A greve do sexo - Lisístrata

A greve do sexo - Lisístrata Aristófanes

Resenhas - Lisístrata

sofia :) 09/04/2023

Lisístrata
"a partir de agora a guerra é assunto das mulheres!"

lisitrata é um livro, ou melhor uma peça de teatro, muito curtinha, mas que consegue passar várias é diferentes mensagens.

ele reflete muito, e de maneira realista, o comportamento e pensamento masculino, imutável ao longo de tantos anos. além, de ser uma crítica forte a guerra do peloponeso, entre Esparta e Atenas, que servia só para aumentar o orgulho e ganância desses homens.

por outro lado, estão as mulheres, revoltadas com a situação que se encontram e sua exclusão de temas como a guerra. adorei suas atitudes e cenas que demonstram sua revolução e reunioes, discutindo suas estrategias. o fato de que usaram sua sensualidade como ferramenta para alcancar a tao desejada paz, é uma pensada muito genial do autor.

sobre isso, achei interessante o quão drástico deve ter sido para a época uma peça sobre um grupo de mulheres que invade a acropole de atenas e faz uma greve do sexo, realmente nao é muito comumkdkfkfk

Nadson Jesus 05/04/2023

Lisístrata: A Greve do Sexo
A obra é uma comédia que retrata de forma “irônica”/crítica diversas problemáticas, mas a mais nítida e enfocada é a de mostrar o quanto o pensamento “patriarcal” trata a mulher como “abaixo do homem” e diretamente submissa aos seus desejos, algo que permanece impregnado em boa parte da sociedade contemporânea. Dessa forma, é possível conceber Lisístrata como uma representante da causa, que luta não só por paz (para a guerra), mas pelos direitos que as mulheres merecem.

albrekker 03/04/2023

As sábias mulheres.
Foi uma boa surpresa me deparar com esse texto em formato de peça teatral.
A tradução estava ótima de acordo com o contexto e acho que conseguiu passar uma boa ideia da obra original.

É simplesmente cômica e absurda.

aliciasmdt 03/04/2023

Quem não gosta de mulher
Imaginem se na Grécia Antiga todas as mulheres deixassem de fazer sexo para parar a guerra... Lisístrata é cômico e esperançoso, afinal nem todos estariam dispostos a abrir mão de algo que tanto gostam pela paz. Recheado de frases com segundas intenções, retornamos às antigas civilizações e, se não fosse pela época em que foi escrito, este poderia ser um livro de empoderamento feminino. Porém, como quase nada são flores, Lisístrata é de um tempo em que as mulheres nem eram consideras cidadãs e nem podiam atuar em peças, portanto toda a leitura muda de algo engraçado, para uma sátira com a existência feminina, o que me tirou parte do divertimento.
Talvez seja a melhor leitura obrigatória que já li, foi rápido e muitas vezes realmente engraçado, retirando o contexto histórico, Lisístrata é riso puro.

samira_abib 29/03/2023

Aqui vamos conhecer a Lisístrata e algumas outras mulheres que estão indignadas com a ausência de seus maridos por conta da guerra, então elas decidem se unir em roda a Grécia para fazerem uma greve do sexo até que a paz seja alcançada. Essa peça é bem divertida e a leitura flui muito bem!

Brenda 29/03/2023

Bem ruinzinho
Só li essa porcaria pq tá na lista obrigatória da ufrgs, bem ruim, cheio de problemática e nem faz sentido.
O ponto forte é que é rapidinho de ler e acabar com o sofrimento.

Rafa 27/03/2023

Mulheres pela paz!
O livro narra a história de Lisístrata, que cansada da guerra proporcionada pelos homens decide que está na hora de parar com isso. É assim que ela, junto com todas as mulheres de Atenas e Esparta dão um fim ao sexo com seus maridos até que eles assinem um tratado de Paz.
Depois de vários sacrifícios a paz é comemorada na Grécia! Tudo graças às mulheres.

Livro interessante de comédia, ele é escrito como roteiro de teatro, foi muito legal saber sobre a história e conhecer um pouco mais sobre Aristófanes.

Hellen 26/03/2023

Lisístrata
"Serão essas, exatamente nossas armas. As túnicas provocantes, os perfumes tentadores, os cosméticos enganadores, o corpo todo, tornado irresistível."

O livro é escrito em formato de peça (cômica), e fala sobre uma guerra entre Atenas e Esparta e a solução que as mulheres encontram para se impor contra essa guerra, tratando temas como guerra, influência e poder feminino, sexo, revolta e pacificação.

Fiquei surpresa com a abordagem da história, ainda mais por se tratar de um livro tão antigo.
Por ser uma leitura obrigatória, achei que seria um livro chato e complicado, porém, Lisistrata é super interessante, que te prende até o final, e possui uma leitura bem rápida (fluída).

lina 25/03/2023

Muito muito muito engraçado, li numa sentada. o livro inteiro tem duplo sentido e a leitura não cansa nem por um minuto. a melhor coisa que eu fiz foi anotar no livro enquanto eu lia porque foi uma das leituras que eu mais me diverti na vida

cestjulio 20/03/2023

Caramba.
Como estudante de Letras, precisei ler essa Comédia Grega de Aristófanes. No começo achei que fosse como um daqueles textos gregos chatos com palavras difíceis, até que encontro uma adaptação super gostosinha de ler. E admito, que Comédia genuinamente maravilhosa. É engraçada. É uma Comédia.
Muito legal ter tido essa experiência com essas mulheres (Lisistrata, Mirrina e Cleonice), se demonstrando então fortes e imparáveis. É assim que as mulheres têm que se sentir e serem ouvidas, como Lisistrata foi. Que essa Comédia sirva e continue servindo como exemplo por muitos anos.

Vai que o segredo da paz mundial esteja na Greve do Sexo, né mesmo?

Lala 07/03/2023

Livro pra se ler em menos de um dia. É um livro meio absurdo e cômico que mostra a verdadeira necessidade dos homens que, movidos pela "cabeça debaixo", aceitar consolidar a paz após ficar uns dias sem sexo.

Maria Clara 28/02/2023

Leitura para vestibular nem sempre é tediosa!
"Lisístrata - A Greve do Sexo" é uma comédia que tem como seu contexto histórico a Guerra do Peloponeso.
Lisístrata, uma mulher a frente do seu tempo, usa de sua inteligência para mostrar como mulheres podem facilmente descartar o rótulo de "sexo frágil". Exemplo de sororidade, união, estratégia e aspereza.
O humor presente utiliza da metáfora, figura de linguagem cuja função é estabelecer uma relação de semelhança entre dois elementos diferentes (o que deixa tudo muito melhor!).

Sarah 11/01/2023

O livro é em forma de peça (teatro), por ser uma leitura obrigatória achei que seria chato e cansativo, mas conforme fui lendo mais me envolvia com a história.
O contexto do livro é durante uma guerra entre Espartanos e Atenienses, na Grécia. É excelente com metáforas entre costurar e guerra, misturando o "universo feminino" (no contexto do livro) e a brutalidade masculina de guerreiros.
Livro leve, leitura fácil, apesar de não usual, e, se posso sugerir algo, é que imaginei as cenas, os personagens e a trama como se estivesse sendo envenada em um teatro. Perto do final do livro, deixem a imaginação fluir kkkk, isso nos tira risos.

jordana 07/01/2023

Lisístrata
Legalzinho, é bem rápido e fácil de ler, achei os personagens engraçados; gostei da forma teatral e imagino que tenha sido uma peça muito importante para a história