Manifesto Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto Comunista

Theo.en 09/04/2024

Completo, detalhista e longo
A obra inicia por situar o leitor ao contexto revolucionário da epoca em que Marx introduziu o Manifesto comunista, junto ao contexto da liga comunista vulgo, a anterior liga dos justos, assim demonstrando em sua completude o contexto histórico.
No entanto a obra além de demonstrar o seus contextos histórico-culturais demonstra a reflexão sobre os erros e acertos do comunismo, socialismo e demais movimentos de revolução proletária, e nestes acabam por ter um bom aprofundamento todavia sem apresentar pontos de reflexão muito fortes e focando demais em pontos já citados do contexto histórico da revolução acrescentando muito pouco a leitura assim tornando o texto a redundancia, levando a leitura se tornar tambem maçante e cansativa.
Por pontos bons e ruins a leitura não deixa de ser um ótimo ponto de estudo, quando se trata do foco de estudo histórico ou acâdemico, no entanto deixando a desejar no estudo do foco de carater filosofico reflexivo da obra apresentando deixando a desejar ideias das quais poderiam ser proveitosas a reflexão e compreensão da obra.
Tambem apresentando leituras que não contribuem a compreensão como os prefacios do manifesto posteriores a edição de 1848 assim pouco acrescentando a obra e novamente a tornando mais maçante.
Assim concluo uma boa obra de leitura com alguns pontos de estudo realmente interessantes, como as ideias comunistas e suas ramificações, além da difereciação prática do marxismo em oposto ao stalinismo ocorrido na URSS e outras divergencias. Se tornando uma boa obra, com pontos fortes e fracos que eu recomendo a qualquer um que buscar saber e estudar mais do tema.

Claritos 09/01/2023

manifesto do partido comunista
uma leitura entediante mas necessária pra um começo no comunismo, nao lembro de muita coisa pois li há muito tempo, pretendo ler de novo

Miguel 31/12/2023

A edição da Boitempo possui muitos materiais extras. Isso enriquece bastante a leitura. Mas não é minha edição favorita. Com relação ao conteúdo não tenho muito o que acrescentar. É um clássico das ciências humanas. Um livro atual em diversos aspectos.