Um pouco sobre "O falecido Mattia Pascal / Seis personagens à procura de um autor"
Pirandello é um típico escritor que consegue unir filosofia e literatura, como, por exemplo, Albert Camus; aliás, ambos com formação em filosofia e com Nobel de literatura na conta. Camus provavelmente foi influenciado pelo escritor italiano e, daí, aparecem as grandes simetrias entre os dois: principalmente na problemática do absurdo na relação ora homem/mundo, ora homem/homem.

Nesse livro de Pirandello, após o romance "O falecido Mattia Pascal", há um artigo muito bom, chamado "Advertência sobre os escrúpulos da fantasia", em que trata da verossimilhança e do absurdo, na literatura e artes em geral. Uma bagagem significativa para o leitor que busca compreender a filosofia do escritor.

Temos duas obras: o romance já citado e a peça teatral, chamada "Seis personagens à procura de um autor". O romance publicado em 1904 e a peça exibida em 1921, ou seja, uma diferença espaçosa de 17 anos entre os dois. Na minha opinião, a peça consegue ser mais madura do que o romance pelo fato de ser mais complexa, conseguindo traçar ideias mais diversas sem se dispersar (algo, aparentemente, difícil de se fazer).

Mesmo assim, "O falecido Mattia Pascal" é uma obra muito importante e que traz a ideia do sujeito que se vê afastado de sua primeira vida, tendo, então, uma liberdade total. Mas que sua consciência, sua identidade e as próprias dificuldades burocráticas não o deixam, de fato, com essa total liberdade, seja lá isso o que for.

Em "Seis personagens à procura de um autor", temos o problema desses personagens que buscam viver o drama que foi idealizado e pensado para elas, numa ânsia por essa identidade que se expõe (1º problema filosófico: como se comporta essa tensão entre essência e aparência?). Não bastando a existência delas soltas no mundo, o que é para Mattia Pascal um privilégio (2º problema: a ficção é mais real ou livre que a própria realidade?). Por que não basta isso? Porque são personagens, e para elas, o sentido de suas vidas é representar seus dramas pré-estabelecidos (3º problema: até que ponto isso conversa com a realidade?), explicando-se essa busca incessante pelo autor.

Dentro da peça, há várias falas que nos fazem pensar sobre essas problemáticas que enumerei e sobre muitas outras - lendo as falas do pai da família, isso fica bem claro. Faz-me chegar à conclusão de que o teatro talvez seja a arte que mais consegue se aproximar da filosofia.

De qualquer maneira, ambos os textos (inclusive os materiais não-ficcionais escritos por Pirandello e que foram dispostos no livro) são importantes obras que conseguem nos fazer filosofar (tal como faço ao resenhar esse livro). Caso não consiga isso, indico materiais de apoio de críticos falando sobre obra e vida do autor.

Obs.: o leitor mais atento pode questionar o porquê de apenas 4 estrelas. Bom... Senti em "O falecido Mattia Pascal" uma gordura desnecessária, pareceu-me que Pirandello poderia ter criado algo mais enxuto e, na peça, achei os dramas internos das personagens, em alguns momentos, bem cansativos ao ler.

Yago 26/07/2018

Divertido e intrigante
Ganhei este livro de um amigo e me aventurei a ler. Bom este livro de Pirandello e interessante pois tem uma história e uma peça de teatro respectivamente "O falecido Mattias Pascal" e "Seis personagem a procura de um Autor".

Bom a primeira é uma história divertida e cheia de altos e baixos a respeito de Mattias Pascal que é um personagem incrível que vive as dúvidas de um homem que se vê a beira da falência morando com uma mulher que se importava mais com o dinheiro do que com o amor é uma sogra maudita até o ponto de a vida dar-lhe uma segunda chance atravéz da morte... Bom,muita filosofia sobre a essência humana e divagações vale a pena ler e uma história divertida.

Agora a peça de teatro sobre os Seis personagens e uma loucura pois aborda a essência dos personagens e as técnicas dramática praticadas no teatro realista. Resumindo da um bom nó na cabeça.
Faz o cérebro explodir... Vale a pena ler e deve ser incrível assistir a uma encenação.

Leandro Moura 02/09/2017

Eu geralmente não sou mto fã dessas edições duplas da Abril, mas estava tão curioso em conhecer a obra de Luigi Pirandello que acabei pegando essa edição na biblioteca mesmo assim. Eu tava mais interessado em Seis Personagens devido a um curso de teatro que estava fazendo na época, e acabei lendo O Falecido Mattia Pascal uns 2 meses depois que terminei a leitura de Seis Personagens.

Seis Personagens é um clássico do teatro, mas eu não vejo a obra apenas como uma reflexão sobre o teatro e sim sobre a arte da criação no geral. Dá pra discutir bastante coisa a partir da leitura. Mas na verdade, Seis Personagens é mais uma experimentação do que qualquer outra coisa. Serve para reflexão, mas talvez não saia muito disso.

Já O Falecido Mattia Pascal possui uma narrativa mais convencional, mas ainda assim não deixa de ser uma boa leitura. Confesso que achei o enredo um tanto parecido com o de Memórias Póstumas de Brás Cubas (será que Pirandello conhecia a obra de Machado?), mas o livro tem toda uma identidade própria. Pirandello possui um estilo de escrita bastante sarcástico, e devo dizer que eu adorei isso! Me diverti bastante durante a leitura! Quando fui chegando próximo ao final, para minha completa surpresa, me vi viciado na leitura e não parei até acabar! Geralmente é bastante difícil encontrar um clássico literário que consegue prender desse jeito, mas esse realmente me surpreendeu.

Recomendo a leitura.

Joachin 01/12/2012

A peça de teatro Seis personagens à procura de um autor, publicada em 1921, do italiano Luigi Pirandello seja bastante emblemática na medida em que inverte os jogos da criação estética. Ao narrar uma trama na qual seis personagens rejeitados pela imaginação do autor saem em busca de um diretor de teatro para encenarem seus papeis, Pirandello acaba tecendo uma reflexão filosófica na qual a arte acaba discutindo seus próprios limites e possibilidades.

Fatima 17/12/2009

O Falecido
O FALECIDO MATTIA PASCAL /SEIS PERSONAGENS Á PROCURA DE UM AUTOR.
(Pirandello)
É no romance O Falecido Mattia Pascal que o autor dá inicio à temática que para ele se tornaria inesgotável : o paradoxo em essência e aparência, entre oque é o homem e como é visto pelos outros.

Peça em três atos, Seis Personagens à Procura de um Autor é uma das obras mais complexas de Pirandello. Aborda o drama dos personagens angustiosamente em busca de uma definição, a criação de uma obra pelos profissionais de teatro e as alterações que pode sofrer.