A greve do sexo - Lisístrata

A greve do sexo - Lisístrata Aristófanes

Resenhas - Lisístrata

elli elli 08/09/2023

LEITURA OBRIGATÓRIA DA UFRGS 4/11
É...Exatamente o que promete ser KKKKK. É uma leitura irônica e engraçadinha, sem uma parte sequer sem duplo sentido. Imagino que seja uma peça interessante de se assistir. Não me conquistou muito e me passou mais vergonha alheia do que entretenimento. Não é algo que eu escolheria ler.

Blonde Venus 07/09/2023

Divertido
Um texto curto e mega divertido. Não sou muito de ler comédias, mas fiquei com vontade de ler muitas outras após essa leitura.

Jansen 05/09/2023

Espanta o nível daquela época. As mulheres há 2.400 anos tinham uma expectativa de liberdade e igualdade que demoraram muito a obter. O que Aristófanes criou na comédia Greve do sexo (Lisístrata) e na Revolução das mulheres não seria imaginável mais de 2.000 anos depois. Só mais recentemente as mulheres conseguiram votar e sair para trabalhar em empregos antes exclusivos dos homens, como na medicina, direito e gestão de empresas. Eram mão de obra para os afazeres do lar e na agricultura. Não sei a razão para a demora quando vemos que há muito tempo já se esperava mais delas. A personagem Valentina na Revolução das mulheres consegue, através de artifícios, que todas as mulheres votem no parlamento passando o poder politico para as mulheres num congresso dirigido por ela. Definem um Estado muito parecido com o prometido pelo comunismo e que este nunca conseguiu entregar. Por ser algo muito revolucionário logo no início surgem problemas, mas que, no correr do tempo, creio eu, as mulheres resolveriam. E são situações cômicas que tornam a leitura muito agradável. Acho que, com o passar dos tempos, apesar das facilidades e técnicas para criarmos obras literárias, desaprendemos a criar histórias daquele naipe.
Recomendo a leitura, assim como a de outros como as tragédias de Sófocles, memoráveis.

Kami 05/09/2023

Tinha muita expectativa, porém me decepcionou inteiramente. A proposta em uma época tão diferente foi inovadora e ainda é, por isso é um clássico, mas, não sei se foi a edição ou não, não foi uma grande narrativa.

PedroSF 06/08/2023

Uma discussão da antiguidade muito presente nos dias de hoje
Sendo minha primeira experiência lendo livros no estilo de escrita de uma peça de teatro, posso afirmar que é algo bem singular, mas que possui uma beleza própria. Sem ter grandes descrições dos personagens ou dos cenários, podemos nos ver livres para fazer da nossa imaginação um complemento perfeito para a trama, e já que a mencionei, é muito interessante que, quase 2.500 anos atrás, um autor teve a mentalidade de utilizar-se de questões de gênero de uma forma tão marcante e central na narrativa quanto Aristófanes fez. Como o próprio título já entrega, a greve de sexo realizada pelas mulheres gregas nessa obra realmente acaba ressoando como uma grande comédia da época, mas que contém em seu cerne grandes questões que podemos discutir em nosso presente.

Anna 02/08/2023

Visionário
Lisístrata é uma peça de teatro situada em Atenas, em cerca de 411 a.C.
Apesar disso, o tema é muito atual: a união feminina frente à anos de ignorância, no caso, o objetivo é a paz.
E como alcançar esse objetivo se não utilizando da única coisa que os homens não têm?
Deixo o resto para a leitura, porém já adianto que é uma peça para um público maduro, muito bem humorada, entretanto bem mais séria do que parece.
Leiam.

Francisco.Guimaraes 29/07/2023

Mais atual impossível
Impotência, adultério, fracasso do casamento, estereótipos do que seria uma boa esposa; difícil acreditar que encontraríamos esses e outros temas em uma peça escrita há mais de 2500 anos.

Mas eles não jogados na cara, estão camuflados por metáforas, palavras de duplo sentido e expressões cômicas.

nyahthalie 25/07/2023

Comédia grega
Basicamente um texto todo de pinto 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& e teta
o suprassumo do humor clássico
lisístrata diva ícone uma mãe pra mim

Maria.Eduarda 23/07/2023

Que livro bom. A linguagem é muuuuito simples e é muito divertido de ler! Fiquei revoltada em muitas partes pela submissão feminina e como elas mesmas se viam, mas a mensagem e o contexto da época predominam! Adorei, recomendo muito!

Christine.Cardoso 18/07/2023

Obrigatória da UFRGS #1
Resolvi fazer a leitura por conta de ser uma das 12 obrigatórias da UFRGS 2023, tive uma vontade reforçada de ler depois de ouvir o Leon do coisa de nerd falando sobre. Um livro interessante sobre a guerra do peloponeso e como ela poderia ter acabado.
LeAl21 18/07/2023minha estante
É ótimo!

kaká 15/07/2023

Lisístrata é, sem dúvidas, uma obra revolucionária para a sua época. Toda a comédia resume-se a piadas de nível quinta série, o que eu não posso negar que me fez rir um pouco.

Também gostei do fato de Aristófanes caçoar tanto de homens quanto de mulheres. Além disso, indo para o lado "sério" da obra, foi interessante a forma como as mulheres usaram da sua posição em sociedade para mudar algo que lhes incomodava.

Todavia, a obra não foi muito do meu gosto. Apesar de tudo citado acima, simplesmente não é o meu tipo de livro.

babalu 10/07/2023

Esse livro é muito bom eu já conhecia um pouco da história, mas agora lendo foi muito bom, achei a leitura fluida e divertida. gostei muito

Paula1735 08/07/2023

Lisístrata
Lisístrata é o nome da personagem principal do enredo, que busca pela paz em Esparta. Em meio as Guerras Médicas, Esparta e Atenas estão em constante conflito e Lisístra resolve intervir, através da greve ao sexo, ou seja, influência todas as mulheres a se recusar a praticar o ato em forma de greve por causa das guerras que estavam as prejudicando.
Na minha opinião, é um livro rápido e satisfatório de ler, sendo feito em forma de diálogos por se tratar de um teatro. O couro é dividido em dois, o das mulheres e os dos homens(que se recusam a entrar em um acordo de paz entre eles, por razões particulares );porém, no final o couro se uni e a tão esperada paz é finalmente emposta. Apesar de hoje em dia a peça ser vista como feminista, acredito que no passado, por se retratar de um conto escrito durante o período da Grécia Antiga, tinha como objetivo apenas o entretenimento. Por fim, eu recomendo a leitura a todos que estão prestando o vestibular assim como eu, podendo ser usado como um bom repertório, além de ser cobrado em algumas provas, como a da UFRGS.

vá p. 08/07/2023

Eu gostei muitooooo!!
O livro e escrito na forma de peça teatral, então se torna muito fácil de ler e o linguajar não é nada complicado.
Parece um livro muito atual, até pelo jeito que as mulheres são representadas de forma resistente. Eu achei muito bom, gostaria de assistir uma peça assim.

bibi! 04/07/2023

Aristófanes sempre extremamente memorável! como pode um comediógrafo ser tão lendário! a greve do sexo além de ser engraçado foi um choque pra realidade pra época, daria tudo pra ter visto essa peça ao vivo