As Vítimas Algozes

As Vítimas Algozes Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - As Vítimas-Algozes


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Augusto 24/09/2012

Visão da elite imperialista sobre a escravidão no Brasil.
Ao começar a ler o livro mais do quê analisar a história prestei mais atenção nas relações dos personagens brancos com os negros, e a pertinência com que é tratada a maldade dos negros, que segundo o autor é inerente a todos naturalmente e maximizada pela condição de escravo. Essa é a síntese do argumento dele para por fim a escravidão. Mesmo as histórias sendo bem escritas trazendo conexões de fatos para o desenrolar do enredo o Manuel de Macedo quer deixar claro que o fim não seria diferente, mesmo não acontecendo os fatos descritos por eles.
comentários(0)comente



Lauren 03/04/2011

Um clássico que vale a pena ler
Comecei a ler apenas por obrigação, para fazer um trabalho no colégio, mas acabei me empolgando bastante com a leitura.
Gostei muito da forma como Joaquim Manoel de Macedo apresentou o tema "escravidão". Apesar de defender a abolição, não deixou de recriminar os atos dos escravos. São 3 histórias extremamente emocionantes que nos faz querer chegar logo ao fim para saber o desfecho. Com uma linguagem antiga mas totalmente compreensível, indico a todos que se interessam pela época brasileira da sociedade escravagista que nós não presenciamos.
comentários(0)comente



Isadora 17/09/2010

Difícil avaliar este livro... Ele é bom porque temos a noção exata do que as pessoas pensavam na época... Mas se uma pessoa "mente vazia" ou que não tem opiniões próprias lê-lo, se torna preconceituoso, a linguagem do autor é persuasiva, ele te induz a pensar como ele.
É revoltante a discriminação dele.
comentários(0)comente



Rêê 30/08/2010

Visão Conveniente
No período histórico em que o livro foi escrito, o Brasil estava sendo precionado para que a mão de obra escrava fosse substituida por mão de obra assalariada, para atender a interesses econômicos ingleses. Então
o autor utiliza-se do preconceito existe na época por parte da elite brasileira contra os 'escravos', para manipula-lá, fazendo a sociedade agrária ver a escravidão dos negros como algo negativo, e assim, levando a sua mudança de postura com relação a escravidão.
O livro confere aos negros caracteristicas negativas explorando a sua religião, hábitos e personalidade, garantindo que o "mal" que há neles, é por serem escravos.
comentários(0)comente



Lore 24/04/2010

As duas faces da mesma moeda
Ao contrário de muitas obras que tratam do tema "escravidão", "As Vítimas Algozes" tem um ponto de vista mais verossímil sobre o assunto. Nas três narrativas ("Simeão, o crioulo"; "Pai-Raiol, o feiticeiro"; "Lucinda, a mucama"), os personagens principais assumem tanto a posição de vítimas (vítimas dos horrores da escravidão, da opressão social) quanto de algozes, já que a reação deles perante sua condição social envolve dissimulação, crimes, roubos, mortes. O autor constantemente se refere ao negro como o "inimigo natural do seu senhor", ao mesmo tempo em que faz várias críticas à escravidão, ao afirmar que ela "avilta e corrompe o homem". Para quem achava que a escravidão é como mostram as novelas da TV Globo, um tapa de realidade na cara; para os que gostam do assunto, um deleite; para mim, muito mais aprendizado.
Nan 15/09/2020minha estante
Muito bom! É como você trouxe: A história não é tão bonitinha quanto a novela das 8. Infelizmente para ter verossimilhança num texto sobre escravidão, é necessário haver crueldade na história que se conta...




Marie 16/07/2009

Ruim
É bom para ver o pensamento elitista do século e examinar o outro lado do heróico "abolicionismo" do século XIX.Mas para uma leitura prazeirosa não tem como recomendar.
comentários(0)comente



Gabriel Almeida 23/06/2009

pra quem gosta de '' igualdade ''
Por ser um livro de escravidao ja fica bem interessante a narrativa, mas, se repararmos bem o autor apesar de realmente parecer ser contra a escravidao mostra certo pre-conceito racial, talvez algo inevitavel naquele periodo vergonhoso da historia humana.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR