Para Gostar de Ler - Volume 5

Rubem Braga
Paulo Mendes Campos

Resenhas - Para gostar de ler vol. 5

Vítor 20/08/2020

Humor e críticas através das crônicas
É um livro que contém algumas crônicas de grandes autores brasileiros. Crônicas que apresentam um tom de humor e algumas contêm críticas explícitas.
É um livro que se lê rápido, devido as crônicas serem curtas, muito bem escritas e prazerosas de se ler.

z..... 18/06/2019

Na parte de Carlos Drummond de Andrade gostei bastante de "Carta a uma senhora" (ternura tocante na pueril declaração de amor de uma menina a sua mãe) e "Este Natal" (ora, vejam! até o poeta, esperançoso por vocação, é impactado pelas artimanhas maquiavélicas no cotidiano urbano, sarcasticamente propondo alternativa surreal... é a crônica que ilustrou a capa).

Fernando Sabino teve minha predileção nessa edição, especialmente por "Albertina" (no meu achômetro, a que mais gostei e me diverti, sobre uma empregada pra lá de nonsense... quá-quá-rá-quáquá!), "Conversinha mineira" (uai, sô! uma ilustração hilária de desapego a preocupações a toa... apesar de não serem) e "Obrigado, doutor" (rapaz! já vi isso... um lance de se vitimizar para atrair cuidados... como nossa doentia-quase-morrendo-orgulhosa-de-contar-personagem, que no final das contas tinha algo a mais em seus predicados... namorada de enfermeiro).

Do Rubem Braga gostei das três crônicas sobre "Os Teixeiras". O quadro de garotos irrequietos que causavam algum desconforto para certos vizinhos, com seu acirrado futebol, lembrou minha infância... Mas a crônica não fica nisso e temos romantismo surpresa, hein!

E do cronista que encerra a obra, Paulo Mendes Campos, curti "Fábula eleitoral para crianças". Sensação de revolta e repulsa com os políticos... Por que será, hein?

Ainda busco nessa coleção o reencontro com a crônica mais divertida que li, lá nos anos 80. Mas não recordo o nome, o volume e nem o autor... Sobre um corpo que fora encontrado e o cronista descreve o episódio sob diferentes perspectivas.... Não era necessário, mas é uma motivação a mais na leitura da coleção.
Augusto.Cunha 15/03/2023minha estante
A crônica a que vc se refere é Memórias Póstumas de Um Cadáver em Ipanema - Moacyr Scliar