As fantasias eletivas

As fantasias eletivas Carlos Henrique Schroeder

Resenhas - As Fantasias Eletivas

Hofschneider 26/04/2020

escritas eletivas
muita filosofia a cerca de produzir e arte fotográfica e literária. um livro instigante e confuso. inovador.

thamirisdondossola 13/12/2017

Um livro especial
"As fantasias eletivas", de Carlos Henrique Schroeder é um livro rápido, especial e suficiente, mas eu agradeceria se existissem mais uma porção de páginas para que eu pudesse continuar lendo, lendo e lendo...

É partindo da vida complexa de Renê, um recepcionista noturno de hotel em Camboriú, que tudo se inicia. Nós, os leitores, acompanhamos partes da vida de Renê, misturadas e embaralhadas, numa confusão gostosa de se ler. Renê enquanto recepcionista, Renê enquanto pai afastado, Renê enquanto filho, Renê enquanto ex-marido e namorado, Renê enquanto inimigo, Renê enquanto amigo de Copi, que para mim, é a personagem secundária mais protagonista desta obra.

Copi é uma travesti que frequenta a frente do hotel em que Renê trabalha, e ela faz de tudo para chamar a atenção dele, que excomunga e se enoja com a presença dela (apenas por um tempo). Copi e Renê se tornam amigos. A partir disto, o leitor é convidado a acompanhar as reflexões de Copi, enquanto a história de Renê se desenrola.

Eu li "As fantasias eletivas" em duas horas, no máximo. É uma leitura extremamente rápida, a escrita de Schroeder é confortável e convidativa e eu estou apaixonada. Eu adorei cada parte deste livro. Adorei, inclusive, o fato de algumas respostas não serem dadas ao leitor. Em alguns momentos você se questiona: “mas por qual razão isso aconteceu?”, e o seu questionamento não é respondido. A resposta fica oculta, fica a cargo do leitor atribuir uma resposta para seus questionamentos. Em outros livros, eu diria que isso são pontas soltas, sem sentido, mas isso faz de "As fantasias eletivas" um livro especial.

Copi é uma travesti, eu preciso pontuar este fato, pois é tão difícil encontrarmos esse grupo em obras literárias. E Copi é essencial para a história, ela é única, é a melhor, eu adorei a personalidade de Copi, suas reflexões incríveis e seu senso de humor. Mas ao contrário do que você deve imaginar, não acompanhamos Copi unicamente enquanto travesti, mas sim, enquanto ser humano. Outro ponto bacana de "As fantasias eletivas".

Antes de finalizar, expus que este livro se passa em Balneário Camboriú, e eu aprecio muito o fato de ter contato com livros do meu estado, Santa Catarina. É sempre bom ter este encontro com escritores catarinenses, conhecê-los e, na sequência, valorizá-los.

"As fantasias eletivas" é um livro especial: eis o melhor adjetivo para descrevê-lo. Ele é duro, bagunçado e nos enche de questionamentos sem respostas prontas. É único e singular, e existe uma grande chance de você se apaixonar por ele.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

Milena.Moser 26/02/2023

Bom.
Na vdd não achei q fosse gostar, me surpreendeu muito. é um livro bem rápido de ler e não é difícil de entender.
não tenho muito o q falar, é uma história simples, porém muito bonita

Isasc.exe 09/07/2023

Não gostei, achei tediante e não gostei do protagonista; tenho tido certa repulsa por esses que são homens brancos de 35 à 50 anos passando por uma crise da meia idade e meio perdido na vida. Depois ainda tem a personagem travesti, que do jeito que foi tratada me incomodou muito.
Achei chato.

Thais.Carvalho 24/12/2023

Um recepcionista de um hotel em Balneário Camboriú faz amizade com uma travesti chamada Copi. Copi é fotógrafa e escreve poemas, que são apresentados no livro.