A Ordem Jurídica Medieval

A Ordem Jurídica Medieval Paolo Grossi

Resenhas - A Ordem Jurídica Medieval

Guilherme 17/12/2022

Paolo Grossi traz a estruturação do ordenamento jurídico medieval de forma concisa e clara nesse livro, indo além da construção do saber histórica positivista, meramente ligada às fontes, para ampliar o entendimento do leitor da contemporaneidade sobre essa verdadeira ordem de mundo que imperava no pensamento europeu durante quase mil anos.

Giulietta 24/10/2022

Ordem jurídica medieval
Paolo Grossi faz um panorama geral da história do direito no medievo, voltado a juristas e historiadores iniciantes. Um livro muito bom que demonstra a história em vários ângulos e com grande detalhe de características, porém um pouco cansativo pelo mesmo motivo. A obra é divida em tópicos, o que facilita a compreensão e a torna mais didática.

Rocier 17/10/2022

Didático e simples
Ao que se propõe o livro traz um excelente com conteúdo sobre o tema.
Grossi escreve muito bem, o livre e bem divido entre os eixos temáticos. Ele deixa claro no início que escreve para quem não possui tanto conhecimento sobre o direito medieval e isso se prova ao acompanhar o livro e notar que o tempo todo ele explica os termos de maneira que não exista confusão.
Achei o conteúdo legal, deu para aprender bastante sobre o tema, chegou a ser cansativo algumas vezes, mas muito menos do que pensei.
Vale a pena a leitura.