Jack e Alice

Jack e Alice Jane Austen

Resenhas - Jack & Alice

Babi 14/02/2018

Esta obra é uma novela de Austen escrita ainda em sua adolescência, no alto dos seus 15 anos, antes das grandes obras que a consagrou como uma das melhores autoras que já existiu. Apesar de sua inexperiência com tão pouca idade, Jane já mostra seu talento nato como autora e como sempre surpreende os leitores com seu humor mordaz e sua inteligência.

No início do livro, Austen nos mostra a característica de cada um de seus personagens, evidenciando suas falhas como humanos. Quando a história começa de fato, é contado ao leitor que na cidade de Pammydiddle haverá um baile de máscaras para celebrar um aniversário. Cada personagem vai fantasiado com máscaras que simbolizam os defeitos mais proeminentes de cada um. Após revelarem quem está fantasiado de quê, a festa termina em uma enorme bebedeira e rende assunto entre os moradores durante uns três meses.

Ai que conhecemos a protagonista, Alice, uma senhorita que seria a figura perfeita de mulher se não fosse viciada em bebedeiras. Alice manifesta sua paixão por Charles Adams, um jovem rico e muito bonito mas que não espera nada menos que perfeição ao tentar encontrar um esposa para si.

Daí em diante os diálogos e ações dos personagens mostra as piores qualidades dos seres humanos: a hipocrisia e a falsidade.

Fiquei um pouco surpresa ao ler Jack&Alice pois não tinha ideia que Jane tinha escrito algo meio nonsense mas que ao mesmo tempo que nos diverte, ela também mostra a realidade da sociedade. É um obra com intuito de entreter o leitor, não tem muito aprofundamento como os outros livros dela, mas Jane já tinha sua veia sagaz e seu humor ácido já na juventude, e é perceptível nesse livro.

É um livro curtinho, com apenas 76 páginas e cheio de ilustrações, é a garantia de uma leitura rápida e divertida.

site: https://www.instagram.com/p/Bei0I_wHF3P/?taken-by=conflito_literario

Fernanda 17/01/2017

A Jane definitivamente era um gênio! Queria eu ter a capaidade de escrever com essa desenvoltura e humor ácido na adolescência.
Pessoalmente acho um sacrilégio ler Jane Austen em livro de formato digital. (Tenho essa mania, em geral, com clássicos.) Mas eu estava muito curiosa em relação a este livro - há um tempo. Curiosidade que apenas foi reforçada por uma amiga hoje.
Eu tinha intenção de ler apenas o início para saber o que esperar dá obra. Mas, uma vez que comecei, não consegui parar.
É uma história ?nonsense? - algo que eu nunca esperaria - recheado com aquele famoso humor sarrista que, quem já leu algo da autora, conhece.
Amei! Li em pouquíssimos minutos - cerca de vinte.
É a prova de que um grande autor não precisa de muitas páginas e um enredo extraordinário para criar uma obra única.
Peregrina 17/01/2017minha estante
Amei essa resenha!

Fernanda 18/01/2017minha estante

Camila Barros 30/03/2019minha estante
Perfeita observação!

Fernando Nery 29/05/2016

Talentosa desde a adolescência
Olá, Ávidos Leitores!
Quando adquiri o exemplar de "Jack & Alice", de Jane Austen, sabia que o conto foi escrito em sua fase adolescente. Ouvi rumores que seria uma obra publicada somente para agradar os fãs de Austen, visto que ela não se encontra suficientemente amadurecida.
Tendo em mente essas informações, comecei minha leitura cheio de preconceitos. Minha motivação era conhecer as características de sua escrita em início de carreira, e depois, ler seus livros para perceber traços de sua evolução.
Fui imensamente surpreendido. Descobri que Jane Austen nasceu como autora. Seu talento é notório desde sua adolescência. O conto curto de apenas 76 páginas, que pode ser devorado em menos de 15 minutos, deixa os leitores perplexos diante da sabedoria da autora.
Jane Austen demonstra maestria, e por meio de sutis ironias conduz seus leitores a uma reflexão profunda sobre alguns males da sociedade. Tudo, que ela narra, tem um toque de humor sofisticado e inteligente que impressiona os mais qualificados fãs. Trata-se de uma obra cult.
A história começa com um baile de máscaras para comemorar o aniversário do sr. Johnson. Antes de narrar os acontecimentos ocorridos na festa, Jane apresenta os personagens de sua obra, esboçando seus defeitos. Depois, prossegue falando das fantasias dos convidados. Evidencia-se que as máscaras simbolizam os defeitos mais proeminentes de cada um. Por exemplo, uma senhorita fantasiava-se de Inveja, sua maior falha.
Durante os festejos, os personagens tiram suas máscaras e enchem a cara de bebida. Todos necessitaram ser carregados para retornar a seus lares. Podemos afirmar que, depois da festa, a história começa de verdade. Durante três meses, o baile de máscaras rendeu muito assuntos entre os moradores da aldeia de Pammydiddle. Para satisfazer uma curiosidade, o nome da aldeia significa Cidade da Farsa.
Dentre os assuntos, o mais comentado foi Charles Adams, por causa de sua beleza, riqueza e vaidade.
Alice surge como protagonista, e manisfesta sua paixão por Adams. A donzela seria a figura perfeita de mulher, se não fosse dada a bebedeiras.
Nesse segundo momento da narrativa, as ações e os diálogos dos personagens trazem à tona as piores deformações do ser humano: inveja, hipocrisia e falsidade. Alice partilha suas impressões dos acontecimentos com Lady Willliams, uma viúva que se expressa de maneira confusa.
De maneira inesperada, surge uma personagem que atende pelo nome de Lucy, vinda de outra localidade visando o amor de Adams. Pequenas surpresas ocorrem com o desenrolar do enredo, inclusive o assassinato de um dos personagens. Entretanto, a surpresa maior acontece no final do conto. Confesso que ri e imaginei a Jovem Austen gargalhando ao pensar na reação de seus leitores. Encontro-me rindo até agora. Jane Austen é Jane Austen sempre. Seu conhecimento sobre psicologia, tendo como destaque o lado mais sombrio da humanidade, desperta o fascínio de quem lê sua obra. Lamento ter nascido diante de sua época. Seria um prazer enorme entabular diálogos com essa figura irônica e inteligente.
Embora, o conto se desenvolva de maneira coerente, ele nos deixa uma pergunta: Quem é Jack? O titulo da obra é "Jack & Alice", porém não aparece nenhum Jack em suas páginas. Pesquisei na internet e outros leitores faziam o mesmo questionamento. Ninguém tinha uma resposta.
Além de dar CINCO ESTRELAS no Skoob, favoritei o livro.
Espero que vocês tenham gostado dessa resenha, não deixem de comentar.
Abraços e até breve.

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2016/05/resenha-jack-alice-de-jane-austen.html
Célia 30/05/2016minha estante
Eu gostei muito da sua resenha sobre o conto Jack & Alice de Jane Austen . Parabéns !!!

Nat 30/09/2015

Um livro pequeno e muito fofo, que proporciona uma leitura rápida e divertida. As ilustrações são muito lindas, me deu um vontade muito grande de sair recortando tudo rsrsrs como aqueles livros de bonecas de papel. No início, achei uma história sem pé nem cabeça, mas quando voltei a ler o prólogo, consegui entender. Vale a pena ler e ter na estante.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2015/09/jack-alice-jane-austen.html

regifreitas 01/08/2015

Quem diabos é Jack???
Marta Skoober 01/08/2015minha estante
???
rs

regifreitas 01/08/2015minha estante
o Jack do título... ele não aparece na novela! ou eu boiei!! kkkk

Marta Skoober 02/08/2015minha estante
e pra onde foi o traste? (rs)
ou não é um traste?

regifreitas 02/08/2015minha estante
terei que reler. ele não aparece, sequer é mencionado no texto. pesquisei sobre a obra e ninguém comenta nada a esse respeito. será um texto incompleto da autora??

Marta Skoober 02/08/2015minha estante
Não é este que é uma novela inacabada?

regifreitas 02/08/2015minha estante
Pode ser. Mas a história se fecha perfeitamente. Mistérios de dona Milu... rsrsrs

Lucy 19/02/2016minha estante
Verdade, quem será ele? kkkkk

Val Sousa 29/05/2016minha estante
Eu também estou procurando o Jack até agora. Vou reler, mas certeza de que ele não aparece...

Amanda 23/09/2016minha estante
Verdade, vim até aqui pra tentar descobrir quem e Jack também hahaha

Isil 18/01/2017minha estante
Deduzi que o Jack é o sr. Johnson (filho), irmão da Alice, pois, quase ao fim da narrativa, ele é referido como "o herói deste romance" (é anunciada a sua morte), embora não seja nomeado. Mas não tenho muita certeza...

Nara Leão 17/08/2018minha estante
Jack é apelido para Charles Adams kkkkk

Katherine 22/05/2015

Um livro miojo que mata sua fome
Bom, comprei esse livro achando que fosse um pouco maior, mesmo sabendo que se tratava de um conto.Li em meia hora, mais ou menos.
Acho que não tem muito a falar sobre ele. Se trata de um livro fofo, como no começo já diz "Jane Austen imitando Jane Austen"
Fui bem entretida nessa meia hora. Jack & Alice é um conto nonsense e essa é a graça dele, ele não é pra fazer sentido, é pra ser engraçado e desempenha esse papel muito bem.
A edição (apesar de ser menor que eu esperava) é muito fofa e as ilustrações são um primor.
Agora só resta saber uma coisa: quem é Jack mesmo?
O moço que dá nome ao livro junto com Alice, quase não dá as caras no texto.
O que eu mais gostei foi o modo como a narrativa é divertida e tira um sarro com pessoas que curtem uma bebida. Alice, sim, a protagonista, adora tomar um vinho e sempre fica altinha quando exagera (isso é sempre).
Jane Austen me surpreendo mais uma vez!