As seis lições

As seis lições Ludwig Von Mises




Resenhas - As Seis Lições


255 encontrados | exibindo 226 a 241
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 16 | 17


milene 18/12/2018

Sucinta introdução ao pensamento liberal
O livro aborda, de maneira superficial, temas como Inflação, Intervencionismo, capitalismo, e etc. Acredito que seja um bom livro para iniciar leituras acerca do tema livre mercado. Vale ressaltar que, por se tratar de uma palestra, a linguagem é muito mais direta e objetiva, quando comparado a outros livros do mesmo autor.
De maneira geral, o livro cumpre com as expectativas, no entanto, nao julgo como inovador.
Vale uma leitura posterior: A Ação Humana, do mesmo autor. Porém, é um livro mais técnico, o que pode acabar dificultando o entendimento de quem nao tem muito conhecimento acerca.
comentários(0)comente



Fabiano.Carvalho 07/11/2018

Introdução ao pensamento liberal
Excelente trabalho, apresenta aqui noções de livre mercado e sua importância para o desenvolvimento da sociedade. As palestras aqui transcritas tratam sobre capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação entre outros conceitos, a quem deseja conhecer sobre esses temas, eu recomendo enfaticamente essa obra.
comentários(0)comente



Galli1 11/06/2018

Excelente livro para introdução de temas
Mises é um dos maiores nomes quando o assunto é economia "de direita".
O livro foi feito baseado em palestras dadas pelo economista na Argentina e servem como uma excelente forma de explicar conceitos básicos de economia para quem quer entender melhor o que está acontecendo e porque políticas que sempre foram pregadas como "boazinhas" e que deveriam favorecer os "mais pobres" só servem para afundar o país economicamente, prejudicando primeiramente e principalmente aqueles a quem tentava-se ajudar com intervenções do Estado.
Um excelente livro que explica de forma simples, clara e objetiva porque quanto mais Estado mais o país tende a ter problemas econômicos.
comentários(0)comente



Argemiro.Nascimento 28/05/2018

Uma visão diferente da ensinada no Brasil
Infelizmente é pouco divulgado mas muito importante o conteúdo deste livro.

Parabéns ao instituto. Vocês estão fazendo um excelente trabalho no país.
comentários(0)comente



Arthur.Diniz 01/04/2018

Para os amantes da liberdade!
Livro curto, porém tão conciso e direto ao ponto. Simplesmente maravilhoso.
O livro explanou um pensamento que eu já tinha em mente, e tratou de ampliá-lo e dar-me mais bases sólidas ao meu posicionamento.
Deixou-me muito mais atento aos horrores da política de inflação e como precisamos de um padrão-ouro para impedir o gasto descontrolado do Governo.
Livro essencial para quem busca compreender as engrenagens pervertidas deste mundo o qual vivemos e assim tentar mudá-lo para fazer do mundo um lugar melhor, um lugar mais livre, responsável e justo.
Que o Governo detenha-se à sua função: defender o indivíduo daqueles que busquem usurpar a ordem!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Junior.Silva 11/03/2018

Superficial, porém, fundamental !
É um livro bem curto, fácil de ler e excepcional para introduzir pessoas novas na E.A. Vou ler mais vezes !
comentários(0)comente



Jack 04/10/2017

Primordial a leitura
Não só no âmbito econômico, mas de vida, esse livro se torna essencial para todo indivíduo que luta por uma independência e conteúdo próprio intelectual. Te dá as melhores fontes de assuntos, para que, a cada lição se pesquise sobre determinado assunto ao qual se desconhece para preenchimento ou complemento do conhecimento. Muitas das lições já tive contato prévio pelos assuntos, porém foram de total relevância e importância para mim. Levo como um dos melhores livros que já li e continuo minha jornada.
comentários(0)comente



GE GADO 23/09/2017

As Seis Lições
Livro que todo Brasileiro precisa ler.
Ideias que arejam nossos pensamentos
comentários(0)comente



Alvaro Hendrick 11/09/2017

Relevante
Sem muitos rodeios e academicismos, o autor é objetivo no que quer explicar. Isso torna a leitura bastante agradável. Além disso, o autor contextualiza diversos assuntos para facilitar o entendimento.

Escrevi uma resenha completa sobre esse livro no meu blog, espero que gostem.

site: https://portalgatilho.wordpress.com/2017/08/24/resenha-as-seis-licoes-de-ludwig-von-mises/
comentários(0)comente



alvesoaj 26/06/2017

Vale a pena conhecer
É uma leitura muito agradável e sintética do que é o liberalismo econômico proposto pela escola austríaca. Leitura obrigatória para quem quer se situar no assunto.
Felipe.Oliveira 09/07/2017minha estante
Depois desse livro, qual você indicaria para quem está começando ?




AmadosLivros 19/06/2017

"Alguns anos atrás, um famoso autor escreveu: 'No final das contas, estaremos todos mortos'. Lamento confirmar que é a pura verdade. Mas a questão é quanto durará o momento presente? (...) Para muitos, o 'final das contas' logo se converte no presente - e quanto mais a inflação avança, mais se antecipa o 'final das contas'."

O post de hoje é uma novidade no Amados Livros. É sobre um livro cujo tema trata de questões políticas e econômicas. Acho que não escrevemos sobre algo do tipo aqui antes. O livro chama-se As Seis Lições (em inglês: Economic Policy: Thoughts for today and tomorrow), de autoria do economista austríaco Ludwig von Mises, nascido em 29 de setembro de 1881, um dos principais nomes da Escola Austríaca de Economia. Em 1958, logo após a queda de Perón, von Mises esteve na Argentina e proferiu uma série de palestras sobre seis tópicos da economia mundial: capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, investimento externo e política e ideias. Em 1979, sua esposa, Margit von Mises resolveu publicar essas conferências na forma de um livro, onde os seis capítulos correspondem às seis lições passadas por von Mises na Argentina.

Segundo Margit, sua intenção era que essas conferências fossem lidas não só por especialistas na área, mas também pelos muitos admiradores de seu marido que não são economistas, e que esse livro se tornasse acessível a um público mais jovem, principalmente aos estudantes universitários. Prepare-se que a resenha de hoje será um pouquinho grande. Mas é necessário para explicar o que Mises quis passar em sua fala.

A primeira lição, o Capitalismo, trata sobre a origem deste sistema, que segundo ele veio em substituição ao feudalismo, como uma forma de atender as necessidades de uma população - principalmente a rural que migrava para as cidades europeias - que cada vez mais se expandia e aumentava as suas necessidades. Foi o começo da "produção em massa para satisfazer às necessidades da massa", princípio básico da indústria capitalista. Von Mises explica que o fundamental do capitalismo está na prioridade dos consumidores, como se estes fossem os verdadeiros patrões, e na concorrência entre os fornecedores de um produto ou de bens rivais. No fim, os consumidores são também os próprios empregados das empresas, e são eles mesmos quem definem - e não os empregadores - o quanto irão receber a partir do quanto poderão comprar.

Na segunda lição, Socialismo, von Mises mostra que a visão socialista de liberdade econômica está completamente equivocada. Segundo a tese de Karl Marx, o capitalismo é um sistema dedicado a deixar o rico cada vez mais rico e os pobres cada vez mais pobres, aumentando a diferença de classes. Para os socialistas, chegaria um momento em que poucos homens ou até um só homem teria todo o capital de um país. Essa premissa já foi refutada, basta notar o quão versátil é a lista de homens mais ricos do mundo, assim como o mercado é dinâmico, se for livre. Um exemplo atual que podemos observar de como sempre surgem bilionários ao mesmo tempo que muitos saem dessa lista, está no empresário brasileiro Eike Batista, que recentemente perdeu sua fortuna. Ou seja, o capital não é algo preso a uma só pessoa ou a um grupo de pessoas. É algo que deve viver sempre em circulação. Mises acredita que só o capitalismo dá a oportunidade de sair de uma classe para outra superior (ou inferior), diferente do feudalismo ou do socialismo/comunismo. No capitalismo o consumidor é quem manda. Mises lembra que é comum reparar em lojas as seguintes frases: "volte sempre", "obrigado pela preferência". Porém nos países socialista diriam algo como: "agradeça ao planejador central". Notem quem é a "divindade" em cada um dos sistemas. No socialismo existe a tentativa de limitar o poder do consumidor e colocá-lo nas mãos de planejadores sociais, ou seja, nas mãos do governo de estados.

"O homem livre planeja diariamente, segundo suas necessidades (...). Pode ser que ele esteja enganado, pode ser que essa ida para Buenos Aires seja um erro. Talvez as condições tivessem sido mais propícias em Córdoba, mas ele foi autor dos próprios planos. Submetido ao planejamento governamental, o homem é como um soldado num exército. Não cabe a um soldado o direito de escolher sua guarnição, a praça onde servirá. Cabe-lhe cumprir ordens."

O terceiro capítulo é sobre o Intervencionismo. Seria uma economia com características dos dois sistemas. Alguns dizem que esta seria a solução. O intervencionismo é tão prejudicial quanto o socialismo, pois ele beneficia determinados setores e pune a meritocracia. Ele usou como exemplo de intervencionismo o controle dos preços, quando se estabelece mínimos e máximos. Mises mostra como uma intervenção leva a uma série de intervenções, o que pode levar ao planejamento central nas mãos do governo, ou seja, ao socialismo.

Normalmente o intervencionismo é um dos fatores que induz ao surgimento da Inflação, assunto da quarta lição. Você sabe o que é a inflação? Provavelmente acredita que seja "aumento dos preços de serviços e produtos". Na verdade, isso é uma consequência da inflação. Mises explica que a inflação é um aumento na quantidade de dinheiro na economia. Parece estranho, mas observe: se a solução para a pobreza fosse a impressão de mais dinheiro, todo mundo seria rico né? Errado. Na verdade, esse dinheiro perderia o valor. É isso que leva à inflação. Basta lembrar da lei da oferta e da procura: quando se tem muito de um produto, ele é menos valioso, porque ele tem em abundância. Assim acontece também com o dinheiro. Quando se tem muita moeda no mercado os preços aumentam, pois os consumidores tem maior poder de compra e podem consumir mais, o que necessita de mais produtos e serviços. Inflação é o aumento na oferta monetária.

"Se a oferta de caviar fosse tão abundante quanto a de batatas, o preço do caviar - isto é, a relação de troca entre caviar e dinheiro, ou entre caviar e outras mercadorias - se alteraria consideravelmente. Nesse caso, seria possível adquiri-lo a um preço muito menor que o exigido hoje. Da mesma maneira, se a quantidade de dinheiro aumenta, o poder de compra da unidade monetária diminui, e a quantidade de bens que pode ser adquirida com uma unidade desse dinheiro também se reduz."

Mises mostra na quinta lição, Investimento Externo, como é necessário investimentos em capital para desenvolver o país; caso este país não tenha os recursos necessários, ele pode importar esses capitais do exterior, na forma de empréstimos (que deverão ser devolvidos no futuro) ou de participação nas empresas (ou seja, na exportação de ações). Mises mostra como isso funcionou em diversos exemplos, um deles quando a Alemanha alcançou o desenvolvimento da Inglaterra, ao receber capital externo britânico. Porém, o problema é que os governos tendem a ser contra o investimento externo.

É aí que ele mostra, na sexta lição - Políticas e Ideias - que as democracias caminhavam para a influência de grupos de pressão sobre o poder político. Ele observou que os partidos políticos são atualmente esses grupos de pressão, tentando obter ganhos para eles mesmos à custa de outras pessoas. Ele citou, por exemplo, como começou a ruína do Império Romano, na queda da economia quando ideias intervencionistas, socialistas e inflacionárias passaram a tomar conta. Para Mises, a solução é que devemos substituir as ideias ruins - antigas e já refutadas - pelas boas - que são resistidas pelos grupos de pressão.

Esse livro me foi indicado por meu amigo Gabriel Costa (vulgo GB). É bem curto e mesmo que transmita um tema menos literário e mais político, não chega a ser massante. A linguagem de Mises, já que foi voltada para jovens estudantes argentinos, é bem acessível e clara. É bem interessante para quem deseja conhecer mais sobre a inflação (principalmente entender do que se trata de verdade) e o liberalismo. Passei a enxergar o capitalismo de outra forma - não que fosse contra, mas é bem verdade que não dava muita importância ao assunto justamente por não entender muito. Caso se interesse pelo assunto, essa e outras obras de Ludwig von Mises, ou até mesmo de outros autores, podem ser encontradas gratuitamente no site do Instituto Ludwig von Mises Brasil. Boa leitura!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/01/livro-as-seis-licoes.html
comentários(0)comente



Müller 01/05/2017

Como são palestras, são excelentes como introdução à economia liberal. Mises conseguiu nas seis palestras demonstrar cada conceito bem, inclusive suas aplicações com exemplos.
É possível fazer uma comparação com a economia atual, e o autor acerta em cheio as suas previsões.
Não parece ser um livro que mereça uma análise grande visto ser um compilado de diversos livros, inclusive o livro é lotado de boas referências no assunto, tanto que coadunam suas ideias quanto livros que são antagônicos.
comentários(0)comente



smkdrugs 24/04/2017

Melhor livro para começar estudar o liberalismo.
Fala muito bem sobre os 6 temas abordados, dando exemplos de cada um, fala sobre história, economia, sociedade, o que o socialismo causa e como o capitalismo é importante pro desenvolvimento de uma nação.
comentários(0)comente



Pedro 21/04/2017

Imperdivel - Simples - Para ler em 1 dia.
Coletânea de 6 palestras que L von Mises deu em Buenos Aires. É uma pena que os argentinos não deram ouvidos a tão importante conjunto de mensagens. Informações precisas e simples de entender sobre capitalismo, inflação, intervencionismo e políticas. Sobretudo seus impactos na vida do povo. Livro, este, que deveria ser leitura obrigatória na escola.
comentários(0)comente



255 encontrados | exibindo 226 a 241
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 16 | 17


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR