A greve do sexo - Lisístrata

A greve do sexo - Lisístrata Aristófanes

Resenhas - Lisístrata

Maria. 19/06/2023

Ok?
Não é ruim, a ideia é bem interessante e é gostoso de ler, mas de qualquer forma é meio aleatório e sem graça, só por isso não dei uma nota maior

Thales Moreira 11/06/2023

Uma obra clássica que transcende o tempo: Lisístrata
Lisístrata, uma peça teatral escrita pelo lendário dramaturgo grego Aristófanes no século V a.C., é uma verdadeira joia da literatura que cativa e encanta leitores e espectadores há mais de dois milênios. Com sua abordagem satírica e sua perspicácia social, Lisístrata permanece relevante até os dias de hoje, revelando a eterna luta entre os sexos de uma maneira engenhosa e divertida.

A trama central de Lisístrata gira em torno de uma ideia brilhante e provocativa: as mulheres de Atenas e Esparta decidem unir forças e fazer uma greve sexual como forma de acabar com a guerra que separa seus maridos e amantes. Através desse ato ousado e subversivo, Aristófanes oferece uma crítica mordaz à natureza da guerra e às suas consequências devastadoras.

O que torna Lisístrata verdadeiramente memorável é a forma como Aristófanes equilibra com habilidade o humor irreverente com questões sociais mais profundas. A comédia é o veículo perfeito para abordar assuntos delicados, e o autor faz isso com maestria. Ele utiliza o poder das palavras e o poder da sátira para questionar o patriarcado, a guerra e as noções tradicionais de gênero, ao mesmo tempo em que nos faz rir das situações absurdas e das caricaturas hilárias que preenchem o enredo.

Além disso, a força e a determinação das personagens femininas em Lisístrata são inspiradoras. Elas rompem com as expectativas sociais de sua época e demonstram uma coragem extraordinária ao desafiar as normas estabelecidas. Essas mulheres inteligentes e astutas reivindicam seu poder e sua voz de uma maneira que ressoa até hoje, tornando-se exemplos de resistência feminina e empoderamento.

A escrita de Aristófanes é ágil e cheia de energia, mantendo um ritmo acelerado ao longo da peça. Os diálogos são vivos e repletos de trocadilhos inteligentes e jogos de palavras, o que mantém o público constantemente envolvido e entretido. A habilidade do autor em criar personagens vibrantes e memoráveis é notável, deixando uma marca duradoura na história da literatura.

Lisístrata é uma obra-prima intemporal que continua a fascinar e encantar leitores e espectadores de todas as gerações. Sua combinação única de comédia, crítica social e protagonismo feminino é uma fórmula poderosa que continua a ressoar em nossa sociedade contemporânea. Se você deseja mergulhar em um clássico que é ao mesmo tempo hilariante e profundamente reflexivo, não hesite em explorar as páginas de Lisístrata. É uma experiência enriquecedora e gratificante que certamente deixará uma marca duradoura em sua mente e coração.

amalauxen 07/06/2023

1 - Leitura obrigatória UFRGS
Primeira leitura obrigatória da UFRGS, então acredito que tenha sido um bom começo. O livro é bem irônico mas faz um retrato perfeito da antiguidade. O objetivo, ao meu ver, é provocar e ironizar a guerra, colocando as mulheres em um papel de destaque. Bem interessante entender a visão de que a única coisa que a mulher tem a oferecer é o sexo, que os homens dependem dele e que isso foi a causa de uma revolução. Realmente pra nos fazer refletir.

Helena433 05/06/2023

Não sei porque gostei tanto disso
Primeiro livro em formato de peça que leio, me deu vontade de ler Shakespeare. A obra em si é absolutamente atemporal. O livro retrata sobre a guerra causada pelos homens e como a mulher é submissa e seu único lugar é cuidando da casa. Achei muito ousado as personagens em fazer uma revolta desse tipo e em certas partes realmente me peguei rindo das piadas pornográficas. Ao mesmo tempo fiquei um pouco preocupada com o rumo da história da humanidade; uma peça escrita a tanto tempo atrás que consegue retratar o que se passa nos dias atuais me deixa pensando em quão pouco evoluímos nesse quesito.

JvAvila 02/06/2023

Livro chatao
Eu particularmente achei horrível esse livro, um humor meio xoxo e que n tem nd de tãooo engraçado, esperava mais!

manu 01/06/2023

Agora as mulheres falarão de guerra
As guerras são criadas pelos homens, e quem as termina são as mulheres, com sua greve do sexo. O tom cômico não saiu de moda, peguei-me rindo das piadas pornográficas, me surpreendendo com o texto.

Adorei essa peça? É incrível pensarmos que foi escrita antes da era comum e ser altamente atual

Cami 18/05/2023

Adorei
O livro é muito bom e extremamente engraçado. Tem muita referência a sexo disfarçada e é muito cômico, porque mostra o desespero dos homens. Eu adorei que, mesmo com exceções, esse livro tem um toque feminista completamente incomum pra época.

LAvia 15/05/2023

Comédia grega bem interessante, da pra se divertir com a história e aprender sobre territórios, teatro e outras coisas citadas no livro

Maria 15/05/2023

Recomendo
Leitura rápida e fácil (tirando a parte do coro dos homens, que deixa meio chato por ser a maior parte durante um diálogo que costuma ser curto). Não é uma grande comédia de rir, mas pra época é de se considerar o fato do sexo ser piada.

Li apenas por ser indicação de vestibular, mas gostei bastante porque acabou me tirando da ressaca literária.

Kamila 13/05/2023

Super recomendo
Tive que ler para um vestibular e achei o livro muito bom, leitura rápida e fluida. Recomendo muito.

isabella638 07/05/2023

Achei a leitura super fluída e divertida, acho que fica sensacional em forma de peça por conta das piadas e o duplo sentido que podem não ter o mesmo peso enquando lemos.
Sobre a história em si, acredito que o autor não tenha tido a intenção de escrever uma história de superação "feminista", mas acaba sendo isso que interpretamos ao ler com uma mente contemporânea. Na verdade, enxerga-se mais como uma crítica, em forma de comédia, às guerras sem sentido que ocorriam no mundo grego.

Lara.Kazlanskas 01/05/2023

Engraçado é atemporal
Meus amigos e amigas esse livro é impressionante. Tive que lê-lo para a prova da Federal e não dava nada para ele porém me surpreendi. Estranhamente engraçado, essa comédia fala muito sobre o feminino na sociedade grega e contemporânea. É muito esquisito imaginar que ela foi feita a mais de dois mil anos atrás. Enfim, recomendo para as pessoas que estejam começando a ler alguns clássicos ou que simplesmente queiram dar umas risadinhas. Achei - de verdade - uma boa leitura.

Rebeka 25/04/2023

Meu deus, isso deve ser dívida de jogo…
Sinceramente, eu não sei o que eu esperava desse livro. Ele conseguiu me deixar com o mesmo pensamento de um jovem do Twitter quando pega um clássico para ler pela primeira vez.

Isso aqui foi uma das piores coisas que eu já li em muito tempo, e olha que já li muito livro "sensação do TikTok".

"A mas o contexto histórico", "A mas a importância de Aristófanes", sinceramente nada disso faz com que eu mude a minha opinião sobre essa leitura.

Eu dei uma estrela e meia porque tem algumas reflexões sobre a mulher na sociedade, sua importância e piriri pororo, nada que hoje você não veja em um vídeo de empresa desconstruída fazendo marketing de dia das mulheres, mas ainda assim eu gostei bastante desse momento no livro levando em conta o contexto histórico, que inclusive foi o único momento em que esse fator importou para mim.

Agora o "humor" é horrendo, não tem nada de diferente ou filosófico, a piada é sobre sexo e só. Inclusive o final desse livro é constrangedor.

É até piada que clássicos como os de José de Alencar estejam com a nota menor do que essa obra.

leomnds 24/04/2023

Lisistrata - A greve do sexo
Leitura Obrigatória Vestibular UFRGS

Ótima comédia, ri bastante em alguns momentos, sempre tem algo fazendo analogia ao sexo. Essa obra foi escrita em uma sociedade em que a mulher não era considerada nem mesmo uma cidadã ateniense,os diálogos da peça são muito bons e mostram a força das mulheres. De modo que mesmo sozinhas e não em um grupo, continuam a manter sua promessa, diálogos fortes evidenciam a importância da mulher na sociedade.

Obra indicada a todos.