O Pastor Aprovado

O Pastor Aprovado Richard Baxter

Resenhas - O Pastor Aprovado

Matheus656 01/06/2024

Livro clássico sobre ministério pastoral. Muito bonito como Baxter se interessava pela salvação das suas ovelhas, ensinando-as individualmente os fundamentos da fé cristã. Seu foco no livro é a vida do pastor em si e a visitação nos lares.

Lucas Macedo 06/03/2024

Impressionante
Livro deveria ser obrigatório na formação pastoral, tratando na prática a dificuldade da obra de Deus, quem deve ser o pastor, qual o seu papel, etc..., o autor explora diversos detalhes da vida pastoral do século 17 e ainda é atual!

Cranudo 18/01/2024

Soco no estômado do preguiçoso e do incompetente
Extraordinário!

Embora realmente precisemos contextualizar o escrito, aqui e ali, sem dúvidas é daqueles que não pode-se passar dessa vida sem ler, ainda mais para quem deseja seguir no Ministério Pastoral. Ainda que não se deseje seguir Ordenado, a realidade do ministério e as implicações de cada área da vida comunitária são esclarecimentos essenciais para todos que começaram a caminhar com Cristo Jesus.

Thiago.Viana 12/12/2023

Referência
Por mais que o tempo passe, o trabalho dos ministros do senhor Jesus permanece o mesmo pois tem no próprio mestre a referência de como fazer aquilo que nos foi ordenado.
Esse livro mostra como pequenos detalhes podem fazer grandes diferenças tanto no ministério pastoral como na edificação da igreja do senhor Jesus Cristo. Esse livro é um manual de instruções de tudo aquilo que precisa ser feito para que o ministério do senhor Jesus Cristo continue da mesma maneira como ele iniciou.
Apesar de todas as falhas humanas e de todas as limitações dos tempos em que vivemos, precisamos nos esforçar para colocar em prática tudo que Richard Baxter apontou em sua publicação pois os tempos mudam, mas os seres humanos permanecem sempre os mesmos....

Wesley David 04/07/2022

Um clássico, leitura essencial para todo pastor e aspirante.
Richard Baxter escreveu esse livro no século XVII, mas o seu alcance e impacto foi tão grande que chega até os dias de hoje, sendo um clássico da teologia pastoral, como diz o prefaciador da obra James M. Houston: “A influência de O pastor aprovado tem sido realmente duradoura e poderosa na vida da Igreja, desde os dias de Baxter”. Isso se dá por Baxter ter sido um homem marcado por sua piedade e serviço pastoral, que se destacava da maioria, mas demonstra como a linha puritana vivia e tratava da teologia pastoral. A obra é indicada tanto para pastores como para as igrejas. O livro é dividido em três partes ou seções, sendo constituído no total por nove capítulos, que tratam de diversos assuntos, como, o cuidado que o pastor deve ter com suas ovelhas e consigo mesmo, trata da necessidade de quebrantamento pessoal, a centralidade do pastorado, e as dificuldades que o pastor tem de estar disposto a laborar na sua caminhada de cuidado das ovelhas de Cristo.

Felipe 24/04/2022

Clássico sobre ministério pastoral
Livro que deve ser lido por todos aqueles que aspiram ao ministério pastoral. Baxter, um importante pastor puritano, deixou esse legado para a área da poimênica. Em nosso período poucos sabem qual a tarefa de um pastor. Até mesmo os pastores estão perdidos em algum lugar entre conselheiros, psicólogos, gestores e líderes motivacionais. A melhor maneira de resgatar a natureza bíblica do ministério pastoral é voltando aos clássicos da história da igreja. Essa foi certamente uma das leituras mais desafiadoras de minha vida.

danieldcm20 14/12/2021

Excelente obra
Richard Baxter foi um exemplo de pastor, preocupando-se a todo instante em visitar todos os membros da sua igreja e catequiza-los, usando os catecismos, pois, segundo ele: as pregações faziam só uma parte do processo de cuidar das ovelhas, era necessário conceder a elas alimento contínuo pela Palavra de Deus. Todo líder na igreja deveria ter essa obra em mãos. Excelente!!!

ACASO (Ana) 22/11/2020

Todos deveriam ler
Simples, objetivo, verdadeiro. Neste livro o autor trata de assuntos extremamente atuais sobre liderança na igreja e ensina como os verdadeiros ministros devem ser.

abrahao.dias 11/03/2020

Indispensável a todos que se dedicam ao ministério.
O livro é surpreendente e intimidador, leva-nos a rever nossos conceitos sobre o pastorado e o ministério de modo geral. Me marcou profundamente. Baxter é um exemplo de pastoreio eficaz e bíblico. Um amante do Senhor.

Diógenes Gimenes 10/07/2019

O Pastor Aprovado
Este clássico deve ser lido por todos os que almejam o ministério, por todos que já ocupam o ministério e por todos que gostariam de entender como é a vida de um ministro fiel. Os temas, entendo, são atemporais. Muitos dos desafios enfrentados por Baxter em sua época, ainda são os desafios da igreja na atualidade. Pastores de diversas denominações podem encontrar em Baxter os conselhos de um líder aprovado e experimentado na obra de Deus.

site: #RichardBaxter

Geolê 13/09/2012

O pastor segundo o coração de Deus.
Nesse livro Richard Baxter é muito bem elogiado por grandes homens como Spurgeon, Packer e outros.

No início tem uma nota do editor, e após tem uma introdução feita pelo Dr. Richard C. Halverson em que ele argumenta a favor de que o Baxter é importante para nós hoje, e como essa obra precisa ser conhecida!

O Halverson conta de sua experiência como pastor, e que em certa igreja chegou a deixar claro que não iria focalizar em evangelização por si mesma, mas que se focaria na edificação e discipulado dos crentes e que daí, a partir de crentes maduros, haveria naturalmente a evangelização. Cita esse caso dizendo que o Baxter há de ensinar sobre isso.

O livro é dividido em 3 partes. A primeira se trata o exame pessoal. A segunda sobre velar pelo rebanho de Cristo. A terceira são algumas diretrizes específicas de como cuidar do rebanho.

Baxter afirma que o pastor deve ser um Cristão verdadeiro. Por mais que isso seja óbvio, há infelizmente muitos casos de pregadores que ensinam sobre o amor a Cristo, mas que seu coração está no pecado. Ele também fala muito da responsabilidade do Cristo diante de Deus e dos homens. Se um cristão cai em sério pecado, causará muito escândalo. Duplamente causará escândalo o pastor que cai em sério pecado. O pastor deve viver o que prega. O pastor deve pregar a Escritura!

Ao meu ver o autor fala de todos os aspectos em todas as partes, mas claro que nas partes específicas há uma focalização.

A segunda parte é dedicada a falar sobre o cuidado do rebanho. Baxter defende que verdadeiramente para ser pastor é necessário haver um acompanhamento pessoal de cada ovelha. Ele defende que o pastor não deve ter tantos membros em sua igreja ao ponto de que não dê pra conhecê-los. Afirma também que, se for necessário, que procure ajuda para ter mais pastores em sua igreja, mas que todas as famílias devem ser visitadas. Afirma Baxter que separava a segunda e a terça-feira para fazer visitas junto com mais dois auxiliadores. Ao ano ele fazia pelo menos uma visita às 800 famílias de sua igreja! Uau!

Também defende a importância do ministério pastoral e não somente as responsabilidades e dificuldades, mas também o privilégio e os prazeres de ser usado por Deus para edificação do povo.

Defende a importância de se aplicar a disciplina. Afirma Baxter que em sua época muitos acusavam os puritanos de serem "disciplinadores" como se praticassem algum tipo de heresia, porém defende que é uma prática ensinada nas Escrituras, por Cristo e para a santidade da Igreja, Noiva de Cristo!

A terceira parte me chamou muito a atenção pelo jeito puritano de dar aplicações bem práticas de como lhe dar com alguns tipos de pessoas. Ele destaca os ignorantes não convertidos, os crentes com dúvidas e problemas, os críticos cheios de opiniões e o cristão com arrependimento sincero e que não toma uma decisão. Para cada tipo desse de pessoa ele dá algumas diretrizes bem específicas a várias situações.

No apêndice ele dedica uma parte à responder a algumas objeções feitas na primeira edição! Muito interessante também!

Livro de leitura fácil. Muito gostoso de ler! ^^

Recomendo pra todo pastor (claro), mas não somente pra esses, mas também para aqueles que tem interesse em conhecer mais sobre o ministério pastoral e também para aqueles que tem interesse de entrarem nesta!

Um pastor deve pregar a Palavra de Deus, deve ter uma vida autêntica que condiz com suas palavras e deve ser zeloso pelo rebanho do Senhor de forma pessoal.