El tiempo entre costuras

María Dueñas

Resenhas - El tiempo entre costuras

heliogabalus 23/08/2022

Sira do meu coração
Primeiro livro em espanhol que eu leio e a escolha não poderia ter me deixado mais satisfeito. Amo romances que retratam anos da vida do protagonista e esse livro é mestre em desenvolver seus personagens ao longo dos anos. Vou lembrar sempre com carinho da Sira que deixou a Espanha em direção ao Marrocos inocente e cheia de sonhos, e da mulher forte e obstinada que emergiu no final de toda essa trajetória.
A história é um misto de ficção e realidade, com uma versão romanceada de várias pessoas reais, além de mergulhar de cabeça no cenário (principalmente espanhol) da Segunda Guerra. É notável o esforço que a escritora teve em pesquisar sobre personagens um tanto obscuros da História - Rosalinda Fox que o diga - e de dar detalhes sobre o cenário da época que enriqueceram demais a experiência de leitura e me deram uma bagagem de conhecimento como brinde :)
A escrita é fluída, um tantinho filosófica e melosa - às vezes a Sira tinha uns monólogos meio desnecessários, não vou mentir - mas gostosa no geral. Em vários momentos eu senti que o plot tava sendo um pouco forçado (ou então a Sira nasceu com o ** virado pra lua, ô mulher sortuda). A memória da Sira é algo difícil de acreditar e a capacidade dela de improvisar, agradar e no final sempre conseguir o que quer é realmente espantosa. Nesse ponto acho que a escritora se deixou levar pela ficção e ficou um pouco difícil de engolir.
Se não me engano tem uma continuação pro livro, mas eu não acho que vou ler, achei esse final bem poético e prefiro parar a história aqui, porém com certeza vou ler mais obras da autora.