Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil

Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil Sueli Carneiro

Resenhas - Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil

Paulinha 21/04/2024

Importante
Sueli carneiro debate temas importantes como o racismo e todas as suas consequências, no passado, e no que era o presente no ano de lançamento do livro.
Leitura importantíssima.

ju 19/04/2024

Esse é um livro curto que faz uma coletânea de textos que Sueli Carneiro escreveu para o jornal entre os anos de 2000/2010.
A temática se mantém relevante e de alguma forma atual. É necessário ler e compreender sobre o racismo no Brasil.
Mas como os textos são de jornal ela tratou de temas muito específicos do período, no livro eles não tem contexto e nem atualização e algumas coisas ficaram ultrapassadas. Trata muito de textos da época do primeiro mandato de Lula, da época de FHC, que não necessariamente fazem sentido nos dias atuais.
É ok, rápido de ler e bom para quem não tem muito conhecimento sobre a questão racial, eu que já li outras coisas achei no máximo básico.

Marina 14/04/2024

Coletânea de artigos
O livro reúne artigos da Sueli Carneiro do período dos primeiros governos Lula.

É interessante, fácil de ler e super acessível, mas já está um pouco desatualizado - seria interessante re-editar com atualizações e costurando uma conexão maior entre os artigos.

Polaroid 05/02/2024

Cumpre com o seu objetivo
Sueli Carneiro é uma pensadora brasileira importantíssima, nessa série de artigos publicados entre 199 e 2010 trás temáticas extremamente relevantes.

Jéssica Maria 04/02/2024

Escrito em 2011, mas ainda muito atual
Sueli Carneiro não tem meias palavras. Ela escancara o racismo na sociedade brasileira, que trata como natural a desigualdade racial.

O livro é uma reunião de artigos em que a autora escreveu para jornais (principalmente o Correio Brasiliense) entre 2001 e 2010 e, conta com diversas temáticas: dificuldade do brasileiro em ter identidade racial; o acesso de pessoas negras à universidade; a forma com que crianças pretas são tratadas e consequentemente desumanizadas; a necessidade do reconhecimento da desigualdade racial, para só assim poder lutar pela igualdade racial; feminismo negro; trabalho doméstico; racismo ambiental; dentre outros assuntos pertinentes.

No livro, a autora também salienta as premissas básicas para a criação de uma sociedade para além do racismo: garantias legais de igualdade e medidas efetivas para eliminar a discriminação; promoção de oportunidades educacionais, econômicas, empresariais, de emprego e treinamento; participação política; solidariedade dos meios de comunicação para a eliminação de estereótipos; defesa intransigente dos direitos humanos; utilização da força das artes para atingir corações e mentes.

É incrível como 13 anos depois os textos ainda são parte dos debates atuais. Será que o processo de exclusão racial foi mesmo algo trabalhado pelos governos anteriores ou foi apenas uma pauta para angariar votos da população negra? Mais uma vez, o governo do atual presidente tem a chance de responder a esse questionamento, que foi escrito ao fim do seu último mandato.

Wellington.Santos 19/12/2023

Infelizmente o livro que é de décadas atrás continua atual pois os problemas do país continuam os mesmos com relação a esses temas.

imy@s 27/07/2023

Ações simbólicas e sem efeito para o combate ao racismo.
Essa leitura foi muito importante para mim, pois me dei conta que realmente são criadas muitas políticas universalistas, com a prerrogativa que todos os problemas são sociais e todos sofrem igualmente.
de forma que, não se resolve nada e quem de fato é atingido, continua a ser alvo.

Bru 26/07/2023

O livro traz dados históricos e de pesquisas, que ajudam na compreensão do leitor.
Leitura necessária e obrigatoria para a construção de consciência racial e para lutar contra as desigualdades existentes.

Ingrid752 03/07/2023

É um livro realmente incrível, tem tanta riqueza de informações, dados e opiniões, que eu fiquei simplesmente extasiada. Minha primeira experiência com Sueli, e posso dizer que fiquei encantada.

Henrico.Iturriet 10/06/2023

Ótima introdução
Recomendo este livro para todos aqueles que querem começar a entender os debates raciais brasileiros e suas perspectivas mais gerais nessas coletâneas de artigos da grande filósofa Sueli Carneiro.
Aliás, que escrita maravilhosa

littleshwt 12/05/2023

Necessário
Levei exatamente um mês para ler esse livro, e honestamente cada página que passava se mostrava extremamente necessária. Acho que todos deveriam ler algum dia, mesmo sendo relativamente ?antigo? ainda se mostra extremamente atual. Confesso que precisei parar várias vezes a leitura para absorver o que estava escrito, mas mesmo assim meu coração doía e eu sentia que precisava continuar lendo.

Juliane.Motta 30/04/2023

Conheci a Sueli Carneiro num dos melhores episódios do podcast do Mano Bronw. A fala dessa mulher era tão eloquente que desejei saber mais.

Os textos desse livro curto foram escritos em sua coluna de opinião no jornal Correio Brasiliense durante sete anos e, apesar de alguns deles datarem do ano 2000, ouso dizer que são atemporais por trazerem questões históricas de muita luta e discriminação.

Eu jamais conseguirei ter os mesmos sentimentos de uma pessoa preta diante de tanta desigualdade e injustiça, mas por meio dos estudos dessa acadêmica tão acessível, é possível ter um olhar menos preconceituoso e mais dialógico sobre esses temas.

Recomendo a leitura; a Sueli é zica.
Juliane.Motta 30/04/2023minha estante
*Brown

Jéssica Maria 04/02/2024minha estante
Eu adoro essa entrevista. Ela não tem paciência e é muito direta sempre, assim como nos seus textos!

juhandbooks 28/04/2023

Leitura feita para um trabalho de universidade, mas que certamente não me arrependo. Gostei bastante, mas por se tratar de um compilado de artigos de jornal que a autora escreveu entre 2001 e 2010, as vezes a leitura se tornou um pouco repetitiva. Porém, por tratar de temas super importantes, e da autora ser um ícone do movimento negro feminista brasileiro, super recomendo a leitura!

Carla 27/03/2023

NECESSÁRIO
O livro junta, em sua maioria, artigos do Correio Braziliense e traz informações muito importantes para que todos possam entender e se conscientizar a respeito do racismo.