Os Últimos Preparativos

Os Últimos Preparativos Maggie Shipstead

Resenhas - Os Últimos Preparativos

eusouaruby 28/01/2024

É maçante, previsível e parece incompleto. A autora encheu muita linguiça com detalhes sobre eventos do passado que não tinham qualquer importância para a história. Nenhum dos problemas foi realmente resolvido, todos os arcos ficaram sem conclusão. Não consegui identificar o objetivo desse livro nem a mensagem que ele quer passar.

Bella :) 16/07/2023

Foi o que eu esperava
Peguei o livro imaginando que seria como assistir uma sessão da tarde & creio que pelas expectativas serem mornas não me decepcionei

é realmente isso, uma pequena trama, problemas futéis e personagens "água com açúcar", ou seja, nada marcante mas que cumpre o papel de passatempo

um final de semana com uma família se preparando para um casamento, todos juntos em uma ilha que traz lembranças de uma vida inteira, rende uma grande história de fofocas

math! 02/01/2022

Os personagens são atraentes, mas a história peca em excessos desnecessários. Mas, esse garante bastante diversão enquanto os personagens estão juntos para fazer o casamento acontecer. Sem dúvidas o arco mais interessante é o de Agatha e Win.

Gisele 30/04/2021

Os últimos preparativos - Maggie Shipstead
Tentei muito ler este livro até o final, mas não deu não. Um enrendo muito chato que não prende a atenção do leitor, tudo muito enrolado e a autora aprofundando demasiadamente fatos de pouca importância para o enredo. Não dá para dizer que é um best-seller do New York Times.

anna 25/06/2017

Os últimos preparativos
Livro cansativo, sem atrativo. Leitura sem muito sentido.

Jo 30/01/2015

Não era preciso tanta preparação!
A sensação, depois de ter lido "Os últimos preparativos" foi: "ahn? cadê a estória? acabou"? Não estava preparada para a leitura tediosa que o livro me proporcionou, do começo ao fim.
O livro foi premiado, seus direitos autorais comprados para o cinema por Sofia Copola, esteve na lista de best sellers do New York Times e foi tratado, pelo The Guardian, como uma comédia de costumes mordaz e inteligente.
A sinopse promete uma estória interessante e fiquei curiosa para saber o que aconteceria durante os preparativos de uma festa de casamento que reúne todos os familiares e amigos dos noivos em uma ilha. Geralmente, família reunida dá samba, brigas e muitas gargalhadas. Não foi o que aconteceu aqui.
Num final de semana, familiares e amigos estão reunidos em uma ilha para o casamento de Daphne, uma das filhas de Winn. O pai da noiva, estressado, antiquado, e do tipo que dá muito valor para a opinião alheia, colocando seus próprios interesses acima da felicidade da família, está a mil com os últimos preparativos para o evento. Com a responsabilidade de chegar a tempo com o vestido da noiva e ainda preparar um jantar com lagostas para a família do noivo, ele chega a ilha com duas preocupações centrais: sua atração por uma das amigas de infância da filha, que ele julga estar interessadissima por ele; e sua possível admissão no clube de golfe local, frequentado apenas pela "nata", e que já indeferiu o seu pedido várias vezes.
E assim, a estória começa e se arrasta pelas mais de 300 páginas, sem dizer a que veio. Tudo se resume aos detalhes dos preparativos para o casamento e o egocentrismo da personagem principal, Winn, o pai da noiva.
Enfim, personagens sem graça, chatos, estória insossa. Não gostei. Quem sabe, ficará melhor no cinema.
Marta Skoober 30/01/2015minha estante
Boa resenha, Jo!

Mila F. @delivroemlivro_ 10/12/2014

Altas expectativas, uma queda dramática...
Seating Arrangements que ao pé da letra em sua tradução seria mais ou menos como “Arranjo de lugares/assentos” acabou sendo traduzido por Os Últimos Preparativos que, devo admitir, ficou bem mais interessante e TUDO a ver do que o título original.
Acredito que criei algumas expectativas com esse livro, estava imaginando uma história completamente diferente do que a que encontrei em Os Últimos Preparativos, pela sinopse, imaginei-o cheio de romance e comédia, mas me enganei redondamente e isso tornou a leitura tremendamente maçante e enfadonha para mim.
De antemão preciso dizer que a história se passa em um final de semana de preparativos para o casamento de Daphne, filha de Winn Van Meter – isto é o livro se passa em três dias, de quinta-feira, sexta-feira e sábado (o dia do casamento). Todos os convidados são recebidos na ilha de Waskeke e os convidados mais íntimos ficam hospedados na casa dos Van Meter a fim de fazerem as provas das roupas, maquiagens, unhas, lugares nas mesas e todos os preparativos que uma festa de casamento exige.
No meio de tanta gente reunida é claro que vão acontecer escândalos e situações improváveis, mas que são comuns em todos os casamentos. Logo a família Van Meter é uma família elitista que está preocupada em aparentar ser o que não é e escândalos não são bem-vindos, portanto muita coisa que vai acontecer será tomada por escandalosa.
Na verdade, Winn cogita ser infiel a esposa com Agatha a amiga da sua filha, e Lívia – a irmã da noiva e filha de Winn – esta passando por um término de relacionamento doloroso e quer provar que estar por cima, mas acaba fazendo as piores tolices nesse fim de semana.
Depois desse breve resumo do que se trata o livro conseguem entender o motivo da minha curiosidade? A história tinha tudo para ser engraçada, mas infelizmente algo saiu muito, muito, muito errado. O primeiro erro foi a construção dos personagens: frios, vazios e desinteressantes. O segundo erro diz respeito à narrativa maçante e psicológica demais, onde poderia haver mais ação e momentos engraçados. O terceiro erro se trata de um romance que definitivamente não existe e tudo parece girar em torno de sexo, poder e status. O quinto erro se refere ao final previsível pelo andar da carruagem.
Quais os motivos para ler Os Últimos Preparativos? Apesar dos pesares achei que Maggie Shiptead escreve muito bem, portanto, deve levar o crédito quanto à escrita, não é uma leitura fácil e que quer se fazer entender, é uma escrita sutil e psicológica.
Narrativas psicológicas são bastante difíceis porque necessitam ligar as ideias e os fios não podem ficar soltos. A autora consegue ligar todos os pontos, tudo fica com respostas. E conseguimos visualizar bem o interior dos personagens, mas infelizmente ver e entender os personagens não os tornou reais, a autora teve sérias dificuldades em imprimir emoções em suas palavras.
Contudo, mesmo reconhecendo isso, não tenho palavras para dizer o quanto esse livro foi uma leitura frustrante, até mesmo os elementos que deveriam ser surpresa não salvaram o livro e, acredito, Os Últimos Preparativos encalhou tal qual a baleia que encalhou na praia em um dos momentos dessa narrativa.

site: www.delivroemlivro.com.br

Jacqueline 29/11/2014

Leitura naufragante
Nota: 1,5 (pela baleira)

Os últimos preparativos é o primeiro romance de Maggie Shisptead, que teve diversos contos publicados. O livro recebeu o Dylan Thomas Prize e The Art Seidenbaum Award for First Fiction, do LA Times, e teve seus direitos adquiridos para uma adaptação cinematográfica por Sofia Coppola.

Eu tinha muito receio em ler esse livro. Primeiro porque eu já imaginava que seria uma trama mais puxada para o drama do que a comédia. Em segundo lugar, porque eu temia que o elenco de personagens fossem elitistas inexpressivos, e eu não poderia ter acertado mais no meu pré-julgamento.

A história gira em torno do final de semana de preparativos para o casamento de Daphne, filha de Winn Van Meter. Os convidados são recebidos na residência dos Van Meter, localizada na ilha de Waskeke.
Entre as preocupações com o casório, Winn reencontrar Agatha - amiga de Daphne - e cogita ser infiel pela primeira vez. Além disso ele suspeita que a culpa da sua não entrada no clube de golfe Pequod seja de seu rival Jack. Sua filha mais nova, Lívia, acaba de passar por um fim de relacionamento traumático com Teddy, filho de Jack. E assim, entre jantares com lagosta regado a muito gim, o final de semana na ilha tem tudo para se tornar inesquecível.

"Ela tinha visto filmes demais; não entendia que o amor era uma escolha, por onde se entra e sai livremente ponderando com cautela, e não um raio aleatório enviado pelos céus."

Sinceramente eu não sei dizer o que mais me irritou nesse livro. A escrita até é interessante, embora o discurso de crítica que a autora faça em muitas vezes soe um pouco extravagante demais para uma comédia desse tipo. Quase não pude acreditar que este livro se tratava de uma estreia. Preciso dar crédito a estruturação do texto, que segue uma linha coerente até o fim. Só que a estruturação nesse caso não conseguiu salvar a leitura.
Este é o típico caso em que a trama não se sustenta por culpa de personagens entediantes, e falta de reviravoltas. Não tem um personagens por quem eu tenha me interessado, ou criado alguma simpatia.

"A juventude é a melhor desculpa que você jamais vai ter"

O que falta em Os últimos preparativos é sustentação. A ação é praticamente inexistente, e os dilemas de Winn não são o bastante para manter o leitor entretido ao longo das 331 páginas. Um rico com crise existencial por não ser aceito em um clube de golfe para granfinos, abalado por ver que a casa que seu rival está construindo é duas vezes maior e mais cara que a sua, e que cogita trair a mulher na véspera do casamento da filha, não é capaz de conquistar a simpatia de muitos. Pelo menos não a minha.

Os personagens são todos boring, transitando perdidos entre uma cena e outra. A narração em terceira pessoa ao invés de trazer uma profundidade maior, se torna confusa por tentar abranger tantos personagens. Alguns deles sem a menor expressividade para o enredo, que é o caso de Dominique. Imagine ler quase 5 páginas inteirinhas dedicadas a saída de bicicleta que a amiga da noiva deu. Nível de interesse: 0
Não posso negar que temos uma cartela muito interessante de personagens secundários. A melhor amiga da noiva que banca a ninfeta e dá em cima do pai da noiva; a filha mais nova com o coração partido; os irmãos do noivo que "atiram" para tudo que é lado quando o assunto é se dar bem com alguma mulher; a mãe emocionalmente distante, e claro, a tia bêbada divertida com mais perspicácia do que qualquer um na história, e passa o final de semana inteirinho enchendo a cara. Todos provando que não adianta o quão rico você seja, os problemas não enxergam classe social.

Infelizmente Os últimos preparativos foi uma leitura frustante. Nem o troca troca de casais entre os convidados, a baleia encalhada, e as escapadas do patriarca, foram capazes de me manter entretida. O problema foi o excesso de potencial de Shipstead, para uma trama monótoma demais.

site: www.mybooklit.com

Mari 28/11/2014

"- Não posso fazer nada se não me sinto atraído por você. [...] - Eu sabia que você não fazia ideia do que é o amor, mas achava que sabia o que era atração. Você é um idiota. - Bom, foi você quem disse que me amava. - Tem razão. Eu sou ainda mais idiota

Daphne e Greyson estão prestes a se casar. Ela está grávida de sete meses e seu pai, Winn, gostaria que ela não estivesse. Ele é o tipo de homem egoísta, que se preocupa mais com sua reputação do que com a felicidade de sua família e, agora, está realmente cogitando trair sua esposa com Agatha, amiga de sua filha. Sua outra filha, Livia, está traumatizada com o término de seu namoro e tenta, a todo custo, acreditar que vai superar. Todos possuem problemas e uns são o problema e outros, mas, agora, deveria ser a hora de focar no casamento. Será que eles conseguem?

"- Só quero uma distração.
- É o que todas dizem."

Quando li a sinopse de Os Últimos Preparativos ele me lembrou a história de Os Solteiros, de Meredith Goldstein, por girar em torno dos preparativos de um casamento e de vários personagens. Quando comecei a ler o livro de Maggie Shipstead já percebi que a história era mais complexa, porém sem deixar o humor e a inteligência de lado.

A história se passa no sábado do casamento de Daphne e nos dois dias anteriores, quando existe todo aquele lance de provas de roupas, comidas, ensaios e etc, só que os personagens possuem tantos problemas e conflitos que às vezes você até se esquece que tudo está acontecendo em função de uma grande comemoração (e acho que a autora quis passar justamente isso, já que os próprios personagens meio que se desligam do casamento e focam no que acontece além dele). O livro possui um acontecimento principal, porém não apenas um personagem principal. Nós acompanhamos todos os personagens durante esses três dias e todos são importantes da sua maneira.

Este é um livro bem ritmado que aborda o conflito entre as aparências e a realidade. A escrita de Maggie é ótima mesmo com as mudanças de tempo: hora estamos no presente, hora no passado, e em nenhum momento me senti perdida. Pelo contrário, achei super inteligente e foi algo que deixou o livro mais dinâmico e empolgante. Sem falar das tiradas das personagens, que nos fazem rir muitas vezes durante a leitura.

[...] Leia a resenha completa em: http://www.magialiteraria.net/2014/11/resenha-os-ultimos-preparativos-maggie.html

Os Últimos Preparativos é um livro repleto de drama e humor que encantará a todos os que adoram uma história cheia de personagens que não são esquecidos. Maggie Shipstead consegue prender o leitor do início ao fim e nos deixa várias mensagens nas entrelinhas. Super recomendo!