Análise Mortal

Análise Mortal Angelo Miranda

Resenhas - Análise Mortal

Paulo de Araujo 17/03/2024

As cenas de gore são ótimas
É um livro de leitura rápida. Os poucos personagens facilitam a narrativa dinâmica.

Tem pequenos defeitos, mas quase imperceptíveis. As cenas de gore são ótimas, extremamente gráficas, dignas de um filme de terror dos anos 1980, em que a violência era o chamariz.

Recomendo para quem tem pouco tempo para leitura, ou quem quer começar com uma obra rápida. Ela não precisa ser extensa, mas algumas explicações que faltaram poderiam amarrar melhor a história.

Angelo foi certeiro em criar uma obra rápida, que prende, e é um prato cheio para amantes de terror.

Denise 24/05/2020

Uma boa novela de horror!!!
Primeiramente agradeço ao autor pelo carinho,pelo livro autografado e pela bela novela de horror que encontramos aqui.Análise mortal é uma obra que vai te causar certa repulsa,que vai te prender e te colocar em um ritmo frenético.É importante salientar que é uma obra brasileira de excelente qualidade,as únicas coisas que deixam a desejar fica por conta da editora que poderia ter caprichado mais na edição,pois a historia merecia um melhor trabalho!É um livro curtinho mas com uma estoria recheada de sangue,começo meio e fim. Super indico!!.
Angelo Miranda 25/05/2020minha estante
Denise, obrigado pelo carinho e fico feliz que tenha gostado. Um grande beijo pra ti!

Adriana 15/08/2018

Só para quem gosta ....
Embora de terror, é bem específico ...
Só para quem gosta deste tipo, sangrento, com descrições minuciosas....
Tem começo, meio e fim e explicação

Xandy Xandy 24/10/2017

Uma verdadeira simbiose entre "Premonição" e "Arraste-me para o Inferno"
Na ânsia de economizar cada minuto da hora do seu almoço, o analista de crédito Fred (Frederico Batista) acaba dando um encontrão em um velho mendigo, que usava um cachecol quadriculado e um grande casaco e ambos acabam indo ao chão.

Ao levantar-se, o velho maltrapilho bradou-lhe, com uma voz assustadora, as seguintes palavras:

“- Achou que podia fugir de mim? Não adianta correr, aliás, corra a partir de agora para salva sua vida e a de quem você gosta. Pensou que passaria ileso pelo que me causaste?”

Antes que Fred pudesse levantar do chão e perguntar ao velho o porquê de tanta raiva, o mesmo já sumira, deixando para trás uma pasta preta e encardida.

Fred resolveu ir até o posto policial, que ficava bem próximo dali, para perguntar sobre o mendigo, mas o guarda que ali estava chegou a desconfiar de sua sanidade, pois, segundo ele, não havia acontecido qualquer encontrão enquanto ele esteve de sentinela.

Sem entender nada e com medo de acabar sendo levado para o hospício, Fred resolveu ficar com a pasta surrada do mendigo e sumir dali o mais rápido possível. Ele tentou encontrar o velho mendigo pelo resto da tarde, sem sucesso.

O resto, só visitando o Lendo Muito!!!

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/10/24/analise-mortal-angelo-miranda/

Fernando Nery 09/08/2017

O Medo é Incrível
Olá, Galera Literária!!!!
É muito bom encontrar livros nacionais de excelente qualidade para falar deles. Nesses últimos dias, tive a alegria de ler Análise Mortal, de Angelo Miranda, publicado pela Ar Editora. E lá vem aquela perguntinha clássica que todo blogueiro faz: "Que livro é esse?" (risos).
Análise Mortal entrou para minha lista de livros prediletos. O autor Angelo Miranda soube traçar aquela trama que nos prende curiosidade. A obra é recheada de elementos surpreendentes. No início, vemos Fred, um analista de créditos, saindo de seu trabalho para almoçar. Nas ruas de São Paulo, ele se depara com um horror bem real: a correria da vida urbana. Em meio a esse caos, o protagonista colide com um idoso. Sem mais e nem menos, o homem profere ameaças. Fred não entende nada e o velhinho desaparece, deixando uma pasta surrada. A partir dessa colisão, o analista de sistemas vê sua vida transformada. Eventos sombrios tomam conta da realidade de Fred.
Todos os acontecimentos em torno do personagem trazem muito sangue e imagens bem grotescas como tripas para fora. Surgem dúvidas na cabeça do leitor: São situações reais ou seriam alucinações que Fred estava sofrendo? Muitos questionamentos surgem diante dos fatos. Algumas vezes, temos a impressão de que nosso herói sofre de algum disturbio emocional. Ilusão ou não, temos a certeza de que ele não consegue lidar com a situação por causa de seu comportamento alterado.
Em meio aos diversos mistérios, mortes horrendas ocorrem. Seriam trágicas coincidências? O tempo todo o livro aguça a curiosidade. É difícil largar a leitura. Um dos mistérios mais fortes é o conteúdo da pasta surrada. Temos a impressão de que a descoberta desse conteúdo aplacaria as cenas grotescas do livro, mas isso é um ledo engano. A descoberta gerou um maior número de cenas tenebrosas dando maior dinamismo ao enredo.
Em um pouco mais de 100 páginas, o autor criou inúmeras cenas com sangue, tripas saindo de corpos, massas encefálicas sendo esmagadas, etc. Haja criatividade para a criação de tantas cenas nojentas sem torná-las repetitivas e cansativas. O autor tem um conhecimento incomensurável a respeito de fatos sangrentos, e tudo isso é muito bem descrito no livro.
O personagem principal e os secundários são pessoas normais que podemos encontrar no cotidiano. Nada de gente perfeitinha. Dentro desse clima de suspense e terror, eles apresentam ações bem realistas. E nessa ficção, temos a impressão de lidarmos com seres de carne e osso verdadeiros. Aliás, não faltou carne e nem ossos expostos nesse livro.
Se você curte livros com muitos mistérios, sangue, violência e terror sobrenatural; tenho certeza de que vai amar Análise Mortal. No Skoob, favoritei a obra e classifiquei com CINCO ESTRELAS.
Abraços

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2017/08/analise-mortal-de-angelo-miranda-ar.html

Kelen 19/07/2017

Medo
Livro de fácil leitura. Segura o leitor do início ao fim. Conta a história de um rapaz atormentado por uma maldição.
Recomendadíssimo!!!,

Victor Vale 29/08/2016

Primeiro quero agradecer a prontidão e a consideração que o autor teve ao vender o livro e a mensagem carinhosamente assinada.

A história é muito boa, nos prende e nos causa angústia. O personagem principal mostra-se humano por ser cheio de falhas e preso em seu egoísmo e enorme covardia. Algumas vezes a repugnância que senti apor outros personagens esbarrava, devido a difícil abordagens deste tema, em um certo preconceito (por exemplo a origem nordestina de Jeremias). Também senti incongruências nas relações de Fred com Jeremias e Cláudia que as vezes era de raiva/inimizade outras de amor/companheirismo.

Quanto ao texto o começo apresenta uma escrita um pouco redundante e, como foi dito acima, um pouco de descuido ao descrever opiniões do personagem sem esbarrar numa possível opinião do próprio autor.

Porém, esses aspectos são de um escritor em começo de carreira com claro potencial de crescer e se tornar um forte representante da literatura de horror em nosso país.

Fabricio Zak 03/07/2016

Análise Mortal é um livro de terror que não te dá tempo para refletir no que vai acontecer na sequência dos fatos. É sangue, insanidade e muita morte em poucas páginas!
Fred é um analista de crédito de um grande banco internacional localizado no centro de São Paulo. Sua rotina é como a de qualquer paulistano que utiliza transporte público para chegar ao coração da nossa metrópole, o típico funcionário que precisa almoçar correndo em uma hora para voltar à sua jornada de trabalho, terminar o expediente e encarar a hora do rush para chegar até sua casa. Até aí tudo bem. Entretanto, sua vida muda completamente quando ele esbarra e derruba um velho idoso que aparenta ser morador de rua na movimentada e conhecida Rua São Bento.
Nesse encontro “casual” Fred é apresentado ao pior pesadelo que alguém jamais poderia ter em vida: ser ameaçado e perseguido por alguém que não existe somado a alucinações horrendas e bizarras demais para a compreensão humana.
Mais em: http://www.sugestoesdelivros.com/2016/06/resenha-analise-mortal.html

Evelyn.Trovão 26/04/2016

Um pouco de sangue...
Análise Mortal

Angelo Miranda

Se você não tem o estômago forte, tome plasil antes de virar essas páginas.
Finalmente um livro Gore passando por aqui. Não se deixe enganar pelo sorriso meigo de Angelo - nosso autor da vez -. Ele nos apresenta Fred, um analista de crédito sem grandes ambições que vive uma vida morna na grande São Paulo. Tudo muda quando ele é atacado por um senhorzinho macabro que tenta assassina-lo sem motivo aparente. Correndo frouxo pelo mundo de sangue e cadáveres, o livro brinca a todo instante com insanas ondas de enjoo. O que é pouco comum, sobretudo na literatura nacional.
Aos frágeis, recomendo ler devagar e acompanhado.
Aos habituados, saboreiem as atrocidades desse autor.

Mais informações no canal EVELYN TROVÃO

Jackie Sabino 27/08/2015

Inicialmente, eu gostaria de pontuar sobre o carinho e atenção do Ângelo, autor do livro. Comprei o livro e, além de chegar super rápido, veio com um autógrafo extremamente simpático e cativante. A capa e marcador de texto são muito criativos e com qualidade de impressão. Notei algumas diferenças no tamanhos das letras em alguns blocos de textos, mas creio que tenha sido algum erro na diagramação antes da impressão e não atrapalhou minha leitura.

Logo nas primeiras páginas, senti uma grande semelhança com duas estórias que eu amo. O livro lembra bastante as cenas iniciais de “Estrada da Noite” do Joe Hill. Mas a base da estória é quase idêntica a do filme de Sam Raimi, “Arrasta-me para o inferno”.

“Análise mortal” tem uma estória bem amarrada. Confesso que senti mais suspense do que terror. Com exceção de parte da cena descrita no capítulo “Reencontro”, que considero o melhor. O que me incomodou no livro foi a escrita que misturou demais a linguagem formal com a informal. Senti a leitura extremamente truncada porque não fluiu com termos formais demais. Em muitos pontos do texto, há na mesma frase uma linguagem muito rebruscada com uma mais coloquial. Sei que o livro se ambienta em São Paulo, mas a utilização de “meu”, “pô” e “cara” (apesar de mineira, sei que são gírias características dos paulistanos) não funcionaram muito para mim. Acho que foi uma tentativa de dar leveza e proximidade com os personagens; mas me incomodaram porque essas gírias ficaram incoerentes com o resto do texto.

Tirando esse ponto, gostei muito da estória e do final que aguça ainda mais a nossa curiosidade.

Mattheus Moraes 24/08/2015

Sensacional
A história criada por Angelo é ótima. Fred não tem um momento de paz desde que trombou com aquele velho esquisito. As reviravoltas que aparecem no livro o deixam ainda mais interessante e despertam no leitor a vontade ler mais e mais. Um terror formidável!

Francine 18/05/2015

Todas as qualidades do gênero terror reunidas em uma centena de páginas!
Que livro foi esse?! Apenas pela capa podemos perceber que se trata de uma obra de gênero terror e, depois de lê-la, posso afirmar que o autor Angelo Miranda estreou impecavelmente na literatura!

Não se engane com suas poucas 105 páginas. Cada uma delas veio para assombrar você! Narrado em terceira pessoa e contextualizado no centro de São Paulo e Osasco, Análise Mortal nos apresenta Frederico Batista, ou apenas Fred, um jovem que trabalha como analista de crédito de um importante banco internacional. Em seu horário de almoço, enquanto corria apressado, Fred esbarra com um estranho velho que enigmaticamente parece conhecê-lo. O velho o ameaça por algo que Fred lhe fez e ri maldosamente, deixando nosso protagonista confuso e assustado. Chegamos a pensar que se tratava apenas de um velho caduco, até que coisas estranhas e apavorantes começam a acontecer.

O que você faria se estivesse sob ataque de uma entidade espiritual? O que faria se as pessoas à sua volta começassem, uma após a outra, a morrer de modo violento? Fred via coisas. Ele as sentia como se fossem reais. Logo depois do seu encontro inusitado com o velho, o mundo parecia disposto a devorá-lo! Nesse livro, de um modo eletrizante, acompanhamos a corrida de Fred para tentar se manter seguro, mas não há o que fazer quando o inimigo é incontrolável. Aquele maldito velho era, em pessoa, seu passaporte à insanidade!

Acho importante dizer que Fred não é o melhor dos seres humanos. E, caramba, o autor foi brilhante ao caracterizá-lo dessa forma! Fred é um covarde, que leva uma vida patética e pouco produtiva. Ele é egoísta, sem se importar em fazer algo por sua namorada ou qualquer outra pessoa. E agora, diante do perigo, vemos que Fred revela também uma personalidade com requintes de crueldade.

Análise Mortal carrega todas as qualidades do gênero terror: uma vingativa potestade espiritual; um personagem que, de tão covarde, é capaz da mais vil das atitudes para sobreviver; uma narrativa detalhista sobre a morte e o processo de morrer. Sim, é preciso estômago forte para vislumbrar o cenário que o autor retrata com suas hábeis palavras. Sentimos o sofrimento das suas vítimas não pelo vínculo que com elas estabelecemos, mas pela crueza da narrativa de Angelo Miranda, que nos faz lembrar a fragilidade da nossa espécie.

Acima dessas qualidades, considero como ponto alto de Análise Mortal alguns dilemas morais que o autor apresenta no decorrer da história. Para sobreviver, por exemplo, uma vil opção é apresentada a Fred e, francamente, desejei lançá-lo nas mãos do temível velho antes que pudesse aceitá-la. É baixa, cruel e desumana. Em seu desfecho, o autor também conseguiu me convencer sobre como nossas ações trazem consequências (algumas vezes) tão terríveis quanto incompreensíveis. Para um livro de gênero terror com apenas uma centena de páginas, Angelo Miranda merece congratulações pela sua qualidade.

Como fragilidades apresento a diagramação realizada pela Ar Editora, que diminuiu a fonte do livro e deixou espaços largos entre os parágrafos, e o apelo a descrições sobre o modo como o corpo das vítimas sofria as mazelas de sua morte. Eu imaginei as cenas com tanta riqueza de detalhes que, confesso, minha leitura fluiu lenta pelo teor pesado da obra. Senti que o autor poderia dar maior ênfase ao suspense da situação do que, propriamente, a cenários grotescos. Apesar disso, considero Análise Mortal um ótimo livro, uma vez que Angelo Miranda alcançou seu objetivo de provocar desconforto no leitor – tal como uma boa história de terror deve fazer. Uma leitura que recomendo!

Resenha postada no blog My Queen Side:

site: http://www.myqueenside.blogspot.com.br/2015/05/resenha-90-analise-mortal.html
Angelo Miranda 22/07/2015minha estante
Obrigado cara Francine, sem dúvida, a melhor resenha que uma leitora já fez até agora do meu livro.