A imperatriz de ferro

A imperatriz de ferro Jung Chang

Resenhas - A Imperatriz de Ferro

Bookster Pedro Pacifico 16/04/2021

Verificado A imperatriz de ferro, de Jung Chang
Considerada como uma das mulheres mais importantes da história da China, a imperatriz viúva Cixi governou o país por décadas. E é sobre a vida dessa polêmica governante, que morreu com mais de 70 anos, que a autora se debruça para apresentar ao leitor uma biografia completa e cheia de curiosidades.

Aos 16 anos, Cixi foi escolhida como uma das concubinas do imperador chinês. E é já nesse momento inicial que a história narrada chama a atenção do leitor, sobretudo pelas diferenças que marcavam a cultura e sociedade daquele país, no início do séc. XIX. Um verdadeiro choque de cultura, que muitas vezes me deixou bem incomodado com os costumes daquela época.

Com a morte do imperador, quem assume o trono é o filho que o governante teve com Cixi. Mas é a partir de um golpe político que a viúva consegue chegar ao poder, mesmo em um período em que o papel da mulher na sociedade era muito limitado.

E os próximos capítulos da história da imperatriz são bem conturbados, tendo Cixi se envolvido em sérias polêmicas que a deixaram com a fama de uma governante sanguinária. No entanto, a autora tenta desmistificar muito essa imagem criada sobre Cixi, a fim de garantir o seu papel merecido na História - que muitas vezes foram roubados das mulheres. O papel da mulher responsável por levar a China da Idade Média para a Idade Moderna.

Confesso que as partes da obra que descrevem os detalhes da rotina da imperatriz e dos demais que vivem a sua volta me deixaram muito mais interessado quando comparado com as partes dedicadas aos fatos políticos. De toda forma, fica clara a densidade da pesquisa da autora e a relevância de Cixi para a história da China. A edição também possui várias imagens sobre a vida da imperatriz e do país ao longo do século XIX. Para quem gosta de biografias mais extensas, essa é uma excelente escolha!

Nota 8/10

site: http://instagram.com/book.ster

MariBreyer 08/07/2020

Uma biografia muito interessante sobre uma personagem tão pouco conhecida aqui no Ocidente. Interessante e triste perceber que ainda hoje o seus feitos são atribuídos aos homens que a cercavam no governo.
Vicente 22/03/2021minha estante
Estou finalizando o livro porem me impressiono com a forma com que ela lidar cm todo um imperio e cm ela faz isso ... Por Competencia e merito, nao por status

MariBreyer 22/03/2021minha estante
Exatamente isso

Vicente 23/03/2021minha estante
Contente por poder fala cm alguem q leu essa obra adorei e estou triste pq acaba kkkkkkk

MariBreyer 23/03/2021minha estante
Sim! Bem interessante!!

Kelly.Jesus 24/01/2023

Gostei bastante, saber que uma mulher se destacou em uma época e em uma sociedade que a mulher não era vista mais que um objeto é muito gratificante! Cixi transformou a China medieval em uma China moderna para a época, trouxe eletricidade, linhas férreas e outros avanços significativos! Vale muito essa leitura!

Carlos Henrique 17/11/2020

Uma cultura tão distante que parece ficção
Esse livro é impressionante. Cada instante de descrição da cultura da China antiga é como ler algo de outro mundo, rituais e costumes tão diferentes da nossa própria cultura que parecem algo da cabeça de Asimov ou Frank Herbert. A imperatriz de ferro é um personagem fascinante, mas os seus "coadjuvantes" não ficam muito atrás. Terminar esse livro e refletir que os momentos narrados aconteceram do outro lado do mundo em um passado próximo é um exercício de expansão da nossa realidade. Infelizmente a educação brasileira tão focada na história europeia nos privou de um universo riquíssimo que é a Ásia.

Denis Job 24/04/2021

Indispensável
Em um momento histórico onde tanto se fala da China, este livro se torna uma leitura indispensável. Conhecer a história deste país e de como ocorreu a transição política no início do século XX se torna tarefa indispensável.
O livro é fluido, dinâmico e muito bem escrito. Uma leitura agradável que certamente levará o leitor a se aproximar bastante desta cultura tão distante da nossa realidade ocidental.
Recomendo fortemente.
Dione 26/04/2021minha estante
Gostaria muito de ler todos os livros dessa autora.

Lucy 06/01/2015

excelente
excelente para quem gosta de leitura histórica.... viage pela cultura chinesa p
or volta dos anos 1850, 1900, e como reagiu àos primeiros contatos com a cultura ocidental:: ciências, educação, tecnologia, artes,comércio e também espionagem traição e guerras
Todos fatos reais

Incrível o preço pago pela Imperatriz para manter a nação chinesa e a sua própria regência.

vale muito a leitura

Alessandra 30/06/2021

Biografia fantástica!
A autora narra maravilhosamente bem a vida de Cixi, Imperatriz viúva q levou a modernidade para a China.
Cixi não era santa , aliás era muitas vezes cruel, mas soube com liderança levar ao país ferrovias, eletricidade, telégrafo, medicina oriental, forças armadas eficientes e meios modernos de conduzir o comércio exterior e a diplomacia.
A descrição dos costumes chineses são as vezes chocantes, mas uma aula de história.
Leitura muito prazerosa e fluida.
Adorei !

romulorocha 25/06/2022

A imperatriz de ferro, de Jun Chang - 10/10
JUNG CHANG nasceu em 1952, na China. É autora, entre outros, de Cisnes selvagens, que recebeu o NCR Book Award, e coautora da biografia Mao: A história desconhecida, ambos publicados pela Companhia das Letras. Seus livros já venderam mais de 15 milhões de cópias fora da China (onde são proibidos) e foram traduzidos para mais de quarenta idiomas.

Em A imperatriz de ferro somos apresentados à história de Cixi, também conhecida como imperatriz viúva ou velha buda. Cixi, entre idas e vindas sendo tutoras de dois imperadores com pouca idade para governar, governou a China por mais de 50 anos. Além do desafio de liderar um império com raízes profundamente patriarcais, Cixi ainda teve de lidar com atentados à sua vida, diversas crises financeiras e guerras com o ocidente e com o Japão. A despeito das adversidades, Cixi resistiu e permaneceu firme até seu último dia de vida. Mais do que uma biografia, o livro é um resgate da história de uma personagem importante na história da China, que por muitos anos permaneceu obscurecida nos registros históricos.

Para os que gostam do gênero biográfico, o livro não irá decepcionar. Caracterizado por uma leitura fluida, cronológica e repleta de referências, o livro nos prende do início ao fim. No epílogo, ainda somos presenteados com ilustrações e fotografias da época, ressaltando a grandeza da personagem.

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaChinesa
#AImperatrizDeFerro
#JungChang

Thais645 07/10/2023

Uma mulher que todos deveriam conhecer.
Neste livro somos apresentados a Cixi a imperatriz- viúva, através do seu governo e sua influência, trouxe melhorias significativas para China. É nítido que durante a leitura da autora é pro ocidente, porém, é fácil entender o porque ela é assim. Conhecendo a história da China entendemos o porque era tão importante a China aprender a jogar o jogo ocidental. Através desta história conhecemos e se torna notório quantos as mulheres poderiam ter sido incríveis, se tivesse oportunidade de se desenvolver com mais liberdade. Cixi só é grande pois foi estimada. Há humanidade perdeu e perde de mais?. A autora tenta ser imparcial, e mostra os erros e falhas da governanta, contudo é importante não se simpatizar? aprendeu a jogar, perdeu alguns lances mais encaminhou seu país da melhor forma dentro de suas capacidades e limitações. Foi moderna mais sem perder as tradições e a sua essência.

Sibele Brito 09/07/2020

Que maravilhosa biografia da Imperatriz-Viúva Cixi!!! A mulher que passou de concubina a Monarca Suprema da China, a mais importante da história Chinesa. Ela é considerada a principal responsável por ter conduzido o império medieval à era moderna.

Delirium Nerd 29/01/2018

A concubina que criou a China moderna
A Historiografia sempre teve problemas para retratar mulheres poderosas e é frequente o apagamento da importância de mulheres em questões políticas que guiaram o destino de povos inteiros e, quando retratadas, muitas vezes essas mulheres são categorizadas como cruéis, frias, egoístas e manipuladoras por apresentarem as mesmas características exaltadas em homens que ficaram conhecidos como governantes determinados e implacáveis. No livro A Imperatriz de Ferro conhecemos a história de uma mulher influente nas questões políticas. Dificilmente haverá outro personagem na história da China que tenha sido tão vilanificado quanto a Imperatriz viúva Cixi, que durante décadas ficou conhecida no ocidente como “Velha Buda” ou a “Dragoa” que usurpou o trono através de um golpe de Estado sedimentado por assassinatos e traição. Em A Imperatriz de Ferro, Jung Chang, autora do também aclamado “Cisnes Selvagens”, trás à luz uma nova perspectiva dessa interessante personagem. Utilizando de fontes primárias, como os diários de personagens centrais no governo de Cixi, a autora explora toda a trajetória dessa mulher que entrou para a corte aos 16 anos como uma das muitas concubinas do Imperador Xianfeng da dinastia Qing. Naquela época era permitido ao Imperador possuir quantas concubinas julgasse necessário e as candidatas eram selecionadas por uma espécie de concurso público de beleza, onde as filhas das famílias mais distintas desfilavam para a apreciação do imperador e somente após terem sido descartadas por ele estavam livres para contrair casamento com outro pretendente.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://deliriumnerd.com/2017/12/05/a-imperatriz-de-ferro-resenha/

ZePPa 31/07/2022

Livro muito bom , legal entender um pouco da história do mundo através de uma ótica diferente da que estamos usualmente acostumados recomendo o livro muito legal

Guynaciria 03/11/2018

A Imperatriz de Ferro é uma biografia para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história da China.

Jung Chang baseou o seu livro em relatos históricos, cartas, documento e arquivos que foram mantidos privados até bem pouco tempo.

Cixi nasceu em 1835, mas apenas em 1852 ela passa a ter um papel relevante para a história da China, nesse período ela se torna uma das concubinas do imperador, o que mais tarde lhe possibilitou atingir o poder através da ajuda da imperatriz com quem manteve uma amizade sólida durante toda a vida.

Infelizmente era proibido a Cixi exercer o poder por conta própria, uma vez que esse só podia ser desfrutado naquela época por homens, restando as mulheres um papel secundário e muitas vezes oculto.

Mas essa mulher extraordinária teve tanta importância, que os políticos e historiadores não tiveram com ignora-la, apesar de que por séculos sua imagem foi distorcida e denegrida, tendo inclusive seus feitos atribuídos a homens menos capazes, dentre eles seus dois filhos.

Cixi modernizou a China, implantou inovações tecnológicas como a indústria, ferrovias, eletricidade e novos armamentos, além de ampliar o seu exercito, criar estratégias militares que foram bem sucedidas nas guerras em que ela teve que se colocar a frente da defesa de seu império.

É difícil ver livros que dão créditos aos avanços realizados por mulheres na antiguidade, até porque esses sempre foram encobertos pela sociedade, restando pouco registro histórico confiável que não tenha sido alterado para diminuir ou anular a participação feminina.

O livro ainda aborda a conturbada história da China com os países do ocidente, e como esses sempre procuraram intervir na politica interna daquele império, não respeitando a sua autonomia e sempre visando atingir o máximo de lucro, mesmo que para isso a situação da população local se tornasse insustentável.

Esse é o tipo de livro que todos devem ter em casa, e que precisa ser lido com atenção.