Aventuras Na História Nº 134 (Setembro de 2014)

Aventuras Na História Nº 134 (Setembro de 2014) Abril



Resenhas - Aventuras Na História nº 134


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 14/12/2021

Setembro de 2014
"Sociedades secretas do Brasil"
Ih, rapaz! Está lá na capa frase determinista sobre essas sociedades: "determinaram a trajetória do país". Adeptos promovem ostentação e a associação costuma aparecer para desdobramentos considerados positivos. Os negativos são de outra influência, né...
D. Pedro l ia em curriolas, então as curriolas "determinaram a trajetória do país" tambêm...
Essas sociedades gostam de reconhecimento de protagonismo e toda conquista teria vindo daí.
Vários fatores se somam no desenrolar da Histôria.
Mentirosos!

"Um africano em Roma"
Sobre Sétimo Severo, o primeiro imperador romano de origem africana (Líbia, século 2 d.C).
Não ficou claro a criticidade sobre a governança e foi ressaltado o tipo, de grande apoio militarista, a principal "argumentação" para satisfação de sua vontade.
As histôrias parecem se repetir...

"10 assassinas cruéis"
Elizabeth Bathory ficou em primeiro lugar. Hoje tem fama de vampira do século 17, mas isso é teoria conspiratória, por conta de loucuras hediondas e bizarras. Certo mesmo é que a consideram a maior serial killer da História, com mais de 6oo mortes em suas mãos cheias de sangue...literalmente.
Nessa lista deveria ser incluída Catherine de Médici. No século 17 foi uma das responsáveis, dizem até mesmo a principal, pelo massacre da Noite de São Bartolomeu. O evento é chamado de noite mas se estendeu por meses a matança de protestantes por católicos, sobretudo por razões políticas. No que li, essa mulher era mãe do rei da França e temeu a influência de liderança protestante, chamados huguenotes, sobre o filho, pois estaria aderindo a aceitação de guerra com a Espanha. O massacre foi ordenado no dia católico de que santo mesmo? Quando se celebrava casamento de liderança protestante que supostamente o fortaleceria no contexto político. A matança começou por ali e se estendeu por alguns meses, deixando mais de 30 mil mortos. Ah, mas Catherine não matou ninguém com as próprias mãos... Oras, dizem que Hitler também não e é um dos maiores genocidas.
Jezabel também poderia entrar na lista, pelo assassinato de vários profetas do Senhor em prol da idolatria para Baal, história descrita no Antigo Testamento.

Na nota histórica, Oswaldo Aranha presidiu a assembleia na ONU que votou a criação do Estado de Israel em 1947, esforçando-se para que não fosse adiada.
O texto tem os votos favoráveis, contra, abstênções e ausências. Por exemplo, Bolívia foi favorável, Cuba contra, Argentina se absteve e a representação da Tailândia faltou.
Me restrinjo ao registro como curiosidade histórica...
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR