Sustentabilidade da Liderança

Sustentabilidade da Liderança David Ulrich...

Resenhas - Sustentabilidade da Liderança

Henrique_ 26/05/2017

O livro, na realidade, é um guia para gestores que buscam promover mudanças sustentáveis. Ou seja, como promover mudanças sem que sua liderança seja abalada. Nele, o leitor se depara com uma série de orientações (sete disciplinas e trinta e um princípios) que devem pautar o comportamento daquele que quer assegurar que as “mudanças desejadas perdurem” em uma organização. Parte-se do pressuposto de que sustentar os aprimoramentos desejados é fundamental para o sucesso da gestão. No geral, a proposta do livro é ajudar a conciliar mudança e sustentabilidade com base nas ferramentas de gestão existentes.
Por ser instrucional, é fácil de ser lido. No entanto, pode se tornar um pouco cansativo porque possui muitos tópicos, quadros, perguntas orientativas, típico de guias para consulta. Os autores assumem que qualquer gestor é capaz de ser líder e, com isso, podem aprender a usar as orientações ali dispostas. Saber se a na prática tais orientações são passíveis de ser concretizadas é outra história. A proposta do livro é válida para aqueles que já são gestores ou estão motivados a testar receituário ali contido na busca pela conciliação de mudança e manutenção da liderança.

Carla.Zuqueti 16/03/2019

Excelente
David Ulrich é professor da Universidade de Michigan e considerado a maior autoridade no mundo em Gestão de RH. Fundou com Norm Smallwood o grupo RBL e são especialistas em coaching e treinamento de líderes.
Em seu livro, relatam como ocorre o desenvolvimento de lideranças nas empresas na prática e quais as principais dificuldades em sustentar as mudanças necessárias para ser um líder melhor. Por que muitas pessoas com boa vontade fazem treinamentos caríssimos de liderança e não conseguem colocar em prática dentro da empresa? O que dificulta que as mudanças necessárias percebidas em treinamentos sejam efetivamente colocadas em prática ao chegar ao ambiente de trabalho?
Após essa reflexão, os autores abordam 7 disciplinas que ajudam a transformar as intenções dos líderes em ações eficientes, de forma a ter impacto na equipe, alcançar os resultados organizacionais e ser feliz em seu trabalho.
Achei o livro fantástico, principalmente nas abordagens que coloca na autorreflexão, com perguntas que precisam ser respondidas por qualquer líder de equipe para avaliar seu trabalho.
Pontos que ressalto:

1. Encontrar a simplicidade é uma das coisas mais difíceis que um líder precisa fazer. Organizações de sucesso mantém a simplicidade nas mensagens e nos temas atrelados aos seus valores centrais.
2. Liderança é uma atividade em equipe, por isso, os recursos mais importantes são os recursos humanos.
3. Quanto mais alta a porcentagem de responsabilidade que você julga ter pelo seu dia, maior seu sucesso.
4. Seja resiliente no fracasso e humilde no sucesso.
Boa leitura!