Sob Pressão

Sob Pressão Karla Monteiro

Resenhas - Sob Pressão

Jack 29/08/2023

Tudo que eu procurava
Como estudante da área da saúde, sempre procurei livros com essa temática e com situações reais da vivência de profissionais no nosso sistema de saúde, o SUS. Não tinha conhecimento de que a Série de TV da Globo era adaptada desse livro.
É uma leitura rápida, e de fácil entendimento para qualquer pessoa, o autor usa alguns termos técnicos mas ele deixa claro o significado de cada coisa.
Com poucas páginas, o médico relata toda sua experiência desde a sua vida acadêmica até o fim da sua vivência como médico, mostrando o caos do nosso sistema de saúde, e quão falho ele é, mesmo tendo uma visão, no papel, de ser um sistema de dar orgulho, na prática não é bem assim.
Vale muito a leitura, aqui você enxerga a realidade nua e crua. Recomendado!!!

Luc1l 07/02/2023

boas conclusões
a trajetória de um médico em vários âmbitos do SUS - seus pensamentos, relatos de casos absurdos, impressões e finalmente o seu próprio declínio (forçado pelo sistema) na saúde pública.

aninhaalemes 09/03/2021

Mostra a realidade da medicina brasileira de um jeito despojado e que te faz sentir próximo do médico em questão

Marcia 15/01/2021

Realidade
Leitura que só nos mostra a realidade do sistema, vale a pena ler, apesar de não ser tão cativante, valeu a experiência.

Isabella 13/01/2021

Incrível!
A escrita é extremamente gostosa e leve, o que contrapõe com o que nos mostra a vivencia de Marcio nos hospitais públicos. A cada capítulo é revolta a mais com o Estado e o modo que tratam os pobres doentes. Sob Pressão é um livro extremamente necessário a todos, medicos, futuros médicos e população.

leituras.gio 04/12/2020

Um livro necessário
Embora a abordagem do livro tenha sido feita de uma maneira diferente do que esperava, consegui me inserir nos cenários caóticos descritos pelo autor, sentindo a adrenalina dos relatos principalmente na falta de equipamentos e ambientes necessários para os procedimentos? Minha parte favorita do livro foram os relatos sobre a época que o autor trabalhava no Samu, as histórias tocantes e todas mensagens por trás desse livro tornaram ele maravilhoso

Thalia 10/08/2020

Este é um livro completo! Um profissional de alta excelência e que é apaixonado pela profissão, toda a questão do SUS e ainda fala sobre a judicialização da saúde, além de citar termos técnicos e ensinar um pouco sobre a área da cirurgia torácica, dá um show de atendimento humanizado! Eu, futura médica, agradeço por essa obra prima. Grande Dr. Marcio Maranhão!

Leonardo 02/07/2020

Para quem tem interesse em trabalhar na área da saúde o livro ao mesmo tempo que gera uma certa motivação com a resolução dos casos (por mais que nas precárias situações) e o detalhamento que o Marcio descreve de algumas operações, emerge também uma preocupação com a deturpação do Sistema. Sei que não são todos os hospitais públicos que sofrem disso, mas é angustiante ver que é algo factual em determinadas localidades.

Paulinho 25/06/2020

Ótima Leitura
É uma construção instigante, uma boa leitura, com um conteúdo que reflete bem a realidade.

Giu 31/05/2020

Uma realidade de um conto
Se fôssemos contar essa história sempre iriam rir e dizer que é história inventada.
A saúde no Brasil tem peso notório em consequências ruins. Transcende níveis que nós, como pessoas, não deveríamos passar.
Profissionais da saúde sofrem em todos os níveis e tendem a se entristecer com sua profissão.
Esse livro passa um relato de um médico sendo médico e humano.
Ótima pedida.

Nath Mel 16/04/2020

Muitas vezes ficamos presos num ideal de trabalho médico, e não nos atentamos para a realidade da saúde no Brasil. Márcio Maranhão escreve sem romantismos, o cotidiano de um médico brasileiro. Acho esse livro importante para futuros médicos, de tal forma a gerar questionamentos sobre o trabalho de um médico concomitante às realidades brasileiras.

Michelli.Krelling 02/03/2020

Muito Bom
Bom livro, mas bem distante da série que inspirou.

Anna 09/05/2019

O caos da saúde pública
Zuenir Ventura em Cidade Partida escreveu: ?Nessa Terra em que as fronteiras são sempre tênues, imperceptíveis para quem vê com os olhos de cá, os contrários convivem: a alegria e o pranto, a miséria e o prazer, a violência e a solidariedade, a fé e o crime, o tráfico e a vida honesta, a glória efêmera e a resistência muda, o medo, a crueldade e o terror- um cotidiano feito de sofrimento, mas também de uma esperança que as vezes parece inútil?.
Comecei pela série ao invés do livro, de modo distinto, ambos trazem a verdade nua e crua do sistema de saúde ineficiente de nosso país. As deficiências do sistema em toda sua cadeia, o que os pacientes passam e perdem por isso. Pagando muitas vezes com a própria vida.
E traz a paixão desse médico, onde deixa claro em todas as linhas o amor por sua profissão. O que mais admiro em um médico: a humanidade, o respeito ao próximo (o sincero), a compaixão pelo sofrimento do outro. Admirável.

Edna 09/02/2019

A saúde no País
"Ninguém escapa de questionamentos silenciosos. Eu nunca escapei. Naquele instante, fechando aquela barriga, caiu a primeira ficha. Talvez nunca tenha estado nas nossas mãos."

Sinopse:
A história real de um jovem médico que não quer desistir de lutar. O relato de quem está na frente de batalha, em plantões sucessivos, sem descanso, sem segurança e salário digno ? atendendo em hospitais arruinados, vivendo o drama das emergências do nosso país. A rotina de guerra que enfrentou ao longo de mais de dez anos, como milhares de médicos brasileiros, faz de Sob pressão um depoimento perturbador. Neste livro, o cirurgião revê sua formação profissional, a fase inicial dos plantões, o caso de amor com a medicina ainda aflorado e o vício na adrenalina do combate, quando operou em CTIs despreparados e até em enfermarias e corredores, desafiando a precariedade das emergências ? procurando salvar pessoas e a si mesmo.

#Resenhaednagalindo

O livro é basicamente um depoimento e o foco direcionado mais em esclarecer o lado sombrio e precário da saúde pública do país, apresentando estatísticas comparativas entre o Brasil e outros países.

Narrado em primeira pessoa, relata muitos fatos de sua vida acadêmica, situações que passou pelos diversos Hospitais no Rio, como cita:

"O sofrimento é contagioso, eu descobri isso naqueles anos de plantão no Souza Aguiar. A dor do outro pega em você."

Mas insiste e vive anos trabalhando no Souza Aguiar, no Samu, subindo os morros nas favelas no Rio, enfrentando literalmente a violência cara a cara.

A realizando o sonho de tornar um Cirurgião Torácico.
Faz referências à Fausto de Goethe quando se refere ao Abrir um Tórax, é como estar à procura da alma.

Com muita ética e as decisões tomadas em prol de salvar uma vida ou não abalam a estrutura de um Médico que vestiu o Jaleco com muita dedicação.

A maioria das cirurgias e atendimentos "Sob pressão", pela falta dos recursos básicos e muitas vezes pressão de bandidos, violência no Rio de Janeiro.

#Minhasimpressões

É um livro que esclarece muito que não sabemos, e ainda nos faz colocar do outro lado do ser humano por traz do "Médico"

No último capítulo ele detalha como desistiu da carreira pela sobrecarga psicológica.

A série apresentada pela TV Globo foi inspirada no livro e com uma dinâmica mais emocionante que o livro mas sem o conteúdo estatístico.

#Bagagemliteraria
@Bagagem.literaria

Livroseliteratura 30/08/2018

Resenha do blog Livros & Literatura
Tão logo bati os olhos em tal livro, meu coração perdeu momentaneamente o compasso.

Passei semanas namorando a capa e a sinopse, aguardei ansiosamente o momento em que poderia mergulhar em cada página, mesmo sem ter ideia do que viria pela frente, pois não assisto à TV aberta há anos (e passei quase 3 anos sem TV a cabo).

É um livro bem escrito e interessante, porém o foco gira, na minha opinião, muito mais em torno da biografia do médico do que em sua rotina hospitalar propriamente dita.

Tenho que confessar que essa dissonância entre a expectativa criada e o enredo encontrado me desanimou profundamente.

Terminei deixando o livro de lado quando, por um acaso sacana do destino, assisti a um episódio da série na semana em que a TV a cabo foi reintegrada por aqui.

A dinâmica da série era EXATAMENTE o que eu esperava encontrar no livro, mas não vi nem sombra disso durante os 46% concluídos da leitura.

Vamos esclarecer: está bem longe de ser um livro ruim. É, aliás, uma obra maravilhosa! A leitura não fluiu apenas por uma questão de química, de "frustração literária".

Acredito que a experiência é interessante para quem ainda não assistiu à série e para quem gosta de obras com ares de biografia de não famosos.

site: www.instagram.com/livroseliteratura