Arquivos - Serial Killers

Arquivos - Serial Killers Ilana Casoy

Resenhas - Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? & Made in Brazil

Erika Alcantara @literandofotos 11/04/2019

Não é resenha é so para comentar que todos os casos tem no livro anatomia do mal. O que difere é que a Ilana se aprofundou mais e tem notas da autora. Se não fosse por os casos do made in brazil seria nota 2

Fernando 09/03/2019

Dois livros bem distintos
Confesso que foi uma leitura difícil embora tenha sido rápida, como se eu estivesse tentando fugir de todo os horrores descritos nas paginas de Ilana Casoy.
O livro brasileiro tem uma pegada mais arrastada e técnica sobre os casos e consegue ser revoltante ao mostrar como a justiça brasileira é tao falha em questões do tipo (não era segredo mas não deixa de revoltar e frustrar). Achei que ela pecou em usar diálogos ao descrever alguns crimes pois eles soaram bem novelescos e fantasiosos e no todo achei o livro brasileiro mais fraco. O livro Louco ou Cruel consegue ser mais impactante e pega muito no emocional. Traz aquele pavor de "seu vizinho pode ser um serial killer e você não faz nem ideia". Um ótimo livro de estudo para pretende seguir carreira criminal, e um excelente livro de precaução para leigos como em meu caso. Precisamos levar certos choques para que estejamos mais atentos ao problema assustador da psicopatia.

Kat 16/10/2018

Louco ou Cruel?
Não podia deixar de falar aqui o quanto eu admiro Ilana Casoy que passou anos pesquisando para compor esse livro, e por compartilhar esse tema de forma simples e objetiva.
Quem ama esse assunto não deve deixar de ler esse livro, só é esse o conselho.
Queria agradecer também a editora Darkside por deixar esse livro impecavelmente lindo com sua arte, amo mt essa caveira

Mey 09/08/2018

Em 2016 a Darkside lançou em uma edição especial dois livros da Ilana Casoy em um único volume, o "Casos de Família", que foi meu primeiro contato com livros da autora. E de cara gostei bastante da escrita dela, da maneira como ela conta suas "histórias" e como nos passa conhecimento. Então quando vi que mais uma edição especial de suas obras ia sair, já coloquei n wishlist. A leitura da vez foi o Arquivos Serial Killer.

O livro na verdade é uma junção de dois livros da Ilana sobre serial killers eu logo quis colocá-lo na minha wishlist. E a leitura da vez foi "Arquivos Serial Killers", que é uma junção de dois livros escritos pela Ilana, Louco ou Cruel? e Made in Brasil. O primeiro vai falar sobre o que é se um serial killer e contar sobre os casos mais famosos. Já o segundo, vai mostrar que o Brasil também tem seus assassinos em série.

"Louco ou Cruel?" mostra casos antigos em grande maioria de assassinos de outros países. Muitos dos casos citados já são conhecidos como Ted Bundy, Jeffrey Dahmer, John Wayne Gancy, Ed Gein e o terrível Albert Fish, mas tem alguns que eu nunca tinha ouvido falar. Mesmo tendo vários casos que já conhecia a leitura não foi cansativa e nem desinteressante, a maneira como Ilana conta é diferente, narrando cada capítulo de uma maneira, te levando para dentro daqueles acontecimentos.

"Made in Brasil" já é mais assustador, por estar tão próximo, afinal, aqueles casos são no Brasil e além da proximidade geográfica tem ainda o fato de que Ilana Casoy falou com os assassinos, entrevistou, olhou dentro daqueles olhos, desvendou o ser humano por trás do monstro. E foi o que senti lendo essa segunda parte, como se por trás de toda atrocidade cometida por aqueles homens, existisse um ser humano que lida com traumas, problemas mentais e familiares. A autora te leva a ver o outro lado, entender um pouco que aquelas pessoas em algo a mais além da faceta de assassino.

Ler sobre crimes, torturas e abusos nunca é fácil, sempre é dolorido, porque tudo aquilo é real, aconteceu há muito ou pouco tempo, mas mesmo assim não perde a crueldade. Mas quando temos alguém que explora além do grotesco e da exposição apenas pelo choque, que quer mostrar, esclarecer, nos fazer entender, fica mais fácil e foi assim que me senti ao terminar este livro, aprendi muito, mas não foi fácil passar por todas aquelas "histórias". "Arquivos Serial Killers" é daqueles livros que a pessoa tem que ter estômago forte, para encarar toda a maldade humana relatada em suas páginas.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com/2018/08/resenha-arquivos-serial-killers.html

Angelica.Zilda 30/07/2018

"Nem sempre a loucura leva ao crime. Mas o crime pode levar à loucura."
Arquivos Serial Killers - Louco ou Cruel?: O livro é bem dotado de conteúdo, e de tirar o fôlego. No entanto, fiquei muito abalada com muitas coisas que li, em especial os casos de Edmund Kemper e Richard Chase. A narrativa foi bem construída, seguiu um padrão para falar de cada assassino. Livro rico em detalhes. É de assustar, mas é importante conhecer essas histórias.
Arquivos Serial Killers - Made in Brasil: diferentemente do "louco ou cruel?", esse livro possui fotos, e muitas vezes não estamos preparados para lidar com tamanha brutalidade. Minha expectativa em ler foi muito grande, porque o cenário era o Brasil, muitas vezes a gente não acredita que essas coisas possam acontecer aqui bem perto da gente. Nesse livro, há algo na Ilana que me incomodou. Ela não seguiu um padrão, ela apresentou cada caso de uma forma (no livro "Casos de família" isso me incomodou também). O caso do "vampiro de Niterói" foi muito completo e rico em detalhes, enquanto o do "Pedrinho matador" foi colocado no livro praticamente na íntegra em forma de artigo, e ficou empobrecido em detalhes, podia ter sido mais explorado.O livro "Crime scene", por mais breve que tenha falado do Pedrinho, deu um panorama melhor do que esse livro. O caso do "Chico picadinho" e do "vampiro de Niterói" foram os que mais mexeram comigo. O do Chico pelo fato de que sua pena já foi cumprida e, junto de um acompanhamento, deveria ser re-inserido na sociedade. Isso aconteceu com os outros. Por que não com ele? Irá ficar largado na cadeia aguardando a morte uma vez que sua pena já foi cumprida? É um paradoxo. Para o vampiro de Niterói essa re-inserção na sociedade é impossível, levando em consideração tudo que foi apurado sobre ele. Sobre o Pedrinho não sei opinar se é loucura ou não. Algo que me chamou a atenção foi a semelhança do caso do Febrônio com o do Marcelo vampiro de Niterói. Ambos doentes mentais, ambos atribuíram a alguma crença ou religião a responsabilidade por seus crimes. Será que há um estudo sobre a influência da religião na psicopatia? O modus operandi de cada um é muito pessoal, muito marcado (nos dois livros). De modo geral, é um livro rico, gostei muito de ler. Mas admito que preferi a construção do "Louco ou Cruel?", porque segue um padrão mais organizado, as ideias aparentam estar mais ordenadas. Esse livro me mostrou como o meio é capaz de exercer influência sobre a construção da identidade e da personalidade da pessoa.

Cláudio Dantas 06/06/2018

Assustador porque é real
A escrita da Ilana Casoy é muito fluida e arquitetada. Você não fica entediado em momento algum, em parte pelo interesse nas histórias macabras e em uma parte maior pelo modo em que ela conduz a narrativa. A cada novo caso, ela varia a forma como a história é contada, sem nunca entrar em uma estrutura formulaica.

Apesar de ter gostado muito do Louco ou Cruel, meu favorito é o Made in Brasil, porque acontece em uma realidade mais próxima e os casos são destrinchados com mais profundidade, em especial o caso de Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho. Fiquei absolutamente intrigado com todo esse caso e perplexo com as entrevistas.

Mas nada me preparou para o que eu li em seguida, o caso do Marcelo Costa de Andrade, o Vampiro de Niterói. A entrevista feita com ele foi definitivamente uma das coisas mais chocantes que eu já li. Na verdade, foi a coisa mais chocante que já li. Para vocês terem noção, esse é o único momento do livro em que a autora faz questão de alertar seu leitores sobre o forte conteúdo que você está prestes a ler. Mas minha curiosidade foi maior do que o medo.

É um livro que vale super a pena pra quem tem curiosidade sobre o assunto. É bem completo e ainda possui alguns extras anexados com os laudos clínicos oficiais de alguns dos assassinos. Mas vá ciente que se você tem um estômago fraco, vai sofrer um pouquinho rs.

Dai 31/05/2018

Um livro que precisa ter estômago para ler. Um relato muito detalhado dessas pessoas,suas motivações,sua vida e seus crimes. Nos ensina a entender a mente dessas pessoas,um livro completo com muito estudo, explicações e entrevistas. Apesar da crueldade de tudo é um livro maravilhoso

Maria Bárbara Menezes 11/05/2018

Você tem que ter estômago para isso...
Sempre tive curiosidade em saber como a mente de uma psicopata funciona e se você também tem esta curiosidade este é o livro certo. O livro destrincha uma maneira crua os desejos e motivações dos serial killers mais famosos e notorios. Muitos outros ficaram de fora, mas sinceramente, você teria que ter a mente forte para continuar lendo mais páginas desse volume. Com entrevistas literais e detalhes explícitos, devo confessar que não é um livro fácil de ler. Você tem que ter estômago e muita esperança na raça humana, pois após alguns capítulos, me pegava sem conseguir dormir de medo. Um belíssimo trabalho de arte, edição e pesquisa. Leia, vale muito a pena mesmo!

Jon O'Brien 05/02/2018

Perturbador
Dentre todos os temas já abordados na ficção, o homicídio é um dos que mais choca e um dos que mais se fala. Mas e se não for ficção? E se muitas das histórias cruéis que lemos são baseadas em histórias reais, de igual ou pior nível de crueldade? Porque nem sempre o que é cruel não aconteceu. Arquivos Serial Killers Limited Edition é um livro da Ilana Casoy, que foi publicado pela Darkside Books e que contém dois best-sellers da autora: Louco ou Cruel? e Made in Brazil. Se quer saber mais sobre eles, acompanhe a resenha.

Resultado de imagem para arquivos serial killers limited

Pense em um livro todo trabalhado, acabamento de luxo, mas que tem muito mais do que capa. Tem muito conteúdo interessante para quem gosta de ler sobre assassinos em série que existiram de verdade, além de outras informações importantes, como:

Como nasce um serial killer;
Características de um serial killer;
Dentre muitas outras coisas.
No primeiro livro, Louco ou Cruel?, encontramos histórias por vezes perturbadoras que chamam a atenção para o volume de crueldade contido. Não é um livro que qualquer pessoa consegue ler, e não falo isso por causa das até-que-intimidadoras 720 páginas. O livro nos mostra que a realidade pode muitas vezes ser pior do que a fantasia, que pessoas horríveis existiram e que muitas pessoas morreram à custa desses algozes. Neste primeiro livro, você vai encontrar casos famosos, como Ted Bundy, Lionel Dahmer e John Wayne Gacy, assim como vai encontrar casos tão cruéis quanto, mas menos conhecidos aqui, como Chikatilo e Edward Gein.

No segundo livro, Made in Brazil, encontramos casos totalmente brasileiros, que, na minha opinião, foram mais perturbadores que os estrangeiros. Isso porque esse segundo livro conta com uma série de outros materiais, como entrevistas com especialistas e com os próprios criminosos. Isso mesmo! A Ilana foi até sistemas prisionais e institutos psiquiátricos para colher mais informações para esse livro, que me deixou totalmente estupefato. Entretanto, por ter informações diversificadas em relação ao primeiro e quantidade de páginas parecida, já dá para perceber que menos casos foram tratados. Entretanto, isso não afetou nem um pouco o desenvolvimento do livro, uma vez que os detalhes são o que me deixaram mais surpreso/angustiado/arrasado/enraivecido/curioso/pego de surpresa. Não é para quem tem estômago fraco, então conheça seus limites e saiba se deve ler ou não.

Mas o livro é, sim, muito bom, e vale a pena dedicar seu tempo para ler essas mais de 700 páginas. Fiquei pensando que bem que poderia haver uma parte 2 de cada livro, porque tenho certeza que os casos desse livro foram muito poucos em relação a todos os existentes. Tenho ciência de que o livro ficaria muito grande — mais do que já é — e seria mais trabalhoso para manusear e ler.

A escrita da Ilana Casoy variou bastante, pelo menos no que eu consegui perceber, de acordo com cada caso. Parece que ela não queria nos cansar com uma linguagem já utilizada em páginas anteriores, e por isso decidiu escrever cada um de um jeito diferente. Gostei bastante disso, e acho que vocês vão gostar também. Por hoje é só. Obrigado por acompanharem a resenha e até mais!

site: https://redipeblog.wordpress.com/2018/02/05/resenha-arquivos-serial-killers-limited-edition-ilana-casoy/

Pâmela Nunes 02/02/2018

É um ótimo livro para quem gosta/ estuda o assunto. Contém fotos e informações técnicas que nos são apresentadas de forma esclarecedora.
Por mais que seja uma leitura fluída e o livro extremamente interessante não é do tipo fácil de ler. Ele é perturbador pelo fato de serem fatos reais, casos reais, vítimas reais.
Por vezes temos quer ser fortes e frios se quisermos ler até o final.

Camila 29/01/2018

É difícil avaliar um livro como esse, pois gostar de tais narrativas é algo complexo. A transcrição dos arquivos, as análises dos profissionais forenses e as observações pessoais de Ilana são mais do que pertinentes. Não espere relatos frios ou contidos. Tenha ciência de que vai conhecer o pior da mente humana e experimentar sensações fortíssimas.

Simone.GAndrade 17/12/2017

PERSONALIDADE CRIMINOSA
Após anos de pesquisas e estudos, a criminóloga e escritora brasileira Ilana Casoy, busca elucidar comportamentos e perfis de assassinos em serie, apresentando-nos um apanhado de casos reais de vários países bem como no próprio Brasil, aspectos gerais e psicológicos de pessoas que levaram ao extremo atos de violências e abusos sofridos na infância a cometerem crimes bárbaros com requintes de crueldade contra outro ser humano, crimes hediondos que deixam cicatrizes bem visíveis, que podem permanecer durante toda a vida do indivíduo.
LOUCO OU CRUEL? / MADE IN BRASIL, levanta uma serie de questionamentos em relação à crueldade intrínseca no ser humano e a prevalência de impulsos destrutivos, levando a perpetrar atos de extrema violência ao próximo. O que caracteriza um serial killer ou quais são suas motivações? Essas são algumas questões levantadas que intrigam cada vez mais leigos, pesquisadores, estudiosos do assunto. "Nem sempre a loucura leva ao crime, mas o crime pode levar a loucura."
Com linguagem simples e de fácil compreensão, mas intensa e chocante, conduzida de forma excepcional pela autora que instiga a curiosidade do leitor na busca por respostas, deixando um convite a uma reflexão profunda a respeito de como vemos o outro, a empatia ou a falta dela, qual é a parcela de culpa da sociedade em geral, das famílias na maioria desestabilizadas, onde os laços familiares na infância servem de mapas para todas as outras relações durante o desenvolvimento para a fase adulta. Fica difícil chegar a uma conclusão, e ao longo da leitura sentimentos de raiva, indignação, divide-se com a empatia e compaixão, mas são casos e casos, e nosso sistema é falho, ilegal e inaceitável.

Melissaplow 03/12/2017

Gostei muito do livro, só achei meio massante o final dele, as entrevistas finais