Enquanto Lisboa Arde, o Rio de Janeiro Pega Fogo

Enquanto Lisboa Arde, o Rio de Janeiro Pega Fogo Hugo Gonçalves

Resenhas - Enquanto Lisboa Arde, o Rio de Janeiro Pega Fogo

Inês Montenegro 06/02/2016

A emigração para o Brasil na crença de se encontrar um pote de oiro de oportunidades é algo que tem vindo a crescer nos últimos anos, muito motivada pela actual crise europeia. E é nessa vaga de emigrantes que o narrador e personagem principal desta história se insere, conquanto as suas razões tenham outro cariz, logo apreendido ao início, mas desvendado apenas gradualmente, à medida que o enredo se desenrola e os acontecimentos, sempre resultado das suas acções ou das daqueles que o rodeiam, se vão encandeando até ao ponto final.
Este narrador autodiegético é um fugitivo, não apenas de Lisboa, dos problemas em que se colocou, e da vida que tem levado, mas de si mesmo. No entanto, enquanto a fuga geográfica se realizou com bastante facilidade, a tentativa de se fazer mudar é outra conversa – amanhã, sempre um amanhã, um “a partir de agora” que nunca se realiza porque, afinal, a personagem é um ser humano, e eu própria já passei (e passo) vezes suficientes por isso para reconhecer a inevitabilidade de que é preciso mais do que um decisão repentina, por maior boa vontade ou firmeza que se detenha no momento, para que consigamos mudar o que nos é intrínseco, por pior que saibamos que fazemos a nós mesmos.

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/24/enquanto-lisboa-arde-o-rio-de-janeiro-pega-fogo-hugo-goncalves/