As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Ninguem 03/02/2022

Imagine que você vai num cabeleireiro que se recusa sempre a cortar o teu cabelo. Esse é o Mises trabalhando como economista. Mais ideólogo de sua classe do que um teórico.
Brenno 11/03/2022minha estante
Esse livro é uma transcrição de uma palestra... se tu estava esperando que isso fosse um livro com teses complexas de economia... poxa cara, te faltou muito bom senso, é obvio que esse livro vai ser mais simples e mais ideólogo na defesa do livre mercado.

Camila 03/07/2022minha estante
Brenno, ainda que o livro seja a transcrição de uma palestra, ele é fraco!! Horrível, do ponto de vista argumentativo. Mises utiliza de conceitos equivocados. Tem tanta coisa absurda nessa livro, que cheguei a marcar pois não tem como alguém levar a sério o que esse cara fala.

Brenno 06/07/2022minha estante
Camila, me dê um exemplo de coisas absurdas que foram faladas.

Camila 06/07/2022minha estante
"as empresas de grande porte, alvo dos mais fanáticos ataques desfechados pelos pretensos esquerdistas, produzem quase exclusivamente para suprir a carência das massa" posicao 143 no livro kindle. bom, nem preciso discorrer muito do porque isso é MENTIRA né?

Camila 06/07/2022minha estante
essa aqui eh muito boa, porque a primeira ideia até faz sentido, o problema é usar Estados Unidos e Europa como exemplo: "um aumento dos salários reais resulta não só num aumento da população; resulta também, e antes de tudo, numa melhoria do padrão de vida média. É por isso isso que temos hoje, na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, um padrão de vida superior ao das nações em desenvolvimento, às da África, por exemplo" O CARA IGNOROU ANOS DE COLONIALISMO E METEU ESSA MESMO kkkkk

Camila 06/07/2022minha estante
tem varios exemplos, mas estou perdendo 3 anos da minha vida cada vez que releio essa merda

Brenno 08/07/2022minha estante
"O CARA IGNOROU ANOS DE COLONIALISMO E METEU ESSA MESMO", são fatos, querer botar ainda o fator da colonização como justificativa para o não desenvolvimento africano é ignorância. Basta ver Botswana que deu a volta por cima, simplesmente por ter adotado mais liberdade econômica, o mesmo não acontece com os outros países africanos, muitos estão presos a governos autoritários, com liberdade econômica praticamente inexistente e nem preciso falar do poder monetário que é pífio.

"as empresas de grande porte, alvo dos mais fanáticos ataques desfechados pelos pretensos esquerdistas, produzem quase exclusivamente para suprir a carência das massa", não entendi aonde esta o problema nessa frase, isso é um fato, empresas grandes tendem a suprir as necessidades das massas, podemos ver isso claramente no setor de tecnologia, desde jogos a smarthphones. Pra uma empresa ter sucesso, é necessário que as massas vão e se sintam a vontade em ir comprar seus serviços e produtos, se não, entrara em falência, isso é o básico do básico de empreendedorismo, logo aonde esta o erro???

""Hoje, nos países capitalistas, há relativamente pouca diferença entre a vida básica das chamadas classes mais altas e a das mais baixas: ambas têm alimento, roupas e abrigo" só uma das frases ditas que beiram o absurdo, sem materialismo ALGUM
" E? Aonde esta o problema, fato é que nos países desenvolvidos os cidadãos tem mais qualidade de vida que nos países subdesenvolvidos, graças ao poder de compra e a liberdade econômica (no ranking de liberdade econômica da Heritage Foundation, o Brasil esta na posição 133, enquanto que países mais desenvolvidos estão mais acima, como EUA que esta na posição 25, Paraguai que esta na posição 73, Colômbia que esta na posição 60 e etc), e isso lembrando que ele esta falando dos países capitalistas, já que nos países onde o socialismo foi adotado, mal tinha comida nos super mercados, tal fato que abriu os olhos do ex-presidente da Rússia Boris Yeltsin, quando foi visitar uma mercearia americana.

Todos os exemplos que vc me mandou, não tem nada de errado, isso qualquer um que sabe o básico de economia e de empreendedorismo vai entender. Sugiro que pare de olhar problemas onde não existem para não passar vergonha... enfim, faça o que quiser.

Ninguem 13/07/2022minha estante
Brenno, use seu proselitismo com quem se importa com essas idéias criminosas. A Camila mastigou tudo mas você não tem estômago.

Brenno 15/07/2022minha estante
??? O que diabos vc está falando? Eu contra argumentei. "use seu proselitismo com quem se importa com essas idéias criminosas" kkkkkkkkk ideias criminosas... pqp nem vou perder tempo aqui.

Brenno 14/03/2023minha estante
??? Ideias criminosas? Vc não contra argumentou em nada meu caro, a Camila argumentou e eu contra argumentei cada ponto que ela botou... Simples assim, até agora estou esperando algum contra argumento por parte dela e nada. Então sugiro que vc (ninguém) fique calado pra não passar vergonha, a menos que queira argumentar.

Ninguem 28/03/2023minha estante
O jovem de foto de anime continua falando. Vai ler mais que 6 livros na vida e parar de defender panfleto do limitado do Mises. Liberdade econômica é só pura ideologia que se usa para justificar quem deixa os tentáculos capitalistas explorarem mais o terceiro mundo. Passa um dia morando em Hong Kong e não na casa dos seus pais pra ver como é a vida, mancebo imberbe.

Elton.Oliveira 18/12/2023

Uma introdução sobre o liberalismo de Mises
O livro é uma transcrição de uma palestra realizada na Argentina, na qual, Ludwig von Mises discursa sobre os pilares do liberalismo da escola austríaca , suas bases econômicas.

Não tenho tanta expertise para criticar um monstro desse , mas cá entre nós... Acho que o liberalismo proposto por Mises é um pouco utópico, um país que não tenha uma política social , na minha visão, será de grandes disparidades. O problema é muito complexo , deixar a classe dominante e privilegiada sem regulamentação é acreditar/confiar demais no "ser humano" .

As sociedades confluíram para um misto de capitalismo/socialismo e esse equilíbrio tem que ser buscado. Em alguns governos observamos excessos de ambos os lados, a corrupção parlamentar ainda é o encalço de um futuro melhor ....

Um bom livro , conhecer um pouco sobre economia não faz mal a ninguém!
Adamastor Portucaldo 18/12/2023minha estante
Corrupção. Desde os tempos bíblicos os juízes também são citados.
Outro dia eu li alguma coisa que me fez concluir que o CONHEÇA A TI MESMO, do Delphos é mais trabalhoso do que os doze trabalhos de Hércules!

Elton.Oliveira 19/12/2023minha estante
Então Adamastor.... A corrupção faz parte do cerne humano ... Uns conseguem combater , outros conseguem neutralizar , mas tem uma turma que usa como ferramenta !

Fabio 19/12/2023minha estante
Esses últimos, infelizmente, são a maioria Elton

Elton.Oliveira 19/12/2023minha estante
Pois é Fábio ! Não é fácil viver , o mundo é injusto , a balança é viciada !

Fabio 19/12/2023minha estante
Você disse tudo, a inópia esta entranhada no ser humano, mas quem eclode essa imperfeição e a própria sociedade

Mathfms 14/01/2024minha estante
É natural que haja disparidades. Não é possível existir uma sociedade de ricos. Nem uma sociedade só de pobres. O problema que ocorre em países como o Brasil, é que grande parte da população pobre vive em condições sub-dignas.

@LuanLuan7 02/05/2021

O autor explica 6 conceitos importantíssimos para a compreensão do atual cenário econômico: capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, expansão do investimento externo, politicas e ideias (econômicas).

Vale ressaltar que todo o conteúdo apresenta-se sob o viés liberalista, com exarcebada pretensão de ver o Estado reduzido ao eu mínimo possível (mesmo acreditando que governo nenhum se submeterá a isso).

A leitura é muito fluida e de fácil compreensão. As explicações são esclarecedoras e recheadas com exemplos, sobretudo do Reino Unido e dos EUA.

Há alguns exageros (e equívocos de generalização) na defesa de um ou outro posicionamento, que podem facilmente ser relevados em virtude de o conteúdo do livro ter sido ministrado em 1958.

Vale a pena para um conhecimento inicial a respeito dos 6 tópicos abordados.
Emanuel.Müller 03/06/2021minha estante
A linguagem deste livro é acessível para iniciantes de leitura de economia?

Pedro 03/06/2021minha estante
Sim, Emanuel, pode ler sem medo. Mises é bem acessível.

Emanuel.Müller 03/06/2021minha estante
Maravilha! Então lerei este livro.

@LuanLuan7 03/06/2021minha estante
Emanuel, a leitura é de fácil compreensão, porém apenas introdutória. Após finalizado é importante complementar com outras fontes.

Emanuel.Müller 03/06/2021minha estante
Certo, Luan, farei isso. Muito obrigado pela indicação.

Lucas 13/09/2012

O melhor governo é o que menos governa
1)Capitalismo: uma empresa bem sucedida quer dizer que ela presta um bom serviço a sociedade, afinal se o produto/serviço dela não for bom o consumidor tem sempre a opção de não contratar com essa empresa. Quem dá as cartas é o consumidor.

2)Socialismo: é impossível o Estado prestar um serviço melhor que Mercado, aquele nada produz, não recebe pela qualidade de seu produto, haja visto as experiências dos governos que tentaram implantar o socialismo.

3)Intervencionismo: não é justo que o governo aplique o dinheiro do povo onde bem entender, o que seria "bom" pra uma pessoa pode ser "ruim" para outra, o intervencionismo prejudica automaticamente a livre-concorrência.

4)Inflação: um método disfarçado de intervenção que resulta em uma vantagem a quem pega o novo dinheiro impresso em mãos primeiro, tem como consequência certa o aumento dos preços.

5)Investimento Estrangeiro: chave a para expansão rápida de uma nação, permite que empresas invistam em tecnologia, melhore a qualidade de seus produtos e logo lucrem mais do que os próprios investidores estrangeiros.

6)Política e Idéias: aqui Mises discorre sobre o constitucionalismo que se tornou um sistema de pressão e o nefasto legado marxista, mas ainda sim é otimista e retrata a esperança de uma sociedade com livre-mercado.
Phelipe Guilherme Maciel 18/04/2016minha estante
Mises não diz que "o melhor governo é o que menos governa". Inclusive, ele considera esta frase um erro. O governo bom é o que governa sobre aquilo que deva ser de sua competência. E que deixa o Mercado livre para produzir sem intervenção.

Rike 21/05/2021minha estante
Diz uma frase famosa, muito citada: ?O melhor governo é o que menos governa?. Esta não me parece uma caracterização adequada das funções de um bom governo. Compete a ele fazer todas as coisas para as quais ele é necessário e para as quais foi instituído. Tem o dever de proteger as pessoas dentro do país contra as investidas violentas e fraudulentas de bandidos, bem como de defender o país contra inimigos externos. São estas as funções do governo num sistema livre, no sistema da economia de mercado.

Capítulo 3

Draell 17/04/2022minha estante
O serviço de livros no Brasil eh péssimo quando vemos os preços abusivos que nos impõe. Mas as empresas são bem sucedidas, logo elas prestsm um bom serviço ?

Gui 18/07/2021

Direto, simples e esclarecedor!
Acabei de terminar As Seis Lições e meu Deus? MUITO bom! Fala sobre economia de uma forma simples, de um jeito que qualquer pessoa entende e você percebe o quão rasa e mentirosa a esquerda é. O conteúdo é quase como um curso escrito (são palestras, na verdade) o tipo de curso que a gente compra por 297, e o livro foi 20 conto. Quem tiver dúvidas do assunto e quiser saber defender suas ideias de forma clara, recomendo demais!
O socialismo é tão ruim que nas 60 primeiras páginas eu já tinha certeza que eu sou capitalista.
E para você, socialista, vale demais a leitura, se ponha a prova de uma segunda opinião!
Rodolfo 18/07/2021minha estante
Poxa, resumir esquerda em socialismo é tão raso, cara...
Sua última dica foi boa, mas vale para ambos os lados. Então recomendo Esquerda e Direita do Norberto Bobbio para entender melhor o quão abrangentes e complexos são esses espectros políticos

Gui 18/07/2021minha estante
@rodolfo toda correção é muito bem vinda e pode deixar que vou pesquisar e entender mais! Tô começando agora nessa parte dos estudos!

Rodolfo 18/07/2021minha estante
Bons estudos!

Jamile.Almeida 08/08/2020

Fundamemtal
Leitura clara, concisa, essencial e obrigatória.

Deveria ser um livro para lermos na escola, até mesmo com outro livro voltado ao socialismo. Assim, com bases fundamentadas, e não ?porque algum influencer disse que tal coisa era a certa e boa?, todos poderiam tirar suas próprias conclusões em relação ao capitalismo x socialismo.

Seis básicas lições: 1) capitalismo; 2) socialismo; 3) intervencionismo; 4) inflação; 5) investimento externo e 6) políticas e ideias.

Não irei falar sobre cada uma delas, pois impossível ser mais sucinta e clara do que o próprio Mises nessa sua palestra ministrada da Argentina em 1979 e transcrita por sua esposa, pós o estrago ?Peronista?, e numa tentativa de trazer esperança e solução ao caos que viviam nossos ?hermanos?.

Dizer que um dado esquema econômico/político é perfeito e sem falhas é cair em outra utopia socialista (a la Thomas More). Da teoria à prática há um longo caminho e que muitos tentam desviar. Porém, opto por aquele que, para mim, parece mais justo, coerente, baseado em soluções, escolhas livres e realistas... e nessa, abracei o Mises e não largo.
almeidalewis 08/08/2020minha estante
Resenha ??? bem elucidativa e muito contributiva para nos ajudar a ter uma noção do livro/assunto.??

Jamile.Almeida 08/08/2020minha estante
??????

Felipe.Teixeira 28/05/2020

Bê-a-bá da economia
Ótimo livro para introduzir o indivíduo nas temáticas econômicas. Lançando os alicerces em uma leitura rápida e agradável, Mises prepara o leitor para buscar conhecimentos mais robustos de abordagem econômica.
Leitura e . 28/05/2020minha estante
Boom diaaa!!
Vim te convidar pra me seguir no Insta para acompanhar minhas leituras. Vou deixar aqui o link do sorteio que vai rolar domingo tbm!
??
Será muito bem vindX...

@leituraeponto

Obrigado... ?

Caio 28/05/2020minha estante
Fascista!

Jenner Azevedo 24/11/2023

Indispensavel para entender o básico de economia
"As Seis Lições" de Ludwig von Mises é uma obra notável que destila conceitos econômicos complexos em lições acessíveis e perspicazes. Mises, um dos grandes expoentes da escola austríaca de economia, oferece uma exploração envolvente da importância da liberdade individual, propriedade privada e mercado livre.

Em linguagem clara e argumentação sólida, Mises defende os princípios do liberalismo clássico, destacando como a intervenção estatal excessiva pode minar o progresso econômico e a liberdade. Sua abordagem direta e lógica faz deste livro uma leitura valiosa para quem procura compreender as bases da teoria econômica.

"As Seis Lições" não é apenas uma introdução acessível à economia, mas também uma poderosa defesa da liberdade e da responsabilidade individual. Uma leitura indispensável para aqueles que buscam insights claros sobre os fundamentos do liberalismo e da economia de mercado.

Pode ser lido em 2h
letizinhq 24/11/2023minha estante
Li este para defender o livre mercado e o individualismo em um debate...mt bom!!

Jenner Azevedo 29/11/2023minha estante
Massa! Com certeza se saiu bem, esse livro é muito esclarecedor, e apesar de antigo explica muito sobre o que acontece hoje.

julibtz 18/11/2021

Gostei
Gostei e foi bem educativo pra mim, aprendi muito lendo. Confesso que fui um pouco forçada a ler depois que meu dindo me emprestou o livro e depois me obriguei a terminar, já que eu realmente não to acostumada a ler livro de economia, mas no geral é um bom livro e simples para quem quer começar a pensar e aprender sobre o assunto da economia liberal e tal.
Felipe 18/11/2021minha estante
Recomendo: Anatomia do Estado (~50 páginas) e A Lei (~80 páginas). Todos eles se complementam ??

GABRIELinHELL 09/06/2023

Okay...
Mises se baseia em argumentos falaciosos, simplistas e ideológicos, ignorando as contradições, as desigualdades e as crises do sistema capitalista. Além disso, Mises demonstra um desconhecimento profundo da teoria e da prática do socialismo, reduzindo-o a um regime autoritário e ineficiente, sem levar em conta as diferentes correntes e experiências históricas do movimento socialista. Por fim, Mises confunde política com ideologia, defendendo uma visão liberal e individualista que nega a importância da participação democrática, da solidariedade coletiva e da transformação social.
Mathfms 15/01/2024minha estante
Várias correntes? todas por água abaixo.
Os argumentos não são falaciosos, mas, concordo, são simplistas, visto que a obra não é um livro em si, mas um compilado de transcrições de palestras.
Acredito que você precise estudar até onde vai seu ego, ao afirmar que um dos economistas mais condecorados que já existiu, que inclusive viveu a experiência de fugir da repreensão estatal de um Estado centralizado autoritário, tem um ?desconhecimento profundo? sobre o sistema intervencionista socialista, que, em todas as suas tentativas de implementação, gerou apenas fome e miséria.

Victoria 26/04/2020

Pontapé inicial
Livro perfeito para quem está começando a se interessar pelo assunto. Explica o essencial de forma bastante simples de entender, já que é derivado de uma palestra que Mises fazia para alunos.
Murilo.exe 26/04/2020minha estante
Pura perfeição

iagofelipeh 09/08/2022

Uma bosta kkkkk
Muito ruim, burrice típica desses neoliberalóides protofascistas de merda kkkkkkkkk

Impossível não se entristecer com o fato dessa porcaria desinformar MUITOS jovens Brasil afora.
belzhi 27/10/2022minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Giovanna.Pereti 15/04/2022

Cristalino como a água
Maravilhada no quão claro e didático Mises consegue ser!

Nesse livro ele trata de assunto os quais majoritária porcentagem da população mundial é leiga: inflação, socialismo, capitalismo, investimento estrangeiro, intervencionismo e política x ideias.

Cada capítulo tem subtítulos bem assertivos, que te ajudam a se localizar no conteúdo, repleto de analogias simples do cotidiano? com certeza tu terá um redpill por capítulo!
rrodolfo.lima 15/04/2022minha estante
Esse livro é muito bom. Cada capítulo uma aula

Dalmo 12/04/2020

Lições básicas de liberdade econômica
Em linguagem acessível e clara para qualquer leigo em economia, As Seis Lições foram uma transcrição das palestras ministradas por Mises na cidade de Buenos Aires em 1959. Temas como socialismo, capitalismo, intervencionismo, inflação, liberdade e os perigos da ditadura foram abordados com argumentos sólidos e recorrendo-se a exemplos recentes para a época (e.g. guerras mundiais, ditadura soviética) e nem tão recentes (industrialização do século XIX). Mises também buscou no Império Romano exemplos de intervencionismo, inflação e decadência. Um livro indispensável para quem quer começar a se aprofundar em sua brilhante obra e conhecer mais do liberalismo econômico sem o economês clássico. "Ideias, somente ideias, podem iluminar a escuridão."
Rafael.Assumpcao 04/02/2021minha estante
Acredito que seja o melhor ponto de partida para outras obras do Mises.
Muito bom esse livro!

alvesoaj 26/06/2017

Vale a pena conhecer
É uma leitura muito agradável e sintética do que é o liberalismo econômico proposto pela escola austríaca. Leitura obrigatória para quem quer se situar no assunto.
Felipe.Oliveira 09/07/2017minha estante
Depois desse livro, qual você indicaria para quem está começando ?