The Bonobo and the Atheist

The Bonobo and the Atheist Frans de Waal

Resenhas - THE BONOBO AND THE ATHEIST

Felipe770 03/06/2021

Mais um livro espetacular de de Waal. O texto explora em maior detalhe (e muito mais bem elaborado - e bem escrito) o argumento apresentado em ?Primatas e Filosofos?: a de que a moralidade humana tem origens biológicas, e que os sentimentos morais básicos também estão presentes em animais, em especial nos grandes símios. O autor é um excelente escritor, o texto cativante, e os argumentos convincentes.

Rayan GQR 27/02/2021

Neste livro De Waal junta sua vasta experiência de campo como primatólogo com algumas ideias científicas e filosóficas, onde ele propõe uma visão diferente do que muitas vezes é proposto sobre moral, com pessoas religiosas clamando que suas respectivas religiões foram responsáveis por criar ou propagar a moral, enquanto pessoas que tentaram uma abordagem não religiosa muitas vezes pregaram uma razão absoluta que levaria às leis morais, como Kant, De Waal vai por outro caminho e mostra como a moral não é criação humana, mostra diversos exemplos de comportamento que poderíamos chamar de moral em outros primatas e inclusive outros mamíferos, porém o autor foca nos primatas.
De Waal apesar de ateu não tem uma abordagem de confrontamento com as religiões, nem acha (como Dawkins por exemplo) que o mundo seria melhor e mais racional sem elas, inclusive apontando como visões anti-religiosas podem ser bem dogmáticas, mesmo na ciência não se escapa completamente disso, porém a ciência tem a vantagem de ter um mecanismo de autocorreção, algo impensável para a maioria das religiões.
Vemos aqui argumentos muito convincentes de que um senso de "moral" ou de "consciência de grupo" não é estranho a nós, ele não precisa ser introduzido por forças superiores e místicas, nem deduzido da "razão pura e absoluta" que é platônica demais para ser alcançável de verdade, enfim, uma leitura bem interessante e que gostaria que tivesse versão em português para recomendar a mais pessoas.