O Gigante Deitado

O Gigante Deitado Jane Martins Vilela

Resenhas - O Gigante Deitado

viihast 04/08/2023

"Vamos confiar. A Misericórdia Divina nunca nos desampara."
Esse livro com indicação de uma amiga da Casa Espírita que frequento.
Uma leitura extremamente edificante, são tantos os exemplos que esse homem nos dá.
Durante a leitura, me senti pequena em comparação a Jerônimo, um verdadeiro exemplo de superação.
Ele sabia que não poderia fazer mais nada e que precisava passar pelas provas que passou, pelas dificuldades diárias, pelas dores e cansaços.
Sem palavras para descrever esse grande homem.
Os relatos de conhecidos são lindos de se ler, enquanto lia, parecia que também era uma das pessoas próximas dele.
Amei cada relato, são curtinhos mas cheios de ensinamentos.
O livro flui tão bem, que terminei praticamente em menos de 2 dias, a cada relato contado, sentia mais vontade de conhecer mais a fundo esse homem.

"Onde está tua fé? Confiemos em Jesus."

"Como orientar alguém que assim sofre? Despertando-o para a fé, através do raciocínio e incutindo nele a certeza da misericórdia de Deus."

"Há muitos que são felizes e não percebem. Fazem da vida lamentações."

"...o trabalho nunca deve ficar para depois das dificuldades; deve- se trabalhar mesmo perante os problemas e obstáculos que enfrentamos em nossa jornada."

"Emmanuel nos diz: 'Em tudo o que acontece, Deus está fazendo por nós o melhor'."

"O tempo passa e, com paciência, muitas situações penosas também passam. Às vezes fica apenas uma lembrança distante de uma época que serviu de lição, nas lides evolutivas."

"Deus verdadeiramente não coloca um fardo pesado sobre um ombro frágil e que cada um de nós, dentro da sua necessidade evolutiva, pode caminhar por entre pedras e espinhos, mas com capacidade de removê-los e avançar na marcha se assim o desejarmos."

Carlos.Magalhães 21/12/2022

A Vida de Um Verdadeiro Espírita
Como uma pessoa que passa por tudo o que Jerônimo Mendonça passou pode ter uma caminhada tão resignada e voltada para servir ao próximo? Essa foi a pergunta que me fiz ao folear essas páginas!
Paralítico, em razão de uma artrite reumatóide; cego e sofrendo muitas dores esse abnegado servidor do Cristo teve sua trajetória direcionada a servir o próximo. Com acolhimento e bom humor, sempre com palavras de incentivo, carinho e orientação nunca recusou a oportunidade de ajudar a todos que batiam a sua porta. Viajando por todo o país, em cima de uma cama, divulgou a Doutrina Espírita em sua maior pureza.
Ao ler a última página confesso que me senti pequeníssimo diante do Gigante Deitado e confesso que a partir de hoje passarei a me esforçar por reclamar menos dos revezes da vida e agradecer mais pela saúde.
Verdadeiro exemplo de vida e dedicação a Doutrina.

Marcelo 22/11/2021

O gigante deitado
      A leitura é uma forma de buscar conhecimento em nosso íntimo, compreender a nossa existência e ter a experiência necessária para viver de forma plena, entender o quanto estamos disponíveis às experiências da vida. Temos conhecimento suficiente pra lidar com este ser interior que tudo quer e tudo pode?
São todas lições de vida que realmente faz pensar, todos somos seres em processo evolutivo, sofrendo por uma gota de luz, porém mantidos de olhos fechados de frente para o sol!

jumorgensten 29/03/2021

Ao todo, a obra possui duas grandes partes e 77 capítulos, sem contar a apresentação, o prefácio, introdução, depoimentos, conclusão e fotografias.

A primeira grande parte fala da vida e obra do Jerônimo como um todo. Inicia contando os últimos momentos de sua existência terrena antes do desencarne, o falecimento em si e começa a discorrer sobre palavras, poesias e mensagens faladas por ele enquanto ainda vivia deitado em uma cama sem nenhuma mobilidade e sem enxergar.

O segundo grande capítulo conta histórias de Jerônimo encarnado, seus passeios e profissões, os avisos recebidos de quando iria parar de andar e também da cegueira permanente, seus outros problemas de saúde, a tentativa da hipnose como auxílio para aliviar as dores, seu encontro com José Arigó e com Roberto Carlos, a mestra Terezinha e as algumas lições aprendidas com todos aqueles que lhe procuravam e com os espíritos também.

Um ponto interessante foi a sua grande paixão por fazer trovinhas / rimas em meio a conversas e conselhos. Os mais interessantes foram com o seu amigo Roldão e o dia que resolveu cantar parabéns para você em meio a um velório.

Outra questão a ser levantada e muito importante foi a sensibilidade ter ficado mais aflorada após a perda da visão, pois como todos nós sabemos, cegos e surdos também são excelentes médiuns.

Apenas que você termina a leitura com vergonha de reclamar de qualquer coisa. Pois se uma pessoa fica presa em uma cama durante anos, sem se mexer sozinho, depois ficou cego, sempre de bom humor, trabalhava horrores e ia para todos os lugares, quem sou eu para me queixar e não fazer nada na vida, não é mesmo? Um maravilhoso exemplo a ser seguido sempre.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, envolvente e encantadora demais. Jane conseguiu transmitir com muito carinho toda a sua vivência com Jerônimo e seus conhecimentos sobre ele.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/03/29/o-gigante-deitado-jane-martins-vilela/
paulo.ag.140 16/04/2021minha estante
No Livro "ASAS da LIBERDADE" Célia Xavier nos conta que foi CAMBISES o Cruel Filho do Imperador Persa CIRO II. O passado revelando-se no Presente. Abraço!

Biancabcp_ 02/07/2020

Comecei a seguir o conselho de adotar "heróis de estimação", ou seja, conhecer a biografia de pessoas que vivenciaram virtudes a fim de nos encorajar a continuar nossa jornada. Jerônimo Mendonça é, sem dúvida, fonte de inspiração.

Andréa 02/06/2013

Lindíssimo
Este livro traz uma lição valiosa a qualquer um, principalmente a mim. Uma leitura rápida e emocionante, com sorrisos.
Vale a pena cada minuto com o gigante deitado.

Simone 05/08/2009

Muito bom!
Uma verdadeira lição de bondade,força de vontade e resignação.
A sinopse descreve bem.