The Witch Must Burn

The Witch Must Burn Danielle Paige

Resenhas - The Witch Must Burn

J. J Coelho 22/11/2018

Quelle surprise!
Segundo conto que antecede a série DMD.

Sendo mais curto que o primeiro, The Witch Must Burn narra a história de Jeilla, empregada de Dorothy no Palácio de Esmeralda. Continuo a me impressionar com a capacidade da autora de conseguir fazer até os menores personagens serem incrivelmente interessantes. A personagem principal dessa edição me foi extremamente cativante levando-se em consideração o pouco tempo em que ela passou pela série original (o que me faz até um pouco triste de não ter tido a oportunidade de vê-la tendo um melhor desenvolvimento e importância no enredo principal). Jeilla é o tipo de personagem que eu gostaria de ter visto como protagonista em Dorothy Must Die, ela tinha todas as motivações necessárias desde o início para querer derrubar Dorothy e se unir à Ordem das Wicked, diferentemente de Amy, que apenas acabou parando dentro da trama por acidente e fazendo o que ela fez justamente por não ter outra escolha.

Também eu adoro o fato de Paige conseguir fazer da sua obra um prato cheio de revelações e surpresas. Mesmo esse sendo um volume que antecede os acontecimentos da série, e eu já ter terminado toda a história, me peguei extremamente engajado no conto e pego desprevenido pelas inúmeras reviravoltas que ele explora nas poucas páginas. Mesmo The Witch Must Burn sendo um fascículo opcional, ele não deixa de ter tanta influência quanto os outros romances, os contos conseguem ser repletos de suspense e mistério, adquirindo maestria em prender o leitor com a mesma intensidade de que qualquer outro livro oficial da série teria.

Minha única reclamação é justamente o fato da escritora fazer de Jeilla uma personagem tão importante nesse conto e simplesmente não explorar mais isso na história. Sem dar spoiler, mas esse volume nos revela que Jeilla tem um segredo, e que ela é mais do que aparenta. Entretanto, essa informação que nos é dada sobre ela não parece ganhar devida importância em nenhum outro momento da saga, e a revelação nos é deixada em aberto, sem nenhuma resposta definitiva ou conclusão satisfatória, acabando por ser só mais um dos fios soltos na tapeçaria de costura complexa que é a trama de Dorothy Must Die.

Ivy (De repente, no último livro) 20/01/2017

Histórias curtas que agregam informações interessantes à trama principal
Segunda precuela da série Dorothy deve morrer, nesta história curta conheceremos um pouco mais sobre Glinda, a Bruxa Boa que de boa não tem praticamente nada.
A história nos é narrada por Jellia, uma das principais serviçais de Dorothy no palácio. Jellie, uma garota órfã, foi trazida muito pequena ao palácio e cresceu feliz, admirando sua amiga, a princesa Ozma. Tudo mudou com o retorno de Dorothy que transformou Oz em um lugar cheio de tristeza e opressão. Tudo isso ocorreu coma ajuda de Glinda, a bruxa que parece ser a mais fiel aliada de Dorothy.

Jellia, que no primeiro livro teve uma curta aparição aqui nos conta os dias difíceis que viveu ao ter sido escolhida por Glinda para viver por um tempo em seu castelo, e assim descobrir que se há alguém ainda pior do que Dorothy, essa é Glinda.
Não há muito o que contar, pois ao se tratar de uma historia curta, fica difícil ser detalhista sem soltar nenhum spoiler. Apenas os posso dizer que mais uma vez gostei muito de conhecer um pouco a vida no castelo de Glinda e saber mais sobre Jellia, um personagem que acredito terá importancia nos próximos livros da série.

A narrativa em primeira pessoa prende o leitor e em poucas páginas a autora é capaz de transportar-nos a Oz e fazer-nos sentir as emoções, duvidas e sentimentos de Jellia, cuja vida dá um giro radical após conhecer um personagem interessante no palácio da própria Glinda.

Algo que devo destacar nesta série é que suas histórias curtas sao sempre importantes, pois complementam a trama principal e nos trazem fatos novos nao relatados anteriormente. Enquanto algumas séries apresentam histórias curtas que apenas servem de recheio, oferecendo pontos de vistas de distintos personagens sobre a mesmissima situação, o que termina por cansar o leitor e trazer a sensação de tempo perdido em grande parte das vezes, nesta série em concreto, Dorothy debe morir, a autora sempre nos brinda com algo novo, que servirá de gancho à outra situação ou que nos fará entender melhor o desenrolar de certos fatos nos livros principais. É uma leitura que recomendo muito, pois nos ajuda a compreender melhor a história.

Resumindo, La Bruja debe arder nos apresenta uma narrativa ágil e fácil de prender o leitor, que consegue manter o interesse em seguir com a série ao trazer-nos o mesmo clima sinistro dos livros principais. Uma série muito recomendada, perfeita para os que gostam de livros de fantasia cheios de reviravoltas.

site: http://aliceandthebooks.blogspot.com.br/2016/11/review-la-bruja-debe-arder-witch-must.html