A Entrevista de Ajuda

A Entrevista de Ajuda Alfred Benjamin

Resenhas - A Entrevista de Ajuda

Alice 29/03/2024

Excelente
"Entrevista de Ajuda", de Alfredo Benjamin, é um livro que oferece uma visão prática e sensível sobre a abordagem centrada na pessoa na terapia. Benjamin compartilha insights valiosos e técnicas úteis para entrevistas de ajuda, fornecendo aos leitores uma base sólida para compreender e praticar a arte da escuta empática e do apoio genuíno.

Leyla 04/03/2024

Compreensão empática e incondicional
O livro é maravilhoso e nos apresenta vários exemplos bem ilustrativos de como devemos e não devemos de jeito nenhum interagir com o nosso entrevistado/paciente. Acredito que alguns conceitos são básicos de certa forma, mas ao ler na perspectiva de outra pessoa, se tornam mais claros.

Me ajudou muito e com certeza é uma indicação para qualquer futuro profissional da área da saúde.

Piovsss 29/04/2023

Muito para quem está começando a atender
É um livro maravilhoso para quem está começando a atender na área de psicologia, o livro é bem didático e ajuda muito.

Nica 14/02/2023

Entrevista de ajuda
Um livro qje considero importante aos estudantes de Psicologia, ainda mais aos que querendo atender na área clínica. Esse livro tirou muitas dúvidas que eu tinha em relação às condições, estágios e colocações de problemas.

EduardaRodrigues 09/09/2022

É um livro bom pra te dar um direcionamento, ainda mais pra quem está perdido no início dos atendimentos/acolhimento, etc.

Ele é bom por dar esse norte. Parece mais um amigo te dando umas dicas do que um livro mais "sério".

Gostei e não gostei, queria que tivesse mais direcionamento.

Orca 28/02/2022

Entrevista de ajuda.
Um livro muito interessante pra estudantes de psicologia que pretendem seguir carreira em área clínica ou que estão no estágio. O livro é bem acessível e de fácil compreensão mas ao mesmo tempo tem que saber entender. O autor ao decorrer do livro levanta pontos que descrevem uma visão pessoal da dinâmica entre entrevistado e entrevistador durante a psicoterapia. Mas ao mesmo tempo que se pode perceber que o que ele descreve parte de uma visão pessoal( o que é reiterado pelo próprio autor durante o livro), o conteúdo assume uma solidez que é reforçada pelas inúmeras exemplificações dadas em cada tópico ( interpretá-las é um bom exercício pra expandir seu campo de percepção). O autor se mostra muito humano em suas posturas e também muito perceptivo, assumindo em suas análises de cada situação inúmeras possibilidades de perspectivas que vão pra além das do próprio Benjamin.
Ana 25/03/2022minha estante
Vc eh um deus

Hélem 02/12/2020

Com uma comunicação simples, direta e clara, Alfred Benjamin prende a atenção do leitor sempre colocando-o dentro da situação da entrevista de ajuda e por meio de seus exemplos práticos. Ao longo da leitura do livro, o autor desenvolve o enredo de forma que o leitor sinta que esteja participando de uma entrevista de fato e torne-se apto a desenvolver seu próprio estilo e desenrolar sua entrevista, seja ela a primeira entrevista da carreira ou não. Algumas vezes a leitura se torna repetitiva, como mostrado nos últimos dois capítulos, mas por escolha do autor de deixar bem detalhado alguns pontos em que ele percebe grande dificuldade dos entrevistadores. Ademais, o autor deixa claro ao longo de todo o livro, que tudo o que está escrito é apenas sua opinião decorrente de longos anos de trabalho com a entrevista de ajuda e se mostra humano ao deixar claro sua falibilidade em talvez suas opiniões e experiências não serem úteis ao leitor.

Golbery 22/09/2017

Bom para aprender a atender
Este livro está relacionado à fase de "terapia centrada no cliente" da ACP. Ele é interessante para quem está se preparando para atender uma pessoa. Eu recomendaria essa leitura para depois dos dois volumes de "Psicoterapia & Relações Humanas" do Rogers.

A leitura foi um tanto tediosa. Apesar disso, é importante o fato de que o autor conseguiu enriquecer o texto com inúmeros exemplos que facilitam no aprendizado.

Adriana Scarpin 24/04/2016

No primeiro capítulo há o discorrer sobre as condições externas e internas da entrevista, como interrupções, mecanismos de defesa e enfrentamento.
No segundo capítulo é discutido o que se fazer na gama de situações de uma entrevista no estágio, suvbdivididos em: Abertura ou colocação do problema, Desenvolvimento ou exploração e Encerramento.
O terceiro capítulo discorre sobre a filosofia empregada pelo entrevistador, com base sobretudo na empatia.
O quarto capítulo traz uma breve explanação de como fazar uso de anotações e, se for o caso, gravações.
O quinto capítulo é específico sobre o ato de perguntar (perguntas diretas ou indiretas, fechadas ou abertas, o evitar do clássico por quê?).
O capítulo seis trata da comunicação, como a escuta é importante e o significado do silêncio.
O sétimo capítulo desenvolve possíveis perguntas e respostas nas mais diferentes situações de entrevista.

Dani 04/02/2016

Leitura excelente para estudantes de Psicologia inexperientes na arte da psicoterapia (foi o motivo pelo qual o li)... O livro nos apresenta a parte prática (tão importante!) de toda a teoria que estudamos ao longo do curso.
Recomendo a leitura.

Bruna 01/06/2014

Na entrevista de ajuda o entrevistador doa e capacita o paciente.

Entrevistador
O que ajuda no processo é conhecer-se, gostar de si memso, sentir-se bem consigo mesmo.
É normal se sentir nervoso na entrevista, o que se pode fazer é se preparar interno e externo. Fatores externos são a atmosfera propicia a comunicação, ambiente e roupas adequadas, disposição das cadeiras, sem interrupções.

Fazer
- Ser você mesmo, até o ponto que isso seja um bloqueio para o paciente
- Sentir em mim o desejo de ajudar o paciente e nada no momento é mais importante
- Respeito genuíno
- Interesse genuíno
- Sutileza
- Cuidado com expressão facial
- Cuidado com tom de voz
- Descobrir o que é sentir o que ele sente
- Se errar pode abrir, ser honesto (com limites)
- Começar com um rapport

Não Fazer
- Não impor suas ideias, sentimentos sobre o paciente.
- Não impor ajuda se não quiser ajuda
- Não adivinhar qual é a queixa
- Não usar a palavra ajudar que tem outros sentidos
- Só se explica a nossa posiçao se for colocado em discussão

Estrutura da entrevista
-Tempo: fator estruturante para o paciente
-Queixa: Assunto sobre o que vai se falar. pode se manter a mesma, pode virar outra, pode se desdobrar
- Desenvolvimento: comunicação