Lucas

Lucas Kevin Brooks

Resenhas - Lucas

Luke.Szeivier 13/05/2022

Lucas: Quem é ele? De onde vem? O que quer?
[A História]
Enquanto voltava para casa, num dia quente de verão, a jovem Caitlin é surpreendida ao ver pela janela do carro do seu pai, um jovem rapaz sozinho atravessando a única passagem em direção a ilha onde moram.
Podia ser um visitante, mas o mais estranho é q ninguém anda naquela região.
Após uma breve troca de olhares que pareceu durar horas, e a fez sentir algo diferente, Caitlin conhece pessoalmente Lucas, um misterioso rapaz de incríveis olhos azuis q está de passagem pela região sem saber q sua chegada estava prestes por transformar a vida de todos na ilha.
Embora prefira a discrição, seja sereno e aparenta ser uma boa pessoa, ao mesmo tempo Lucas tem uma personalidade forte capaz de provocar medo e fúria naqueles q se aproximam de sua misteriosa aura.
Enquanto Caitlin começa a querer conhecer mais o rapaz desconhecido, os habitantes da ilha, influenciados por diversos mal entendidos e falsas acusações, começam a se incomodar com a presença de Lucas e tentam de tudo para se livrar do garoto ? vivo ou morto.

[Opinião sobre o livro]
"Lucas" é um romance adolescente cheio de suspense e repleto de mistérios. Contado pelo ponto de vista da jovem Caitlin de 15 anos, o livro na verdade são as memórias dela escritos sobre influencia do pai para revelar e superar os eventos ocorridos entre 28 de Julho e 13 de Agosto de 2000, na pequena ilha de Hale, no sudoeste da Inglaterra. (Ps. Eu refiz a ordem cronológica para ter as datas precisas apresentadas no livro ?)

Apesar de ter um leve romance ñ confessado, "Lucas" apresenta diversas questões, como amadurecimento, primeiro amor, auto consciência, empatia e luta pela verdade, além de trazer temas importantes como xenofobia (preconceito e ódio a estrangeiros) falso testemunho e julgamento precipitado; violência, surto coletivo e justiça com as próprias mãos, e superação do luto.
Outro tema muito importante é como uma pessoa pode causar impacto e influenciar na vida de uma pessoa ou comunidade, seja para o bem quanto para o mal.

"Lucas" tem uma leitura bem estruturada, embora seja um pouco denso, mas o q marca é a atmosfera incrivelmente misteriosa. Tanto q se o leitor se envolver muito vai sentir uma sempre presente sensação esquisita e incômoda de algo estranho, começando pela capa do livro q chega a ser intimidadora e dá também uma sensação estranha q expressa muito bem a a figura do personagem Lucas, um rapaz de 16 anos extremamente misterioso ? q sequer parece ser realmente humano ? com um passado triste, de provável autodestruição, e sobrevivência, mas q ninguém sabe quem é.

Se vc gosta de livros de romance com bastante mistério, suspense e finais tristes (já premeditado desde o começo e igualmente misterioso e q dá vontade de mudar), esse livro é perfeito, e prende o leitor do começo ao fim, fazendo se assustar com os absurdos ocorridos naqueles 17 dias de maldade do verão de Caitlin e Lucas.

Ps. Embora seja um livro único, os acontecimentos são relembrados 10 anos depois no livro "Until the Darkness Comes" q conta a história de um detetive q vai a ilha para solucionar outro crime, mas acaba envolto em uma teia de conspirações ligada a um dos personagens do livro original, trazendo a tona a parte negra da pequena ilha cercada de segredos.

SUPERECOMENDO!

Ps 2. A edição da Rocco (única lançada no Brasil) tem folhas brancas, mas nada q influência na leitura e na verdade é até melhor nesse caso. ?????

Julia.Piscitelli 12/10/2020

Um dos meus favoritos (quando eu tinha 12 anos)
Faz um tempinho que já li (7 anos), lembro que o personagem Lucas, realmente demora a aparecer no livro, e li uma resenha de um(a) leitor(a) que não gostou muito desse fato. Porém, eu achei bem interessante o livro ser narrado da perspectiva da outra personagem (não lembro o nome), Lucas é um menino misterioso que você não sabe muito ou quase nada sobre ele. O final do livro não explica esse mistério, mas mesmo assim adorei. Se esse livro virasse um filme, com certeza seria dirigido por uma perspectiva moderna, onde os filmes não tem o final do enredo amarrado, porque a intenção do diretor é deixar que o telespectador crie seu próprio final. E acho que foi isso que aconteceu no livro.

C_R 17/02/2016

Livro denso, mas que vale a pena a leitura!
"E então, de repente, o tempo e a distância pareceram avançar e ficamos no mesmo nível do garoto. Enquanto isso, ele virou a cabeça e olhou para nós. Não, não foi assim - ele virou a cabeça e olhou pra mim."
Não conhecia o autor, muito menos o livro quando tive conhecimento do mesmo. A sinopse e a capa me chamaram a atenção, comprei o livro e logo que chegou fui ler! O livro é denso... o tipo de livro que você lê e parece que não ai do lugar, mas não é monótono ou chato.
"Eu precisava sair, andar na praia, sentir a brisa do mar nos meus cabelos e ouvir o movimento das ondas na areia. Precisava olhar o horizonte e imaginar o que havia além dele, olhar as aves, sentir que estava de volta ao lugar que pertencia."
O livro trata de questões como adolescência, família, relacionamentos e comportamento de grupo (tema estudado na psicologia). O enredo é bem construido e os personagens são bem marcantes. Mas o livro não é com uma história e com um final feliz, muito pelo contrario... é triste, revoltante, mas também tem pequenas coisas legais, coisas para se pensar.
"As multidões são coisas estranhas. Uma multidão tem uma mente coletiva só dela, uma mente que ignora a consciência de suas partes constituintes e se atira às paixões mais inferiores."
Como sempre comento nas minhas resenhas, para quem não gosta de livros com profundidade, livros que nos levam a refletir, que nos fazem pensar, não leiam porque não vão passar do primeiro capitulo. Agora, pra quem gosta de uma leitura mais profunda, com questões do cotidiano, cheio de reflexões e denso na sua escrita, vai adorar.
É um livro que todo adolescente deveria ler, mas duvido que algum adolescente aprecie a história!
"Eu estava de novo no meu quarto. Não era criança. Tinha quinze anos. Em menos de um ano, eu teria idade suficiente para me casar e ter meu próprio filho. A ideia me deu um arrepio na espinha."

Larissa V. 23/04/2013

Amei
O livro me prendeu do começo ao fim, li muito rápido. Fiquei triste com o final inesperado, mas é um bom livro.

Anne Karoline 07/09/2012

Esperava muito mais!
A capa e a sinopse do livro chamaram muito a minha atenção e eu fiquei curiosa para ler, mas infelizmente o livro não correspondeu as minhas expectativas.
A ideia da história era boa, mas acho que o ator não souber desenvolver. Primeiro, achei que o livro ficou chato por falar muito da vida da tal da Caitlin. Eu sempre ficava esperando o momento em que o Lucas finalmente iria aparecer. E, no entanto, achei que ele aparece poucas vezes na historia que supostamente é sobre ele. A maior parte da história é a Caitlin pensando nele, mas ver mesmo, ela o vê poucas vezes. O livro chega a ficar até um pouco monótono, mas até aí tudo bem, continuei lendo porque queria saber quem era o Lucas afinal.
Achei que o livro deu uma boa melhorada nas últimas 50 páginas, não sei se porque tinha mais ação, ou se simplesmente porque eu estava feliz que já estava acabando e eu ia logo descobrir sobre o Lucas. Mas o fato é que o livro acaba e você fica na mesma, sem saber nada sobre o tal Lucas. Quem é ele? De onde vem? O que quer? Perguntas que inclusive estão na sinopse do livro ficam sem resposta.
Se eu fosse descrever em uma palavra o que senti quando terminei de ler o livro eu diria frustração.
Raissa Heidi 21/03/2015minha estante
Concordo com você. Li o livro e nas últimas páginas, quando o Lucas passa a aparecer com mais frequência, comecei a criar expectativas sobre ele, sobre a história dele. Mas nenhuma foi cumprida. Me apaixonei pelo Lucas a toa kkkkk. O final do livro foi vazio, e o autor abriu um buraco ainda maior no livro (e no meu coração, porque eu chorei demais XD). E sobre a Caitlin, achei ela bem egoista e chatinha. O livro poderia mesmo ser mais Lucas, menos Caitlin.

Julia.Piscitelli 10/10/2020minha estante
Eu li o livro já faz um tempo, mas eu gostei bastante, chorei horrores com o final. Eu não sei se a intenção do autor foi realmente deixar esse mistério no final ou foi um erro de planejamento do livro. Mas eu gostei mesmo assim. É um livro que me lembra os filmes do Hitchcock, onde o final fica em aberto pra você imaginar como quiser.

Barbarah 03/08/2012

Interessante
A capa desse livro me chamou muita atenção quando vi na sala de aula, minha amiga estava lendo ele, e logo eu pedi emprestado.
Eu li ele em menos de uma semana, não consegui largar depois de começar, e, pra mim, o fim foi muito inesperado(minha amiga disse que chorou por horas abraçada ao livro).
É a historia de um rapaz incompreendido e de uma menina apaixonada por ele. É uma historia bem água com açúcar, visto por esse lado, mas Kevin Brooks soube dar ação a isso. O modo como a população odeia o Lucas e como as coisas se desenrolam, todos os problemas por quais ele passa apenas por estar naquela cidade é incrível.
Não vou falar muito, por que senão eu vou acabar dando spoiler, e eu não quero isso, mas esse com certeza é um livro que eu recomendo.

Bah 31/05/2010

Não gostei do final.
O livro, no começo e meio, é bom, mas o final estraga tudo!
Bom, pelo menos eu achei.
Ainda bem que não comprei.