Listografia

Listografia Lisa Nola

Resenhas - Listografia

Cássio Cipriano 11/04/2024

Uma proposta interessante e diferente.
A proposta do Listografia é que o leitor escreve uma autobiografia em listas. Para isto, cada página propõe que o leitor faça listas de coisas diferentes, indo de coisas simples e comuns à coisas mais inusitadas, por exempo, tem páginas que pedem para listar o endereço das casas que você já morou ao longo da vida, dos professores preferidos que já lhe deram aula, dos seus filmes preferidos... Enfim, coisas comuns, mas há coisas do tipo liste seus maiores medos, situações mais constrangedoras que você já viveu, e por aí vai. O ponto é que criar estas listas, seja as mais comuns ou as mais estranhas, nos faz rememorar muita coisa sobre a nossa trajetória, rir, ficar nostálgico. É um exercício terapêutico e uma maneira peculiar de refletir sobre nossa própria trajetória.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

themoon 17/11/2022

divertido
gosto bastante de livros interativos mesmo que por pdf, as vezes baixo por tedio e para relembrar coisas antigas, achei legal esse.

. J e n n i . 09/08/2022

Um livro diferente com ilustrações muito belas. Reafirma que podemos escrever nossas próprias biografia através de listas, uma idéia maravilhosa. Não sei com não pensaram nisso antes. Há um certo conforto nas listas, uma calma controlada e clara de que não há outro modo de ser escrito aquilo, a não ser nas mudanças das classificações. E é um controle simples e bem vindo. Odiava listas, pois até então estavam associadas a memorização ou tarefas para mim, mas descobri que elas também tem um efeito terapêutico, e quando busquei por um livro sobre o assunto me deparei com este, super interativo. Vale muito a pena o ler, recomendo nem que seja para se divertir por algumas horas.

Mel 25/04/2021

TUDO PRA MIM
Desde pequena sempre amei diários, listas, caderninhos aleatórios e essas coisas assim onde eu pudesse escrever um pouco sobre mim durante um momento da minha vida.
Quando me deparei com esse livro fiquei completamente encantada. Ele é perfeito, tem diversas listas sobre diversos assuntos, perfeito pra uma maluca por listas como eu. Muitas ainda não preenchi pq não passei por certas situações, mas espero preencher no futuro.
É pra ser a nossa autobiografia e algo divertido de fazer, então não tem pq ter pressa, estou preenchendo com o tempo. É muito gostosa a sensação de nostalgia que temos ao preencher algumas das listas, sem contar que ele também ajuda muito no autoconhecimento.

Dri 10/02/2021

Muito bom e divertido. É um passatempo excelente, que faz você revisitar o seu passado e refletir sobre muitas pessoas e momentos importantes da sua vida. Em forma de listas você organiza a sua autobiografia. Ideal para quem gosta de livros interativos, listas e diários. Lembra muito aqueles cadernos de confidências que a gente preenchia quando criança.

Marcelo217 24/01/2021

Divertido
Um presentinho de aniversário.
Me diverti muito com essa autobiografia em listas.

hobielys 20/01/2021

bem..
É um ótimo livro pra quem tem realmente coragem de escrever as listas nele, deixei o meu de ladinho na estante porque não tive esse pique de coragem.

Nise 21/11/2020

É um livro muito legal para se autoconhecer e registrar sua história através de listas. Pra quem gosta de listas então, um prato cheio! As ilustrações são lindas, e os temas os mais diversos. Pra preencher sem pressa e sem compromisso. Um livro literalmente pra ler a vida toda.

chalitaleal 29/07/2020

Litografia de quem?
Quando vi este livro na livraria pirei na batata, por que gosto de escrever, registrar minha vida porém, sem me atentar ao tipo de lista. Ela se tornou meio que inútil. Talvez se vc eh um burguês este livro eh para você. Pois terá mais experiências de quem tem mais oportunidades. Quando peguei este livro vi que como uma pessoas que eh pobre nao tem o que escrever nesta litografia... mas não eh que não tenha minhas listas... mas não são compatíveis a minha realidade, isso me leva a crer que a pessoa que fez este livro vem de acordo co. Suas vivências, ou da maioria que não tem problemas financeiros, acredito que a ideia eh maravilhosa porém, As listas tem mais haver com poder aquisitivos e oportunidades, do que vivências simples que qualquer ser poderia utilizar.
Isso me deixa mais um questionamento... pobres não tem o que registrar? A cultura da escrita não é para o pobre?

Sandra (@lidosnaestante) 17/04/2020

listas...
Muitas listas que não se encaixam no meu perfil.

Um dia quem sabe eu volte e responda... um dia quem sabe...

Laura Brand 01/05/2018

Nostalgia Cinza
Sempre fui a louca das listas. Adoro rabiscar rascunhos com listas de supermercado, listas de leitura, ideias para posts e até listas pessoas com pequenas coisinhas que me fazem sentir bem. Mas em 2018 isso se tornou ainda maior.

Escrever à mão sempre foi um prazer enorme pra mim, mas desde que comecei a fazer um scrapbook, um tipo de bullet journal e um diário de textos e colagens, parece que fiquei ainda mais animada para voltar às origens e rabiscar pensamentos por aí. Pensando nisso escolhi conhecer um pouco mais sobre o livro Listografia, publicado pela Intrínseca e já posso dizer que está sendo um belo hobby.
O propósito do livro Listografia é fazer com que o leitor escreva uma biografia em forma de listas. É uma proposta bem legal porque permite que você carregue o livro é vá preenchendo ao longo do tempo, não tem aquele trabalho maçante de fazer tudo de uma vez ou de se sentir na obrigação de escrever todo dia. É um passatempo divertido e que rende diversas recordações.

Assim que recebi o livro, fui passando as páginas enquanto conversava com meu namorado. Além de preencher algumas listas com acontecimentos recentes, fomos relembrando momentos e compartilhando histórias. Mais do que uma autobiografia diferente, Listografia é ótimo para render conversas e dividir momentos em comum.
As listas envolvem desde temas mais sérios e que podem te levar por um caminho de reflexão e autoconhecimento até temáticas mais descontraídas como "liste as maiores figuras com quem você já trabalhou" e "liste os lugares mais estranhos onde você já fez sexo". É uma boa pedida tanto para quem gosta de pensar sobre temas mais sérios e reflexivos quanto para aqueles que querem registrar histórias que renderam boas memórias e boas risadas. As listas podem ser sérias, mas também podem ser apenas um escape cômico em meio à rotina.
Para quem tem dificuldades em manter um diário, pode ser uma ótima alternativa porque ajuda a relembrar momentos e é uma iniciativa fácil de manter como um hábito. Como as listas são guiadas, não é preciso muito esforço criativo além de exercitar um pouco a memória e definir algumas prioridades. Para aqueles que querem algo mais livre, as últimas páginas têm espaços em branco para que o leitor crie suas próprias listas e as preencha da forma que achar melhor, seguindo a temática que for mais agradável.
Listografia é um livro incrível para carregar na bolsa e para presentear. É um ótimo exercício de memória, um diário inusitado e uma autobiografia descontraída. Preencher as listas rende boas conversas, reflexões e lembranças que vão te fazer querer carregar o livro para todo lugar.

site: http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2018/05/resenha-listografia.html

Dani 18/03/2017

Nostalgia + listas = amor
Desde que comprei “Uma Pergunta por Dia”, comecei a me interessar bastante por livros interativos. Mas nada que envolva destruir diários, hahaha. Para mim, os livros devem ter como objetivo serem preenchidos para relembrar de certo momento no tempo. Já deu para perceber que eu sou uma pessoa bem nostálgica, né?

Então, desde que soube de “Listografia”, fiquei louca para comprar e passar um tempo preenchendo suas inúmeras listas. O que me chamou a atenção no livro foi o fato dele cumprir o meu pré-requisito nostálgico e… Listas! Quem não ama fazer listas?! Eu AMO fazer listas!

Resenha Listografia – Lisa Nola | Dani Que Disse

Existem diversos assuntos para você listar, como:

– Liste as coisas que o deixaram feliz por tê-las feito;

– Liste o que faria se ganhasse na loteria;

– Liste o que mudou em você desde a adolescência;

– Liste as pessoas famosas que já encontrou;

– Liste seus hobbies antigos e atuais…

E por aí vai!

Sério, é muito gostoso sentar, pegar minhas canetas coloridas e preencher o livro. Relembrar de momentos importantes e que me marcaram, de pessoas… É muito bom.

site: http://daniquedisse.com.br/2017/03/resenha-listografia-lisa-nola.html

dayukie 29/10/2015

Um livro que te faz pensar...
Quem nunca fez uma lista de coisas, não é mesmo?
Esse livro é para a sua lista nostálgica!
Aquela banda preferida, aquela viagem inesquecível, um professor que você gostou muito, aquele filme predileto... Pois é. Um livro para você anotar pedaços da sua história, aquela partezinha que você não quer esquecer nunca, sabe?
Eu me apaixonei por esse livro, poder guardar algumas das minhas recordações, forçar a minha mente a lembrar de momentos estranhos, alegres ou prazerosos...Perceber que preciso viver mais. Sim, esse livro é uma boa forma refletir sobre a vida e acredite, foi um dos melhores livros para o meu crescimento pessoal!

Confira a resenha completa!

site: http://goo.gl/lrFkEt

Lorenna Duarte 18/09/2015

Amei
O livro é despretensioso, porém, nos faz refletir nossos momentos e registrar em poucas palavras (listas) partes marcantes de nossa vida. É uma ótima terapia.