Listografia

Listografia Lisa Nola

Resenhas - Listografia

Juliana 24/12/2014

Uma autobiografia em listas
Listografia é um livro interativo escrito pela Lisa Nola que possui como proposta ajudar o leitor a criar sua autobiografia a partir de listas. Nola teve essa ideia, pois se diz nostálgica e ama os detalhes da vida. A obra traz inúmeras ilustrações divertidíssimas de Nathaniel Russell.

Eu amo livros interativos como "O livro do bem", "Destrua este diário" e "Termine este livro". Porém, a obra "Listografia" possui um diferencial: você não vai conseguir completá-lo em tão pouco tempo quanto completaria as obras supracitadas. E o motivo é claro: é uma autobiografia, ou seja, você vai completar o livro, aos poucos, ao longo de sua vida.

Desse modo, é impossível completar algumas listas de imediato. Por exemplo, listar as realizações das quais você mais se orgulha. Oras, até tenho realizações das quais me orgulho, porém, acredito fielmente que não serão as únicas (aliás, assim espero né rsrs)! Então, isso significa que é necessário paciência para que tais eventos ocorram. Se você é uma pessoa ansiosa, assim como eu, essa obra é um bom exercício para controlar a ansiedade. :)

Em suma, eu gostei muito do livro! Ele possui desde listas mais simples, como listar os nomes dos animais de estimação que você já teve, até listas mais complexas como os melhores momentos de sua vida.

A maioria das listas são muito pessoais, o que torna o livro mais especial ainda. É muito legal saber que em meio aos livros da minha estante está minha autobiografia. ♥

A EDIÇÃO:

O livro foi publicado pela Intrínseca, em 2014, e possui 160 páginas divididas em diversas listas divertidas. Não possui prólogo e nem epílogo, porém, possui nota da autora no início do livro.

A obra possui as páginas amareladas, diagramação extremamente centralizada e letras de tamanho ideal. Além disso, ao lado de cada lista, há uma ilustração super divertida com uma explanação abaixo dela.

O livro não possui orelhas, as bordas são arredondada, sua capa tem cores bem vivas e é texturizada, o que faz com que o toque seja agradável.

site: http://www.livroseflores.com/2014/12/resenha-listografia.html
Cí­nthia 25/12/2014minha estante
Ei, Juliana, adorei sua resenha! Fiquei com muita vontade de fazer essa lista. Já quero esse livro. Me identifiquei com o fato da autora ser nostálgica e valorizar detalhes.

Ps. adorei seu jeito de escrever. A resenha tá muito concisa e bem escrita.

:**

Cássio Cipriano 11/04/2024

Uma proposta interessante e diferente.
A proposta do Listografia é que o leitor escreve uma autobiografia em listas. Para isto, cada página propõe que o leitor faça listas de coisas diferentes, indo de coisas simples e comuns à coisas mais inusitadas, por exempo, tem páginas que pedem para listar o endereço das casas que você já morou ao longo da vida, dos professores preferidos que já lhe deram aula, dos seus filmes preferidos... Enfim, coisas comuns, mas há coisas do tipo liste seus maiores medos, situações mais constrangedoras que você já viveu, e por aí vai. O ponto é que criar estas listas, seja as mais comuns ou as mais estranhas, nos faz rememorar muita coisa sobre a nossa trajetória, rir, ficar nostálgico. É um exercício terapêutico e uma maneira peculiar de refletir sobre nossa própria trajetória.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

. J e n n i . 09/08/2022

Um livro diferente com ilustrações muito belas. Reafirma que podemos escrever nossas próprias biografia através de listas, uma idéia maravilhosa. Não sei com não pensaram nisso antes. Há um certo conforto nas listas, uma calma controlada e clara de que não há outro modo de ser escrito aquilo, a não ser nas mudanças das classificações. E é um controle simples e bem vindo. Odiava listas, pois até então estavam associadas a memorização ou tarefas para mim, mas descobri que elas também tem um efeito terapêutico, e quando busquei por um livro sobre o assunto me deparei com este, super interativo. Vale muito a pena o ler, recomendo nem que seja para se divertir por algumas horas.

Marcelo217 24/01/2021

Divertido
Um presentinho de aniversário.
Me diverti muito com essa autobiografia em listas.

Mel 25/04/2021

TUDO PRA MIM
Desde pequena sempre amei diários, listas, caderninhos aleatórios e essas coisas assim onde eu pudesse escrever um pouco sobre mim durante um momento da minha vida.
Quando me deparei com esse livro fiquei completamente encantada. Ele é perfeito, tem diversas listas sobre diversos assuntos, perfeito pra uma maluca por listas como eu. Muitas ainda não preenchi pq não passei por certas situações, mas espero preencher no futuro.
É pra ser a nossa autobiografia e algo divertido de fazer, então não tem pq ter pressa, estou preenchendo com o tempo. É muito gostosa a sensação de nostalgia que temos ao preencher algumas das listas, sem contar que ele também ajuda muito no autoconhecimento.

Renata (@renatac.arruda) 27/02/2015

Uma versão premium de um livro de atividades
Voltado para o público adulto, a proposta é fazer do livro uma espécie de "autobiografia em formato de listas". A autora te convida a relembrar os lugares onde você já morou, seus colegas de trabalho mais figuras, os empregos que você já teve, lugares estranhos onde fez sexo, paixonites, descobertas, o que mudou em você desde a adolescência, coisas ruins que fez na infância, o que gostaria de fazer no dia de folga, ocasiões onde esteve diante de uma plateia, etc.,sempre acompanhados das divertidas ilustrações de Nathaniel Russel, que fogem do óbvio e do piegas. Como não rir de "Introdução à Taxidermia" ilustrando as escolas e cursos que você ja frequentou (quem nunca frequentou um curso inusitado?!), da "Garota da Farmácia" nas paixonites ou na "Tendência a fazer tudo em formato de coração" na lista do que gostaria de mudar em si mesmo? Aliás, para mim, que tenho síndrome do pânico, ver um "Medo irracional de alhos" me fez relaxar bastante ao encarar a lista dos maiores medos.

Leia mais no Prosa Espontânea:

site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2015/02/listografia-lisa-nola.html
Kell Kasperavicius. 06/05/2015minha estante
Achei uma graça a sua resenha, de verdade.
Tenho o livro a algum tempo, talvez desde o ano passado, e você me descreveu muito com dizer sobre as risadas que deu por causa das ilustrações - que são, talvez, a segunda melhor parte do livro, sendo a primeira a sensação maravilhosa e nostálgica de fazer listas pensando no seu passado, distante ou não -, e também me fez ficar mais tranquila sobre meu pavor de aranhas, e do Rake, The Monster o medo irracional dela de alhos, rs.
Continue com essas resenhas lindas,

Sandra (@lidosnaestante) 17/04/2020

listas...
Muitas listas que não se encaixam no meu perfil.

Um dia quem sabe eu volte e responda... um dia quem sabe...

chalitaleal 29/07/2020

Litografia de quem?
Quando vi este livro na livraria pirei na batata, por que gosto de escrever, registrar minha vida porém, sem me atentar ao tipo de lista. Ela se tornou meio que inútil. Talvez se vc eh um burguês este livro eh para você. Pois terá mais experiências de quem tem mais oportunidades. Quando peguei este livro vi que como uma pessoas que eh pobre nao tem o que escrever nesta litografia... mas não eh que não tenha minhas listas... mas não são compatíveis a minha realidade, isso me leva a crer que a pessoa que fez este livro vem de acordo co. Suas vivências, ou da maioria que não tem problemas financeiros, acredito que a ideia eh maravilhosa porém, As listas tem mais haver com poder aquisitivos e oportunidades, do que vivências simples que qualquer ser poderia utilizar.
Isso me deixa mais um questionamento... pobres não tem o que registrar? A cultura da escrita não é para o pobre?

themoon 17/11/2022

divertido
gosto bastante de livros interativos mesmo que por pdf, as vezes baixo por tedio e para relembrar coisas antigas, achei legal esse.

Lorenna Duarte 18/09/2015

Amei
O livro é despretensioso, porém, nos faz refletir nossos momentos e registrar em poucas palavras (listas) partes marcantes de nossa vida. É uma ótima terapia.

Andiara 01/06/2015

Bom, esperava mais do livro, por exemplo, o livro tem uma das lista como ''liste as pessoas com quem já morou'' como podemos listar algo que ainda pode ser alterado, esse livro seria melhor para uma pessoa no fim da vida, pois conseguiria de fato fazer listas concretas sem que as mesma possa sofrer alterações. Outros livros interativos que já concluir bateram de 1000 nesse livro, porem valeu experiencia.
Sara 21/07/2015minha estante
Na verdade, o livro não dá margem para alteração. Se você preencher 5 linhas da lista "Liste as pessoas com quem já morou'' e futuramente ter novos companheiros de quarto ou casa, essas 5 primeiras pessoas não estarão no local errado, pois você realmente morou com as primeiras. Ele não te pergunta sobre somente o seu presente, mas o passado. O único problema é se a lista não comportar tantas mudanças na sua vida, aí aonde você vai escrever?

dayukie 29/10/2015

Um livro que te faz pensar...
Quem nunca fez uma lista de coisas, não é mesmo?
Esse livro é para a sua lista nostálgica!
Aquela banda preferida, aquela viagem inesquecível, um professor que você gostou muito, aquele filme predileto... Pois é. Um livro para você anotar pedaços da sua história, aquela partezinha que você não quer esquecer nunca, sabe?
Eu me apaixonei por esse livro, poder guardar algumas das minhas recordações, forçar a minha mente a lembrar de momentos estranhos, alegres ou prazerosos...Perceber que preciso viver mais. Sim, esse livro é uma boa forma refletir sobre a vida e acredite, foi um dos melhores livros para o meu crescimento pessoal!

Confira a resenha completa!

site: http://goo.gl/lrFkEt

Dani 18/03/2017

Nostalgia + listas = amor
Desde que comprei “Uma Pergunta por Dia”, comecei a me interessar bastante por livros interativos. Mas nada que envolva destruir diários, hahaha. Para mim, os livros devem ter como objetivo serem preenchidos para relembrar de certo momento no tempo. Já deu para perceber que eu sou uma pessoa bem nostálgica, né?

Então, desde que soube de “Listografia”, fiquei louca para comprar e passar um tempo preenchendo suas inúmeras listas. O que me chamou a atenção no livro foi o fato dele cumprir o meu pré-requisito nostálgico e… Listas! Quem não ama fazer listas?! Eu AMO fazer listas!

Resenha Listografia – Lisa Nola | Dani Que Disse

Existem diversos assuntos para você listar, como:

– Liste as coisas que o deixaram feliz por tê-las feito;

– Liste o que faria se ganhasse na loteria;

– Liste o que mudou em você desde a adolescência;

– Liste as pessoas famosas que já encontrou;

– Liste seus hobbies antigos e atuais…

E por aí vai!

Sério, é muito gostoso sentar, pegar minhas canetas coloridas e preencher o livro. Relembrar de momentos importantes e que me marcaram, de pessoas… É muito bom.

site: http://daniquedisse.com.br/2017/03/resenha-listografia-lisa-nola.html

Nise 21/11/2020

É um livro muito legal para se autoconhecer e registrar sua história através de listas. Pra quem gosta de listas então, um prato cheio! As ilustrações são lindas, e os temas os mais diversos. Pra preencher sem pressa e sem compromisso. Um livro literalmente pra ler a vida toda.