Roque Santeiro ou o berço do herói

Roque Santeiro ou o berço do herói Dias Gomes

Resenhas - O Berço do Herói

Kelly 15/02/2024

Sobre O berço do herói
Um soldado apavorado com a ideia de morrer na guerra resolve fugir.
Na sua cidade natal, chega a informação (errada) de que ele morreu como um herói!
A pequena cidade ganha fama, cresce e recebe recursos do governo, afinal seu conterrâneo é um herói e o turismo só cresce. Prefeito, vigário, major, cafetina, todos lucram muito com o avanço da cidade devido a morte do cabo.
Dez anos depois, o desertor volta e coloca em risco toda a vida boa que os chefões tem, com ele vivo não há mais do que se orgulhar, não há mais progresso, não há mais recursos, qual a solução para não perder a mamata?
#leitura #livrosvidaelar #diasgomes #obercodoheroi

Débora Bovetto 25/12/2023

Dias Gomes tão atual
É um clássico da dramaturgia brasileira, uma grande crítica ao patriarcado, machismo, religião, militarismo, os falsos mitos que são criados para ganhar fama. Heróis são fabricados!
Vale muito a pena ler e estudado o texto, estarei montando ano que. Super recomendo a leitura

Lilian_89 05/11/2023

Bom demais
Já conhecia um pouco a história pois sempre ouvi minha mãe falar da novela inspirada nessa peça teatral, porém foi legal demais a experiência de leitura.

A narrativa gira em torno do crescimento da cidade de Asa Branca, crescimento esse propiciado pela morte trágica mas heroica de cabo Roque, nascido em Asa Branca e morto em combate na segunda guerra mundial em um ato heroico que levou à vitória da tropa brasileira.

Entretanto, o que ninguém esperava aconteceu, rsrsrs, o herói morto após 15 anos retorna a cidade vivinho da silva e com uma história bem diferente da conhecida por toda a cidade. O herói na verdade era uma baita covarde que desertara de seu batalhão e vivia escondido até então.

O problema que surge então da descoberta da verdade é discutido pelos grandes senhores da cidade, o prefeito, o deputado sinhorzinho Malta, a viúva Porcina e o General do exército.

Qual será a solução encontrada e levada a cabo na esperança de não parar o progresso da cidade, agora ameaçado pela descoberta da verdade sobre o herói de Asa Branca?

Só lendo a peça pra descobrir!

Leitura fenomenal!

Debby 03/09/2023

Meu segundo Dias Gomes, me encanto e dou boas risadas ao ler suas peças. Enquanto lia comecei a assistir a novela, muito bom conhecer a peça que deu origem. A leitura é rápida e vale muito a pena!

Digas de León 08/08/2023

Falta uma bossa
Dias Gomes e Nelson Rodrigues brigavam pra ver quem era o maior escritor do Brasil. Nelson dizia que Dias não era o maior escritor do Brasil nem na casa dele, já que Dias Gomes era casado com a escritora de novelas Janete Clair. E cá esta a prova que Nelson estava certo... Falta uma bossa, uma graça, um remelexo nesse texto teatral... Coisa que a novela tem de sobra... Sei lá, achei meia boca

Ci 14/05/2023

Entendi bem agora
Vendo a novela, sempre achei muitas partes confusas, mas agora lendo o livro com a estória de Roque Santeiro, ficou mais fácil assimilar todos os acontecimentos.

Manú 19/01/2023

Tô certo, ou tô errado !
A hilariante história de viúva Porcina, a que é sem nunca ter sido, o cabo Roque, tido como herói de guerra, morto de maneira honrosa, na verdade está vivo, e é um covarde desertor. E também Sinhozinho Malta, habilidoso político, mandachuva da cidade. Zé das medalhas e as beatas. Recomendo essa leitura.

Paulascrap 08/10/2022

Para ler em um dia !..
"Não acredito nisso. Não posso acreditar que um homem seja mais útil morto do que vivo " Cabo Jorge

📌 Roque Santeiro foi uma de minhas novelas favoritas e por isso estava bem curiosa por essa leitura, Nunca li Dias Gomes e o formato de peça não dos meus favoritos mas foi uma graça surpresa.

📌 Cabo Jorge foi considerado morto na guerra e com isso a cidade lucrou muito, tudo girava em torno desse heroísmo, do comércio a igreja, e até de uma falsa viúva - Antonieta.

📌 E quando o herói aparece vivo a cidade entra em polovrosa, o prejuízo era coisa certa para todos.. e agora o que eles poderiam fazer para que ele continuasse morto!....

📌 Uma leitura rápida, divertida , uma comédia política explorando a esperteza e mau caráter do ser humano, e no meu caso impossível de dissociar da víuva Porcina e Roque Santeiro, senti falta de uma leitura maior..

#diasgomes #roquesanteiro #oberçodoherói #leianacionais

Lulis 19/08/2022

O BERÇO DO HERÓI
Cabo Jorge virou o herói de sua cidade após morrer na guerra servindo ao seu país! Ele vira estátua e até inspira o nome da cidade.
O que as pessoas não estavam contando é que ele voltaria para a cidade, e vivíssimo! Tudo acaba mudando de ponta cabeça quando ele decidi ficar ali e não ir embora como mandado pelo prefeito.
???? O livro é bem fácil de ler mas achei o final meio ruim, podia ter tido um acontecimento marcante ou melhor detalhamento dos acontecimentos.

Ariana87 10/08/2022

Primeiro contato
Meu primeiro Dias Gomes.
E nossa, é muito bom (o meu clube do Castor nunca erra na escolha).
No geral, eu não sou muito fã de ler teatro (exceto Shakespeare e Dante), mas isso aqui me impressionou, na verdade eu finalmente entendi o sucesso das novelas que surgiram a partir daqui.
Cabo Jorge é um personagem que eu gostei muito ele é um "herói" muito humano. Toma atitudes humanas até demais.
Quanto aos demais personagens, nenhum presta, mas não deixam de serem humanos.
Eu fiquei um pouco me questionando sobre o que ocorreu naquela cidade, se é possível mesmo uma cidade crescer em torno da ideia de um pseudo herói e sinceramente acho que isso acontece todo dia, em todos os lugares desse país.
O herói não precisa ser necessariamente do mesmo jeito que o Cabo Jorge, mas criamos mitos diariamente. É a nossa natureza. Precisamos de algo para acreditar e seguir ou acabamos sem norte.
Quanto ao desfecho, eu sabia que aquilo ia acontecer, mas fiquei surpresa quando aconteceu (quem entenderá).

Joao.Lucio 24/12/2021

Edificante
Para ler em um dia, questionador de valores individuais e sociais. Linguagem irônica, inteligente, culta, sem intenção de catequizar para nenhuma causa senão a de fazer pensar. Termina com manipulação política como tudo na história da humanidade.

Júlia 03/08/2021

É meio estranho estranho ler uma peça, mas matou minha curiosidade. O mais legal foi descobrir a história da peça e da novela na vida real.

Angela 25/07/2021

A história dos bastidores d’O berço do Herói é, por vezes, mais interessante do que a própria peça teatral.
Escrita em 1963 por Dias Gomes, a peça deveria ser encenada em 1965, mas foi censurada pelo governo militar. Em 1975 o autor resolveu adaptar a obra para a televisão e, novamente, foi proibida. Dez anos depois, 1985, com o país vivendo um processo de redemocratização, a novela Roque Santeiro foi ao ar, e pelo sucesso imediato, a peça foi retrabalhada.

A peça de teatro abordava o mito do herói, o herói militar, um tema delicado e sensível para aquele momento no Brasil. Dias Gomes até tentou burlar a censura dando um novo título a peça, “Roque Santeiro”, como também trocou os nomes de quase todas as personagens, além de transformar o protagonista, um cabo da força brasileira (no roteiro original), num fazedor de santos de barros, um santeiro; mas quando descoberto, Dias Gomes teve a prisão decretada.
A peça “O berço do Herói” é uma comédia política, dividida em 2 atos e 13 quadros, e satiriza um herói mítico por meio de uma farsa.

Numa pequena cidade na Bahia, o militar Cabo Jorge foi elevado ao posto de herói quando todos acreditaram que ele morreu defendendo a honra da pátria num combate durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, a cidade foi rebatizada com o nome do herói, Cabo Jorge, e o local passou a ser palco de grandes atrações de romeiros; uma casa de prostituição foi criada aumentando a popularidade do local, o turismo tornou-se a principal fonte de renda da cidade Cabo Jorge e a economia se desenvolveu em virtude (também) de exploração da fé dos visitantes. Cabo Roque é visto como um herói cultuado e concebido como um verdadeiro santo. A lenda do herói cresceu tanto que ficou maior que a cidade.

Depois de dez anos, Cabo Jorge aparece em Cabo Jorge, surpreendentemente, após a lei de anistia ter sido aprovada. O grupo dominante da cidade de Cabo Jorge, - o padre, o major, o prefeito, a que se diz viúva do Cabo, o vigário, as beatas e as prostitutas - , descobrem que o herói não morreu, ele fugiu, e quando a verdade fosse descoberta, a lenda e a cidade morreriam. Logo, o grupo pensa numa maneira de reverter aquela situação, mas de um modo positivo para eles, buscando a melhor forma de contar ao cabo que ele arruinou o comércio e a indústria de Cabo Jorge (cidade) e preferiam que ele não tivesse aparecido.
Eu gostei d’O berço do Herói, é engraçada, por ser uma peça de teatro a obra é construída com muitos diálogos, é fácil de ler, mas (talvez) por ser uma história tão conhecida, não me surpreendeu tanto como “O pagador de Promessas”, uma outra peça de Dias Gomes que eu tenho como livro favorito. Valeu mais a experiência de leitura por conhecer a história por trás da lenda do herói.

Carlos Henri 24/07/2021

Uma sátira com críticas que valem até os dias de hoje, é incrível como ainda se mantém muito atual. Alem de ser muito divertido e rápido de se ler.