Este é um livro sobre amor

Este é um livro sobre amor Paula Gicovate

Resenhas - ESTE E UM LIVRO SOBRE AMOR

B J 20/02/2024

Esse livro é de tira o fôlego, preciso ler novamente para digerir mais coisas. Para mim o final foi oq deixou ainda melhor!!!!

m.eduarda1 10/06/2023

Rápido, envolvente e cheio de significado.
Ler histórias da atualidade brasileira é reconfortante e sempre te deixa com um gosto de quero mais, acho que as vezes nós precisamos dar um pouco mais de valor a escrita nacional.

Milena 03/01/2023

É um livro sobre amor. Sobre a sua falta e o seu excesso. Sobre seu processo de formação e de decadência. É um livro sobre amor, suas causas e consequências.

Algumas das passagens do livro vão ficar na minha mente pra sempre

barbaranicolle 27/09/2022

Dependência emocional
Livro de crônicas e poemas sobre o amor que dói, rasga, parte e machuca, o amor que a autora viveu e que muitas pessoas também viveram.
Em vários momentos lembrei de "amores" que ja vivi, e foi dolorido, mas ainda bem que tudo passa.
De todo modo, gosto de outro tipo de poesia, mas não deixa de ser lindo, principalmente o trabalho gráfico.

Milena 25/06/2021

Um livro rápido e cheio de frases fortes, que nos fazem refletir
Um livro super rápido, que vai te deixando instigada a cada novo relacionamento da personagem. Nos faz pensar sobre o que nós consideramos importante no amor, sobre o que consideramos libertador, enfim, nos faz colocar na balança muitos sentimentos, tanto os da personagens como os nossos.

A escrita da autora é muito leve, fluída.

Gih 12/07/2020

Primeiro contato com a autora e pra ser honesta acho que podia ser tratado mais como um livro de crônicas do que um romance em si.

Compre pela capa 06/01/2018

ESTE É UM LIVRO SOBRE AMOR, DE PAULA GICOVATE
Amor.

Uma palavra tão pequena, mas com um significado e carga tão grandes.

"Este é um livro sobre amor" não é apenas um livro sobre amor, mas sobre todos os sentimentos que nos acompanham quando amamos e compartilhamos nossa alma com alguém. É sobre abandono, sobre dor, sobre superação e sobretudo, felicidade.

ENREDO

Ella, nossa narradora, expõe momentos íntimos e colossais de seus relacionamentos com os homens que amou. Além de exprimir seus próprios sentimentos, Ella exprime também os sentimentos de seus amados, e como cada um desses sentimentos tão distintos a afetou durante e após cada relacionamento.

Mais precisamente, Ella apresenta os quatro romances que viveu, com quatro homens que parecem ser distintos.

Em "L. (aquele que poderia ter sido)", vivenciamos junto com a narradora, e até relembramos sentimentos que nós próprios já sentimos, afinal, quem nunca viveu um amor não correspondido, e um tanto egoísta?

A personagem é levada contra a vontade pela pela maré, e o mar representa L, o homem que pede para ela não se apaixonar por ele. É claro que ela se apaixona.

"Sei que ele veio e não mudou muita coisa por aqui. Foi embora em um outro avião lotado e eu que me virasse com o que tivesse sobrado para mim, além de garrafas vazias, cigarros e papéis escritos e amassados pelos quartos da casa. Writer's bullshit, e é o que me toca, não preciso falar de novo a espécie de clichê no qual me enquadro. No clichê que você me aprisionou."

Em "B. (aquele que não falava)", Ella amou demais alguém que a amou com a mesma intensidade. E mesmo assim se findou. Mas as vezes isso acontece. Nós mudamos e o amor se esvai pelos dedos. É tão triste, porém tão corriqueiro.

Entre os homens que amou, Ella também vive para escrever, ou escreve para viver. É talvez sua maior paixão, é o que a faz conseguir respirar depois de tantos sentimentos que inundam seu interior. É sua válvula de escape mais sincera.

"'Devagar, escreva', e depois escreva mais; e quando o papel acabar, escreva nas paredes, escreva no quarto, no banheiro, na cozinha; e quando a tinta acabar fure seus dedos e escreva com sangue, até que o sangue se misture com a tinta, e depois escreva com as mãos, dedilhando palavras invisíveis que ainda assim serão palavras, e escreva..."

OPINIÃO

Escrito com tremenda magistralidade, Paula Gicovate mostra em seu romance que nada é mais arrebatador que o amor, e como isso pode ser bom.

Palavras bonitas escritas entre ilustrações mais bonitas ainda, que nos remetem ao fundo do mar, ao fundo do coração, onde moram nossos maiores sentimentos. Ella me lembra a Paula, mesmo sem nem conhecê-la. Ella lembra a mim. Me lembra a tantas mulheres que eu sei que sentem tudo o que está a sua volta. E principalmente sentem tudo o que está no seu interior.

"Este é um livro sobre amor" é um livro sobre tudo o que é mais belo.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

Genilda de Melo 11/01/2017

Prazo de validade
Achei os amores deste livro muito curtos na duração. Efêmeros como a fumaça do cigarro, se desfaz e fim, como todo relacionamento que se desgasta. Senti certa falta de troca entre cada personagem, como se apenas um amasse o suficiente para os dois, e o outro estivesse ali apenas enquanto estivesse confortável.

Pedro 11/10/2015

Este é um livro sobre amor
Como o título já sugere bem explicitamente, Este é Um livro Sobre o Amor, vai nos trazer uma personagem feminina, Ella, e seus amores, colocando no papel tudo aquilo que pensa em relação a suas paixões, sentimentos acerca de si própria e conflitos femininos. São quatro homens pelos quais a personagem se relacionou e que nos são apresentados através dos capítulos.

É um livro que tem um eu lírico muito forte, onde nos vemos facilmente retratados nas emoções que a personagem sente em determinado instante dos seus relacionamentos, ainda mais, nos vemos em sua pele, afinal, quem nunca amou?, quem nunca nesses amores não se sentiu preso quando não era tão reciproco?, ou quem nunca se sentiu livre quando era muito amado?

Diferente de outros romances, esse possui em seu enredo textos de chats, e-mails, alguns que parecem poemas ou pequenos contos e que poderiam ou não estar ligados ao principal foco do livro, se transformando num verdadeiro insights na cabeça do leitor.

"Eu te escrevi uma mensagem para dizer que eu te amo e depois um e-mail agradecendo por nada e mandando umas besteirinhas como a gente sempre costuma fazer.
É que às vezes me esperar acordado é muito, mas também é pouco. E é triste esperar das pessoas o que você gostaria que elas simplesmente fizessem gratuitamente, por amor, por você e, sim, por que não?, por esforço.
Porque eu seguro a sua mão e vou aonde você for, ao boteco da esquina, ao aniversário do amigo, ao jantar do tio, ao trabalho, ao avião, à nossa cama, às ruas e aonde você quiser me levar.
Aonde você quiser que eu vá". - Pág. 72

Às vezes a personagem discorre sobre suas alegrias, suas decepções e isso se envolve com sua vida trazendo reflexões sobre nossos relacionamentos, mas sem ter um arrependimento por algo que deu errado ou que não durou mais do que durou. Em outros momentos Ella fala sobre a escrita e o quão isso é importante para ela.

A diagramação mais uma vez da Guarda-Chuva está divina. Fonte de tamanho agradável e várias ilustrações ao longo do livro. Uma leitura rápida, daquelas que lemos em uma sentada.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/08/resenha-99-este-e-um-livro-sobre-o-amor.html

Hellen @Sobreumlivro 10/10/2015

Acompanhe outras resenhas pelo ig @sobreumlivro
"Para o primeiro, para os que quebraram meu coração, os que mostraram as músicas e os livros, para quem eu escrevi milhares de palavras em segredo, para o que me colocou no mundo, para o que me ensinou sobre a vida, para o primeiro leitor, para os que vieram antes, para os que virão depois. Este livro é para você." .
"Este é um livro sobre amor" trata-se de uma série de palavras que, como o título propõe, fala sobre amor.

Dividido entre quatro histórias/homens diferentes, a autora Paula Gicovate retrata os seus amores marcantes. Um caleidoscópio sobre os amores interrompidos, impuros - ou puros -, marcantes e afetuosos, que são definidos por letras iniciais de nomes. .

"Além do meu orgulho próprio e da nostalgia de enfim perceber que a saudade que eu sinto é do amor que você não me deu."

É uma leitura super rápida e serena, sobre os amores e valores. Eu consegui ver a autora, como ela mesma descreve, sentada de frente para um computador numa tarde sossegada e um bom café quente e chocolates como acompanhante.

site: https://instagram.com/sobreumlivro/

Gabrielli 04/08/2015

Das coisas que a gente encontra no LeLivros
Isso aqui não é bem uma resenha é mais um comentário sobre como eu encontrei esse livro enquanto procurava outro pra baixar, sobre como eu gostei da sinopse, achei a capa legal e tals mas nem tava com muita pressa de ler. Queria dar um tempo nos livros românticos deprê que eu vinha lendo. Mas ai resolvi ler hoje e nossa que surpresa. Que livro gostoso (ainda romântico e deprê no entanto), ele vale a pena e a maneira como a autora fala sobre as experiências dela, sua ansiedade e o que significa escrever pra ela é muito legal. Enfim, das pérolas que a gente descobre no LeLivros.
Ítala Morgana Leite 06/04/2016minha estante
Encontrei no LeLivros quando eu procurava outro livro também. Assim como você eu também não tinha pressa de ler e hoje procurando algo pra ver vi que ele era pequenininho, então comecei, terminei uma hora depois e ele é muito perfeito.