Manifesto Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto Comunista

Theo.en 09/04/2024

Completo, detalhista e longo
A obra inicia por situar o leitor ao contexto revolucionário da epoca em que Marx introduziu o Manifesto comunista, junto ao contexto da liga comunista vulgo, a anterior liga dos justos, assim demonstrando em sua completude o contexto histórico.
No entanto a obra além de demonstrar o seus contextos histórico-culturais demonstra a reflexão sobre os erros e acertos do comunismo, socialismo e demais movimentos de revolução proletária, e nestes acabam por ter um bom aprofundamento todavia sem apresentar pontos de reflexão muito fortes e focando demais em pontos já citados do contexto histórico da revolução acrescentando muito pouco a leitura assim tornando o texto a redundancia, levando a leitura se tornar tambem maçante e cansativa.
Por pontos bons e ruins a leitura não deixa de ser um ótimo ponto de estudo, quando se trata do foco de estudo histórico ou acâdemico, no entanto deixando a desejar no estudo do foco de carater filosofico reflexivo da obra apresentando deixando a desejar ideias das quais poderiam ser proveitosas a reflexão e compreensão da obra.
Tambem apresentando leituras que não contribuem a compreensão como os prefacios do manifesto posteriores a edição de 1848 assim pouco acrescentando a obra e novamente a tornando mais maçante.
Assim concluo uma boa obra de leitura com alguns pontos de estudo realmente interessantes, como as ideias comunistas e suas ramificações, além da difereciação prática do marxismo em oposto ao stalinismo ocorrido na URSS e outras divergencias. Se tornando uma boa obra, com pontos fortes e fracos que eu recomendo a qualquer um que buscar saber e estudar mais do tema.

Miguel 31/12/2023

A edição da Boitempo possui muitos materiais extras. Isso enriquece bastante a leitura. Mas não é minha edição favorita. Com relação ao conteúdo não tenho muito o que acrescentar. É um clássico das ciências humanas. Um livro atual em diversos aspectos.

Claritos 09/01/2023

manifesto do partido comunista
uma leitura entediante mas necessária pra um começo no comunismo, nao lembro de muita coisa pois li há muito tempo, pretendo ler de novo