Introdução à Administração

Introdução à Administração Maximiano
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Resenhas - Introdução à Administração


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Mauricio Skoober 02/07/2022

Base para Trabalhos, uma abordagem geral de vários aspectos administrativos
Definição do que é administração e gerenciamento, incluido gestão de pessoas. Utiliza vários exemplos da revolução industrial, o que desatualizado atualmente. É um clássico, recomendo para citações. Explora muito pouco a tecnologia mais moderna. Li a 4ª Edição
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Rangel 16/07/2015

Conhecimento Geral da Administração
O livro “Introdução à Administração” de Eunice Lacava Kwasnicka é um livro didático sobre o início de compreender a ciência da administração a fim de estruturar conhecimentos básicos a respeito. Aborda-se, inicialmente, no capítulo 1, de que administrar é um processo integrativo de atividade organizacional, que tem como função e objetivo principal de conduzir o negócio, no campo técnico de marketing, finanças, produção e recursos humanos, como algo complexo, visando eficácia e eficiência constante. Os princípios administrativos são organização, divisão do trabalho, valorização organizacional de pessoal, implementação e execução da política interligada na organização, preparação para solucionar problemas, adaptação às novas condições, grupo de objetivos gerados em cadeia, níveis hierárquicos de interação e sistema de intercâmbio interno e externo. No capítulo 2, relata a história da administração, que foca os grandes impérios da antiguidade, a idade média com sistema administrativo feudal, o renascimento que fez surgir ideias baseadas na razão e na ciência, a revolução industrial, de onde surgiu a cultura de estrutura administrativa e urbanismo, o surgimento da administração científica com Frederic Taylor, na Grã-Bretanha, no século XVIII, que teorizou princípios de padronização e planejamento modero, o trabalho de Henri Fayol, que colaborou sobre ideias gerenciais de administração e de área governamental, a burocracia teorizada por Max Weber, a evolução da teoria administrativa nas relações humanas, ciências de comportamento e pesquisa operacional. Aborda-se a questão sistêmica a respeito do sistema competitivo, ambiental e interno. Surgem as teorias racionais, humanísticas, políticas e simbólicas. No capítulo 3, aborda-se o trabalho em grupo, com suas razões e formação de grupos formais e informais, coesão, fatores, efeitos de coesão em produtividade, tensão, chefia, liderança, estilo feminino de liderar e personalidades. Depois na 2ª parte do livro, aborda-se as áreas funcionais e o ambiente organizacional, com seus componentes de ambiente externo e influências, que depois aborda a função de produção (produto, processo, produção e administração da produção), a função financeira (financiamento, investimento, distribuição de dividendos, diferentes administrações financeiras empresariais, organização financeira), a função de marketing (distribuição física, franquia, sistema de venda direta, atividades auxiliares e desafio de serviços), a função de recursos humanos (análise da abordagem sistêmica de RH, processo de função RH, emprego, desenvolvimento, utilização, compensação, manutenção, avaliação, departamento de pessoal, organização de pessoal). Após isso, vem a 3ª parte do livro, que aborda a o processo empresarial, que são: 1) o planejamento (estratégico, tático e operacional, de médio a longo prazo, com análise de dados e planos, escolha de objetivos organizacionais, formulações, tomada de decisões, implementação e avaliação de resultados); 2) a organização (hierarquia, departamentalização funcional, por produto, por localização, por clientela, por processo periódico, paralelo e simultâneo, por objetivo, por tempo, alfabética e numérica, observando vantagens e desvantagens, estrutura e organograma); 3) a direção (autoridade, poder, responsabilidade, lealdade, centralização e descentralização, amplitude de controle, tipos de staff pessoal e de especialização e processo de comunicação); e 4) o controle (esforço sistêmico de estabelecer padrões e desempenho mediante objetivos de planejamento e feedback, com as devidas medidas de avaliação e conjunto de ações como fatores críticos de êxito, com devida inteligência defensiva, passiva e ofensiva, além de se verificar visão macroambiental, controle organizacional e operacional, de momento controlar, preventivo, contínuo e histórico, com devidos tipos de comparação e de ação corretiva, qualidades, áreas funcionais, posição no organograma e busca de controle eficiente. Depois, menciona-se administração de excelência e qualidade, no sentido de medir as políticas organizacionais, avaliar resultados objetivos, garantir produtos, serviços e recursos. Os sistemas de qualidade mais utilizados são de produção, computacional e de marketing. Na 4ª parte do livro, aborda a empresa em si, com suas formas de propriedades e de associação, seja individual, associativa, cooperativa, sociedade anônima por ações, combinações de fusão, métodos irregulares associativos, truste, companhia de matrizes e propriedade pública. Menciona-se a criação de empresas, como atos de empreendedorismo, pela concepção da ideia, estudo de viabilidade econômica e tecnológica, reunião de recursos necessários, localização física e legalização das atividades. Da expansão da empresa, há as categorias de crescimento interno e externo, como, também, puro, vertical, horizontal, agrupamento, concêntrico e de terceirização. Por fim, aborda-se o papel social das organizações, que além de buscar lucratividade, precisam fazer balanço social por questão de responsabilidade. Depois, menciona-se o futuro da administração, em relação as características das organizações futuras sobre seu tamanho, ambiente cultural, automação e tecnologia avançada, cooperação, mudança organizacional de piramidal para retangular e descentralização. A adaptação administrativa passará por percepção objetiva, responsabilidade pessoal e responsabilidade grupal com filosofia comportamental de realização organizacional. O livro é bem didático e abrangente, digno de ser leitura obrigatória acadêmica na área da administração.
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