Aparecida Rodrigo N. Alvarez

Resenhas - Aparecida

1 | 2 | 3 | 4

Inae 15/02/2024

"Aparecida" ?
Eu como devota de nossa senhora aparecida amei o livro. Queria um livro assim para iniciar a quaresma e gostei muito.

A escrita do autor é muito boa e conta com detalhes desde o momento em que os três pescadores encontraram a imagem, até a relação dela como padroeira, o atentado onde ela foi quebrada, cobiçada. Como essa imagem sofreu ? foram tantos momentos em que ela era quebrada, sumia, e eu não fazia ideia.
Só não dei uma nota maior porque senti falta dos milagres, como o das correntes, o das velas, o do cavaleiro entre muitos outros.

Mas gostei bastante, me senti na cidade e no santuário. Eu sou apaixonada por aquele lugar, já fui duas vezes. A sala das promessas e dos milagres é um dos lugares mais lindos que eu já fui. Foi emocionante.

Elis 08/06/2015

Não julgue pela capa
Quando minha mãe, uma católica fervorosa veio toda feliz com esse livro nas mãos, repetindo "você tem que ler ", já imaginei (preconceito meu) que fosse algum livro de autoajuda ou de mensagens religiosas, nada contra, mas não é minha literatura preferida, embora na cabeceira da minha cama, em um lugar cativo, esteja o "Benção Diária", no qual leio sempre, mas não é tipo que me encha os olhos. Enfim, peguei o livro para dar uma olhada e não deixar minha mãe na espera. A primeira surpresa é que ele é escrito pelo jornalista, correspondente da Globo Rodrigo Alvarez, responsável por reportagens fantásticas, ressalto aqui a cobertura de guerras. É um excelente jornalista e muito competente, e isso me animou a ler. O livro realmente é muito bom e engana-se quem (como eu) pensa que se trata de discutir religião, impor ou ressaltar a santa e os seus milagres. Pelo contrário, o livro apresenta o contexto histórico e a relação da "imagem" encontrada por pescadores no Rio Paranaíba, com os diferentes e marcantes acontecimentos do Brasil, como a ditadura e a proclamação da república,além da persistência de pessoas que fizeram com que a imagem de Nossa Senhora da Conceição se tornasse um dos principais símbolos da cultura brasileira.
Gostei muito da cronologia dos fatos, da forma como foram apresentados,da clareza na escrita e coesão com que são relacionados. A leitura é fácil e bem rápida, o livro é pequeno em tamanho e número de páginas e conta com fotos de alguns dos principais personagens e locais descritos na história. É uma boa opção para quem curte história do Brasil. Gostei muito dos capítulos que falam sobre os lucros trazidos pela imagem e da corrupção em torno dela, engraçado como a corrupção já está impregnada na vida do brasileiro desde os primórdios de sua existência. Que fique claro que corrupção NÃO é algo específico do Brasil, mas é muito fácil relacionar o que aconteceu naquela época as operações da polícia federal dos tempos atuais, como isso envergonha os brasileiros e salta aos olhos dos estrangeiros hoje e há mais de um século atrás.No livro Destaco a frase do pesquisador francês Saint-Hilaire, acerca dos negócios brasileiros em 1822. " O espírito de inveja e intriga, mais veemente do que em qualquer outro lugar, interpõe-se a tudo quanto se faz, tudo perturba, favorece o tratante, e desencoraja o homem honesto" (pág.128).
*Só não dei cinco estrelas porque não gostei da capa, além de apagada e nada atrativa, achei que esta remete ao catolicismo e isso pode fazer com que muitos leitores desistam por questões religiosas e percam a oportunidade de ter essa belíssima e prazerosa aula de história que todo brasileiro deveria ter.
Alessandro.Rodrigues 07/05/2021minha estante
Gostei muito do livro, pois contem muitos relatos históricos sobre a imagem.

Thatiana 25/05/2022

Se você tá escolhendo esse livro por achar que se trata de algo religioso pode abandonar.
Aqui temos Alvarez contando a biografia de Aparecida. E não só isso: o autor mostra o ambiente, ao tempo que os fatos aconteceram e como era o Brasil naquele momento.
Não há ?passada de pano?, inclusive descobri muita coisa após essa leitura.

Marcianeysa 30/12/2020

Bom livro
O livro narra a "trajetória" da imagem de Nossa Senhora Aparecida desde a "descoberta" no Rio Paraíba até 2017. Muito interessante porque narra diversos fatos da história recente do Brasil.

Angelica 22/11/2020

Fé brasileira
Após visitar Aparecida li este livro. O que vi lá faz muito mais sentido para mim. Consegui entender melhor o espírito da fé do brasileiro.

jsilveira 06/03/2021

Ótimo livro
O ponto negativo fica para o despreparo do autor que, em vários momentos, dá provas de sua ignorância.

Jeferson Souza 07/12/2020

Surpreendente!
Livro que descreve a história de como uma imagem de Maria que foi encontrada em um rio tornou-se a Padroeira do Brasil.

Corrupção, atentado, restaurações, revolução e política são alguns dos percalços que Nossa Senhora Aparecida enfrentou durante esses mais de trezentos anos do seu encontro no Rio Paraíba.

Marcus Vinicius 28/06/2020

Um bom livro com boas informações. Na minha opinião fica muito na imagem e na página 81, há um erro de doutrina.

@uaitolendo 05/07/2020

Terceira vez que leio Aparecida. E cada leitura foi uma experiencia diferente. A primeira foi por curiosidade. Sou catolica desde pequena, e minha "intimidade" era com Sao Judas Tadeu, mas minha curiosidade para saber a estoria de nossa Padroeira é enorme. A segunda vez eu ja a admirava. Nessa terceira vez ja como Devota de Aparecida foi diferente, foi com um encantamento. Com uma fé que eu nunca tinha sentindo. Teve uma parte que eu me vi em lagrimas. Minha Maezinha, minha Santinha, minha Cidinha. Meu sonho maior na vida é colocar meus pés em Aparecida, joelhar no Santuario. Por que eu sei que Ela intercede por mim, e so nao enloqueci nessa pandemia por causa dela. Se voce tem uma curiosidade para saber como foi que uma santinha pescada se tornou a Padroeira do Brasil, leia esse livro. Você catolico, você devoto venha se apaixonar mais pela Cidinha. Não importa a forma que chegamos a Deus, o importante e ter Fé.
#Aparecida #RodrigoNAlvares #EditoraLeya #Padroeira #NossaSenhoraAparecida #AparecidaDoNorte #Brasil #PapaFrancisco #AmoLer #BookLove #Bookstagram #IgDeLivros #UaiToLendo

JoiceCoutinho 01/02/2022

Não é um livro religioso. É realmente uma biografia da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Narra diversos fatos históricos, desde que ela foi encontrada por pescadores, no Rio Paraíba do Sul. O autor trouxe uma perspectiva diferente, detalhando os meandros da política, em paralelo. Muito interessante!

Vallentineevangelista 21/03/2022

Aparecida

É muito bom,tem história do Brasil(Que eu amo!),e história de uma santa que sou muito devota.

"A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil."

A história em si é bem interessante,a escrita também é muito boa,não tenho o que reclamar,foi muito bem feito,e por isso eu amei!

Autor:Rodrigo Alvarez
Biografia
Editora:Leya
Classificação:+12
Nota:?????

PatrAcia44 23/08/2023

Nossa Senhora da Conceição Aparecida ??
Com esse livro eu aprendi tanto sobre a história da Nossa Senhora, que me encantei ..
Me deu uma vontade enorme de ir na Aparecida do Norte para olhar tudo com novos olhos, e pedir sua benção.
??

Tiago 20/11/2020

Uma excelente biografia e alguns erros
Um livro muito bom, que traz principalmente o contexto histórico e a relação da imagem de Nossa Senhora Aparecida com as principais personagens que marcam sua "biografia", iniciando pelo atentado que quase a destruiu em 1978. O livro é de fácil leitura, e com um ritmo que em momento nenhum cai no tédio. O autor, o renomado repórter Rodrigo Alvarez, peca em alguns momentos com relação à doutrina católica ou elementos da liturgia, os quais perceptivelmente ele não domina (além do erro grotesco sobre o significado da Imaculada Conceição de Maria), mas para quem ou conhece mais profundamente a doutrina, ou quem não busca o livro como fonte católica, não chega a comprometer demais a obra. Com ressalvas, é uma leitura muito boa.

mouemily 19/05/2017

Eu nasci e fui criada em uma família católica que mora no Vale do Paraíba. Naturalmente, visitar Aparecida sempre foi uma realidade na minha infância, seja por motivos religiosos ou indo em excursões. Então quando encontrei essa biografia da santa brasileira, fiquei curiosa e peguei pra ler.

A narrativa do livro é bem clara, bem coloquial mesmo, e a sensação de que o Rodrigo Alvarez está sentado na sua frente contando a história está presente em todo o livro. Em certos pontos, isso é ótimo, porque aproxima a história do leitor e torna a compreensão muito, muito fácil. Mas também haviam momentos em que eu me sentia meio irritada com esse coloquialismo todo e queria algo mais sério (e talvez um pouco mais julgador, já que o autor narra os sacrilégios dos padres e o papel da ditadura militar como se tudo isso fosse só mais uma gracinha de um moleque levado que na real precisava era de um bom choque de realidade.)

Outra coisa que me deixou meio incomodada foi a ordem em que a história é contada. O livro é dividido em quatro partes com capítulos bem curtinhos que você lê bem rápido, mas a primeira parte, sabe-se lá por que motivos, narra o período em que a imagem foi quebrada e o processo de restauro pelo qual a mesma passou. Lendo esse começo, eu até achei que o livro fosse ser só sobre a história mais recente de Aparecida, mas, nas próximas três partes, o autor volta no tempo e conta, de forma cronológica, a história toda, o que me confundiu um pouco porque eu esquecia o ano exato em que a santa teve que ser restaurada e não sabia ao certo o estado da mesma. Mas, depois disso, a coisa toda pegou o ritmo e a leitura foi tranquila.

No geral, achei que o livro cumpriu bem a proposta - uma biografia não só da imagem de Nossa Senhora mas também da construção das duas igrejas, o impacto que a mesma teve na construção do Brasil e o papel de todos os envolvidos, tudo de uma forma bem acessível e até mesmo divertida, com uma pegada de jornalismo (tendencioso rs) e várias notas de rodapé que dão veracidade a coisa toda. Pra quem tem interesse em saber um pouco mais sobre Nossa Senhora e a história do nosso país (beeeem por cima e com foco na igreja católica) mas não quer perder muito tempo com isso, essa é uma leitura ótima.
Vitor.Rossatti 30/07/2019minha estante
Tive a mesma impressão. O livro como historicidade vale a pena ser lido. No decorrer do livro verdadeiramente você entende porque foi publicado pela editora Globo.

Caroline.Grossl 12/10/2021

Resenha: Aparecida
Hoje, 12 de Outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil e não poderia haver data melhor para falar sobre ela e sua importância em nossa história. Por isso, para hoje resolvi trazer a resenha do livro "Aparecida", escrito pelo autor e jornalista Rodrigo Alvarez. Esta obra foi publicada pela editora Globo Livros em 2014, contendo 285 páginas.
Ao contrário do que muitos podem pensar, esse não é um livro religioso, mas um livro que traz contextos históricos, que nos ajuda a compreender toda a trajetória dessa santinha tão amada. Escrita por um jornalista correspondente da Rede Globo, me senti como se estivesse assistindo uma matéria da emissora, ele nos presenteia com fatos históricos, entrevistas e curiosidades sobre a primeira imagem da santinha.

A leitura flui muito bem e leva o leitor a se envolver com cada acontecimento que é contado, despertando vários sentimentos. O repórter vai a fundo e apresenta um compilado de acontecimentos, ricamente documentados, hora descrevendo a parte religiosa, hora descrevendo a parte política e trazendo detalhes que até então eram desconhecidos para a maior parte dos brasileiros. É um livro que te prende da primeira a última página, o que acaba tornando em uma leitura rápida, porém apaixonante.

O livro conta a história da Padroeira do Brasil desde que foi encontrada (primeiro o corpo, depois a cabeça) por três pescadores no Rio Paranaíba em 1717, temos a descrição dos primeiros milagres da santa na vila de Guaratinguetá, o zelo do vigário que se tornou responsável por ela. Mostra também os detalhes de sua reconstrução após ter sido quebrada em milhares de pedaços por um homem atormentado que invadiu a basílica de Nossa Senhora Aparecida. Destaca a importância da Igreja Católica em marcantes acontecimentos do Brasil, como a Proclamação da República e a Ditadura Militar.

Durante os capítulos é falado dos lucros que a imagem trazia e da exploração financeira em torno dela. E assim vamos conhecendo toda a trajetória da santinha até se tornar a Padroeira do Brasil e ter um dos maiores santuários do mundo.

Eu adorei conhecer a biografia da santinha, que envolve momentos emocionantes e situações inimagináveis.

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4