As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Ingrid 27/04/2020

Essencial para todos. Por se tratar de palestras transcritas, o livro possui uma linguagem muito simples e compreensível. Sem dúvidas é um ótimo material introdutório para quem deseja entender um pouco sobre política e economia.

Victoria 26/04/2020

Pontapé inicial
Livro perfeito para quem está começando a se interessar pelo assunto. Explica o essencial de forma bastante simples de entender, já que é derivado de uma palestra que Mises fazia para alunos.
Murilo.exe 26/04/2020minha estante
Pura perfeição

Afegc 20/04/2020

As seis lições.
Livro muito interessante para quem deseja entender um pouco sobre o que é a economia livre das amarras ideológicas e do intervencionismo do Estado. As seis lições presentes neste livro leva o leitor a refletir no quanto poderíamos ser um país economicamente forte se os políticos trabalhassem em prol dos cidadãos sem interesses pessoais.

Dalmo 12/04/2020

Lições básicas de liberdade econômica
Em linguagem acessível e clara para qualquer leigo em economia, As Seis Lições foram uma transcrição das palestras ministradas por Mises na cidade de Buenos Aires em 1959. Temas como socialismo, capitalismo, intervencionismo, inflação, liberdade e os perigos da ditadura foram abordados com argumentos sólidos e recorrendo-se a exemplos recentes para a época (e.g. guerras mundiais, ditadura soviética) e nem tão recentes (industrialização do século XIX). Mises também buscou no Império Romano exemplos de intervencionismo, inflação e decadência. Um livro indispensável para quem quer começar a se aprofundar em sua brilhante obra e conhecer mais do liberalismo econômico sem o economês clássico. "Ideias, somente ideias, podem iluminar a escuridão."
Rafael.Assumpcao 04/02/2021minha estante
Acredito que seja o melhor ponto de partida para outras obras do Mises.
Muito bom esse livro!

Vanessa Gravini 30/03/2020

É o segundo livro do autor que leio e finalmente consegui entender o que estava escrito. O Marxismo desmascarado fiquei meio perdida, já este, fluiu.

Sylvia 30/03/2020

Muito me agradou essa leitura!
Conteúdo leve, agradável e uma ótima introdução ao conteúdo apresentado, sob o ponto de vista liberal:

1) Capitalismo
6) Política e Ideias

Recomendo!

Hideki 26/03/2020

Básico, por isso incrível
Mises consegue fazer você refletir sobre coisas simples mas que normalmente passam batido em nossas vidas.

Uma ótimo introdução para as ideias liberais/libertárias

Geovana 20/03/2020

Nesse livro, Mises faz uma crítica ao Intervencionismo Estatal, expondo as mazelas do comunismo e o conteúdo vil das obras marxistas à luz do pensamento liberal.

Aline Casellato 18/02/2020

A Impôrtancia da Politica
Esse livro da inicio a minha tentativa de sair do comodismo, do pensamento das massas, fugir do fato de não passar de mais uma pessoa no meio de tantas outras que se encontram como uma manobra para que políticos consigam votos e posteriormente esquecer sua população. E lembra -la novamente sim, porém só daqui 4 anos.
Tratando de assuntos como investimento estrangeiro, capitalismo, socialismo, liberalismo, inflação o livro ilustra de forma sucinta e de fácil entendimento as palestras ministradas por Von Mises na Argentina.
Ótimo livro para quem quer saber mais sobre politica e economia, nunca tendo lido nada do gênero.

Karisma 17/02/2020

Liberalismo.
Apresentação do liberalismo econômico de modo fluído. Ótimo abordagem de um dos mestres da escola austríaca.

Irineu.Dias 10/12/2019

Lições de um austríaco
Apesar de ser uma obra elaborada a partir de várias palestras, Mises expôs de forma eficaz e solene os problemas derivados do intervencionismo estatal e das utopias socialistas.

Julio 11/09/2019

Excelente
Simplesmente espetacular a forma simples de transmitir ideias tão profundas contidas nesse livro. Excelente pra quem está iniciando em Economia, mas aconselho a todos! Diz-se que todos deveriam aprender Direito para serem melhores e mais participativos como cidadãos, concordo plenamente, mas a cada dia penso que além disso todos deveriam ter uma noção básica de Economia, do que já deu certo e do que já deu errado, pra ajudar a conduzir os rumos da Nação! Recomendo muito!

(@jr__barboza) 21/05/2019

62.As seis lições - Ludwig von Mises (1959)
Palestra ministrada na Argentina com objetivo de construir um raciocínio sobre assuntos enfrentados em uma economia de capital aberto. Capitalismo, Socialismo, Intervencionismo, Inflação, Investimento exterior, Política e ideias.

lucas.pinheiro.5815 19/01/2019

Um livro introdutório para entender Mises
As seis lições é uma obra introdutória acerca do liberalismo defendido por Mises, baseada numa série de palestras do economista realizadas em Buenos Aires, durante o ano de 1959.

Lição 01 - Capitalismo: baseia-se na produção em massa, capaz de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. Deve ser encarado na perspectiva de que o empregador e o empregado são elementos de uma cadeia que é retroalimentada.

Lição 02 - Socialismo: não há liberdade se o Estado detém os meio de produção econômica, é importante garantir a liberdade de que cada indivíduo arrisquer e "erre". O sistema Socialista, por si, dificulta a inovação. "Nos países socialiestas, ao invés do vendedor, é o comprador quem deve ficar agradecido".

Lição 03 - Intervencionismo: a função única do Estado é garantir a segurança dos indivíduos.Qualquer intervenção estatal inviabiliza a livre concorrência e acarreta uma "necessidade maior" de intervenção futura para suprimir as desigualdades que a primeira intervenção causou.

Lição 04 - Inflação: As políticas inflacionárias são propositalmente utilizadas para a geração de empregos. Contudo, esse tipo de política só produz efeito a curto prazo, não sendo algo sustentável.

Lição 05 - Investimento Externo: O investimento externo possibilita a incrementação de capital e, consequentemente, a elevação do padrão de vida da sociedade em questão. As barreiras protecionistas são um entrave para essa possibilidade de evolução.

Lição 06 - Políticas e Ideias - A forma de auação dos parlamentares deveria ser a representação do conjunto da nação, e não de interesses específicos de determinado segmento social.

PS- Ainda possuo muitos questionamentos sobre a efetividade dessa doutrina, embora ela me pareça dotada de boa solidez. É um livro interessante, não é algo "revolucionário" e nem profundo, mas vale a pena ser lido!