Cien Años de Soledad

Cien Años de Soledad Gabriel García Márquez

Resenhas - Cien Años de Soledad

Erika 25/04/2020

Para se ler sem pressa
O livro conta a história da família Buendía, sua árvore genealógica da família Buendía é um pouco confusa e difícil de acompanhar. O autor apresenta personagens profundos e uma narrativa cheia de detalhes e informações.

Maria 15/04/2020

Leitura muito especial e final maravilhoso! Como é interessante acompanhar a trajetória da família Buendía, todos os seus altos e baixos e a peculiaridade dos seus personagens. Esse livro vai ficar guardado no meu coração

Rafael.Montoito 12/04/2020

Os cem melhores anos de um leitor
Primeiro livro lido em 2020, "Cem Anos de Solidão" talvez seja o livro que melhor representa a América Latina. Tomando Macondo (a cidade fictícia na qual se passa a história) como uma metáfora para colonização do continente e para sua vida política, com as ações revolucionárias do povo latino, García Márquez escreveu uma obra potente e cheia de simbolismos.
A narrativa original de García Márquez - exemplo forte e, de certo modo, precursor do realismo fantástico - se desenvolve com foco no amor de José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán, que fundam Macondo, e cuja família se estende por sete gerações. Desfilam, por sua árvore genealógica, personagens originais e incomuns que imprimirão cenas belíssimas na mente do leitor: Amaranta, que tece sua própria mortalha; José Arcadio Buendía, que passa anos embaixo de uma árvore; José Arcadio, o filho, com o corpo totalmente tatuado são apenas alguns pequenos exemplos.
Os demais moradores da cidade também têm suas particularidades: o padre consegue flutuar; Rebeca come terra quando está aflita; Melquiades, o cigano, escreve pergaminhos que preveem a história da cidade, os quais só serão decodificados por Aureliano Babilônia, membro da sexa geração dos Buendía etc. É difícil citar exemplos sem estragar as belas surpresas da narrativa.
Há, ainda, ventos, sabores, odores e cores que são representativos da Colômbia (e, por extensão, de toda a latino-américa) e que funcionam como via de acesso para o leitor, pois Macondo sempre se mostra - e se deixa sentir - viva, como uma personagem da sua própria história: a cidade ajuda a falar de si mema.
"Cem anos de solidão" não ganhou o reconhecimento que tem por acaso; o livro ele é uma das maiores experiências de leitura e de imersão que um leitor pode ter.
Àqueles que conseguem ler em espanhol, sugiro a edição cuja imagem aqui aparece, pois ela é riquíssima em material extra: apresentação da obra, estudos, glossário, árvore genealógica dos Buendía e resumo de todos os personagens que compõem a história podem ajudar o leitor a entender algumas entrelinhas que, para o menos atento, se perdem na leitura, já que vários personagens da família principal têm o mesmo nome e codividem o mesmo período histórico da narrativa.

Paula.Juca 12/04/2020

Livro extraordinário
Esse livro com certeza me acompanhará por toda a vida. O que Gabriel Garcia Márquez entrega nessas páginas vai muito além de uma literatura mas são verdades de toda uma geração que acontece na minha e na sua família.

O livro começa com essa frase que permeará toda a historia: " Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo"

Livro obrigatório para todo bom leitor

Bretas.Arthur 01/04/2020

Familiar
Um livro dinâmico, surpreendente e muito artístico.

Keller 28/03/2020

Este livro conta toda a trajetória dos Buendía, que eu só posso definir como uma família extremamente esquisita kkkk recomendo a leitura.

Simone.Amaral 16/03/2020

Livro necessário
Bem escrito, instigante, chocante e, libertador... um livro que vou "carregar" pra sempre... Pensar, repensar... quero relê lo muito em breve!!!

Everton Vidal 14/02/2020

Genial
Este es sin dudas el mejor libro de Gabo, uno de los mejores libros de la literatura latinoamericana y particularmente uno de mis libros favoritos. Un retrato emocionante, aunque raro, de la soledad humana.
Es la historia de Macondo (ciudad ficticia) e de la familia Buendía, sus fundadores (donde los personajes van heredando nombres e inclinaciones de sus antepasados), y todo pasa en este pueblo, desde plagas de insomnio hasta misterios que surgen de la nada, siempre ocultando una alegoría sociopolítica muy objetiva, aunque disimulada entre elementos fantásticos.

Raoni Pereira 12/02/2020

Imprescindível
Cem Anos de Solidão conta a história de uma família (os Buendía) e de uma cidade (Macondo) que estão isolados do resto do mundo, encerrados pela solidão. Com uma habilidade ímpar o autor nos leva para aquela cidade para condenar as mazelas de todo um povo. E é neste ponto que o livro ganha universalidade, pois a história daquele vilarejo e daquela família se confunde com a história da própria América Latina; com as denúncias de corrupção, exploração, genocídios, revoluções, despotismo e etc; percebermos que Macondo corresponde a qualquer cidade, estado ou país deste vasto continente.
Dani 03/07/2020minha estante
Adoro esse livro!!

Raoni Pereira 06/07/2020minha estante
Foi um dos livros que eu mas gostei de ter lido este ano, Dani

Betania.Gomes 09/02/2020

Algumas considerações:
Bom livro.
Com muitos detalhes.
Precisa ler com atenção para não se confundir com os nomes dos personagens.
Bom ler o livro relacionando com o desenvolvimento de algum povoado ou cidade pequena do seu conhecimento.
Ajuda a associar melhor o que o escritor aborda.

Abriu o interesse em estudar mais sobre a América Latina, costumes e cultura.

Regiane.Braga 16/11/2019

Diferente..
É um livro diferente dos romances que eu estou acostumada a lê, mais também é um livro diferente de tudo que eu já li, é um livro com muitos personagens, onde a acontecem muitas coisas, as vezes até simultâneamente, tem até momentos confusos, eu até agora tô pra saber se a Amaranta morreu virgem mesmo e o que foi feito do buendia que foi pro vaticano??.. a Meme morreu de parto?? Ficou louca?? Mais é livro muito rico, vc percebe a riqueza da história, as críticas sociais e políticas, me levou a muitas reflexões.. vale a pena conferir!!

Amanda Aires 07/11/2019

A obra, o autor, a arte.
Cem Anos de Solidão foi uma das obras que consolidou o meu amor pela literatura. É um daqueles livros em que eu gostaria de esquecer tudo para apreciar novamente cada palavra como se fosse a primeira vez. García Márquez, meu muito obrigada por ter deixado essa obra de arte para nós. :)
Neco 07/11/2019minha estante
Livro lindo * - *

davidplmatias 05/11/2019

Muito bem escrito, apresenta personagens cativantes, realmente vivose dotados de personalidade. Em um dado momento acreditei se tratar de uma história verídica, mas é uma ficção muito bem trabalhada. Gostei bastante, mas por não ser acostumado a esse gênero não gostei do ritmo da história.

Tinna 06/08/2019

Cem anos de solidão
Livro maravilhoso. Narrativa fácil que te faz imaginar estar vivendo tudo o que se passa.

Rafael 01/08/2019

Intenso e viciante!
O livro nos conta a história e as infelicidades da família Buendía através do tempo. Algo que, por si só, pode despertar o interesse de leitores de todos os gostos. Entretanto, a capacidade de permear por diferentes gerações e suavemente mesclar realidade e fantasia em momentos oportunos, torna-se algo extremamente agradável através das palavras de Gabriel García Márquez. Atrevo-me a dizer que não há partes tediosas no livro, e sempre tem um acontecimento capaz de prender a atenção do leitor. Pus-me diversas vezes no lugar do escritor e me perguntei de onde poderia vir tanta criatividade e imaginação. Li que a estória foi inspirada em sua infância, junto aos seus avós, em pequeno "pueblo" colombiano. O livro lhe rendeu um merecido Nobel de literatura. Já havia lido outras obras do autor, como "O amor nos tempos do Cólera" e "Memórias de minhas putas tristes". Creio que nenhum é tão bom quanto à obra resenhada. Quero destacar ainda aos que pretendem ler o livro, que vale muito a pena, mesmo que seja para discordar da minha modesta opinião. O livro poderá proporcionar uma viagem pelo ciclo repetitivo de Aurelianos e Josés Arcardio e das bem elaboradas personagens femininas que surpreendem pela força, como Úrsula Iguarán e Santa Sofia. Enfim, dava para passar o dia falando sobre cada personagem bem construído desse clássico. Não há como esquecer do personagem Maurício Babilônia, que durante sua breve passagem pelo romance, marcou profundamente pela sua ligação com as mariposas amarelas que perseguiam sua amante e pelo triste fim que separou para sempre o casal. Como lembra o grande cronista Luiz Fernando Veríssimo, tudo que vicia começa com a letra c: cachaça, cigarro, coca-cola, café, cannabis, chocolate. Não seria diferente o livro Cem anos de solidão.