A Autobiografia de Martin Luther King

A Autobiografia de Martin Luther King Martin Luther King Jr.
Clayborne Carson

Resenhas - A Autobiografia de Martin Luther King

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

RyFarias 02/03/2024

Uma vida com propósito!
Eu admirava o homem sem saber da profundidade de sua luta, sem conhecer os detalhes de sua vida, e sem entender a dura realidade do negro, tanto americano quanto no mundo.

Por isso havia o desejo de ler o livro que me foi presenteado.
E valeu muito à pena.

Após conhecer sua história, passei a admirar ainda mais esse homem de Deus qur dedicou sua vida ao chamado que recebeu. Posso garantir que seu desejo de ser lembrado como alguém que tentou dar dignidade aos homens, alimentas os famintos, repudiar a guerra, trazer consciência moral, promover paz, trazer liberdade e esperança foi cumprido.

Ele viveu seu propósito na terra.
Ele chegou ao topo da montanha, vislumbrou a terra, descansou seu coração e morreu em paz.

João Lucas 20/02/2024

Eu tenho um sonho
Martin Luther King foi uma das pessoas mais incríveis que já passaram pelo nosso planeta e essa biografia só confirma o que acabei de escrever. Martin se tornou pastor e transformou as palavras de Jesus em ações que transformaram os EUA. Foi eleito o líder do movimento pelos direitos civis e se tornou o porta-voz da luta contra a desigualdade e a opressão. Ele sabia o que iria enfrentar, mas nunca pegou em armas para revidar a violência que sofria diariamente. É triste saber que ele teve uma vida curta, mas essa biografia mostra que o seu legado ficará para sempre.
Algo que gostei bastante nessa biografia foi que colocaram na íntegra alguns dos diversos discursos dele. Além de cartas como a que ele escreveu quando esteve na cadeia.
Martin Luther King tinha um sonho e continuamos aqui lutando para que o seu sonho se torne real: que as pessoas não sejam julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.

Gabriel 27/12/2023

Sem comentários
Sem comentários. Eu meio que tenho um sonho. Meio que a utopia pode existir. Meio que um de leitura obrigatória

Viviane 19/11/2023

Mais que um sonho, uma esperança?
Ler fragmentos da vida de um dos mais inspiradores líderes da história do nosso mundo, notadamente do século XX, por meio de suas próprias palavras é, sem dúvida, uma experiência necessária de ser vivenciada.
Compartilhar dos sonhos, conflitos existenciais e relatos de Martin Luther King Jr. somente fez com que minha admiração por ele e por toda a transformação que operou nos EUA aumentasse.
É incrível como um homem dotado de uma crença inabalável em seus próprios princípios e guiado antes de tudo por sua consciência tenha conseguido, por meio de sua filosofia de resistência pela não-violência, ter unido todo um povo - os negros estadunidenses - que há muito se encontravam invisibilizados e subjugados, a ponto de se insurgirem pacificamente contra a opressiva segregação imposta por um regime que em muito se assemelhou ao Apartheid e causarem profundas mudanças econômicas, políticas e sociais.
Além de sua resistência pacífica, mas incansável, o que esse pastor de uma pequena igreja Batista do Sul dos EUA e principal expoente na luta pelos direitos civis da comunidade negra nos deixa de lição é que a fé na justiça é a essência de tudo, que não há mudança sem antes de tudo um sonho, não há igualdade sem o exercício do amor e da empatia e que não há revolução que se sustente sem que esteja amalgamada na esperança.
Recomendo muito a leitura. Por meio dela saímos transformados e profundamente inspirados a se opor a quaisquer injustiças sociais.

Catia Gama 23/10/2023

O exemplo para todos
O tanto que King tem importância para a uma geração e pela luta de liberdade.
É perceptível Deus presente em todo o tempo.
Que história, que exemplo a gente ganha com esse livro.
Que importante visão a gente passa a ter, a trabalhar para entender as dores do outro, claro, nós não temos lugar de fala sobre o preconceito sofrido pelos negros, mas temos o dever de aprender para mudar a história, para termos enfim igualdade.

Neno 29/08/2023

Um gigante em nossos tempos
Que livro MARAVILHOSO!
Que grande homem viveu em nossos tempos. Estou extasiado com tamanha virtude de um pessoa que viveu para libertar sua raça. Gente! Vocês tem que ler esse volume. Espetacular.

Matheus656 20/08/2023

A autobiografia de Martin Luther King
Como toda biografia de respeito, ela é muito bem contextualizada e explica todas as controvérsias existentes na vida do Reverendo King. Uma obra emocionante e inspiradora que, particularmente, tenho muito carinho.

fev 16/07/2023

Acredito que antes de qualquer crítica é importante afirmar que Martin Luther King foi um grande líder e revolucionário. Não há como deixar isso de lado. Ele foi um homem negro corajoso que resolveu enfrentar o sistema preconceituoso e racista sem armas. É um mérito. Ainda mais por tudo aquilo que ele ajudou a conquistar para a população negra dos Estados Unidos.

Uma grande lição que podemos tirar dessa autobiografia é como o poder da união e da amizade pode fazer a diferença na vida das pessoas. Tenho para mim que sem isso a movimentação pelos direitos civis encabeçada por King dificilmente teria conseguido algo relevante. O despertar das pessoas negras e o desejo de não cair mais na sujeição das pessoas brancas foi o pontapé inicial. Sem bem que as pessoas negras sempre lutaram.

O racismo e toda a construção racial é um problema das pessoas brancas. Eles inventaram tudo isso. Fico aqui a questionar-me se King conseguiria essa mudança se as pessoas brancas que detinham o poder na época do levante negro não estivessem dispostas a ajudarem. Seria possível? E se não John F. Kennedy ali? Será que as caminhadas não violentas não terminariam em massacre? Apesar dessas e de tantas outras indagações é que tivemos outros acontecimentos.

Apesar de todo esforço e tantas conquistas King acaba morto. A minha divergência com King é ver o mundo através da religião. Para mim, ter uma vida influenciada pela religião, tê-la como um norte não é suficiente para grandes mudanças. O caráter é capaz disso. Você pode mudar pela religião, mas nada adiantará se você possuir um caráter ruim. A história não nega: muitos mataram em nome de um deus cristão.

Enfim, é um livro interessante para saber a trajetória de Martin Luther King e o seu esforço com resultados positivos em mudar a vida de milhões de pessoas negras. A sua luta não foi em vão, mas infelizmente não foi suficiente para acabar com a opressão do povo negro nos Estados Unidos. Tenho para mim que nunca presenciaremos o sonho de King tornar-se realidade. Acredito que só com uma revolução destituindo o poder das pessoas brancas para um dia isso se tornar real. Até lá é preciso que união e força mesmo que não haja mais esperança.

Fica a recomendação para conhecer um pouco mais de uma das grandes personalidades do século XX.

Robert 16/07/2023

Manual de Luta e Sabedoria
A Autobiografia do Dr.King nos ensina a lutar das maneiras mais sábias possíveis, uma história de vida inspiradora e que por mais que tenha terminado de maneira violenta, as palavras de Martin nunca irão seguir esse caminho.

Leonela_ 15/04/2023

Vale cada discurso lido!
A história de luta por justiça e igualdade de um homem que deu a vida por uma causa linda e necessária. Um homem que inspira a todos nós como sermos seres humanos melhores. Seus discursos inspiram, suas palavras e sua luta fazem de Martin Luther King um dos maiores homens da história.

@tigloko 12/04/2023

"Nós queremos ser livres"
Acompanhamos a vida do pastor e ativista político Martin Luther King desde sua infância durante os anos 30, passando por sua formação acadêmica e as várias batalhas que travou contra o racismo e a favor dos direitos civis nos anos 1960. Momentos chaves da sua vida são retratados com suas próprias palavras( o livro foi organizado por Clayborne Carson, historiador especializado em King que reuniu discursos, cartas, diários e textos para montar o livro) como o boicote aos ônibus em Montgomery, a viagem a Índia( grande inspiração para o movimento não-violento na figura de Mahatma Gandhi), a marcha sobre Washington, o Nobel da Paz e Selma.

Foi impossível para mim terminar essa leitura e não ser impactado pelo otimismo e esperança de Martin Luther King. A sua luta pelos direitos civis inspirou uma geração e continua inspirando até hoje. A não-violência adotada por ele é algo admirável tendo em vista o clima quente dos anos 60 no que se refere ao racismo presente na sociedade americana. Sua fé em Deus foi um grande combustível para nunca desistir dos seus ideais mesmo que tudo estivesse contra ele. É um livro muito inspirador.

O livro reúne alguns discursos, cartas e textos que o próprio escreveu e o organizador do livro colocou em uma ordem cronológica dos acontecimentos. Fazendo o livro ter uma linha narrativa bastante coesa, ficando bem fácil se situar. E fiquei surpreso em quanta coisa ele participou e conquistou em tão pouco tempo de vida. Antes desse livro eu só conhecia Selma como um grande momento da vida dele. Mas depois da leitura são tantos eventos importantes que seria difícil cravar qual é a grande contribuição dele. Imagino o quanto mais ele teria contribuído se não tivesse sido assassinado.

Também gostei de conhecer um outro lado do King. Tinha uma ideia de pureza imaculada. E com essa leitura pude saber seus medos, dúvidas e ver um lado mais "humano" dele.
Aline MSS 14/04/2023minha estante
Sua resenha me fez desejar demais esse livro. ???

@tigloko 14/04/2023minha estante
Fico feliz Aline ?, é realmente um livro muito bom

Iago.Gomes 05/02/2023

Grande king
Com certeza King foi e é uma das pessoas mais notáveis do mundo. Uma pessoa extremante inteligente, culta, convicto de suas crenças, sobretudo por ter vivência histórica e empírica.
As cartas escritas por ele deixa claro que seu desejo ao final da vida, de ser lembrado por suas convicções e lutas sociais, antirracista, contra a pobreza, a não violência, etc, foi cumprido com êxito.
O livro nos convida, através de todas as descrições de momentos históricos, a persistir na luta, pois como ele mesmo narra: "A liberdade nunca é voluntariamente oferecida pelo opressor. Deve ser exigida pelo oprimido".

Adriano.Mota 26/01/2023

Inspirador
A leitura desse livro foi inspiradora para mim. Eu tinha um conhecimento muito superficial sobre o grande líder dos direitos sociais nos Estados Unidos e pude mergulhar em suas reflexões sociais, políticas e também religiosas e ver como ele colocava tudo isso em prática serviu de motivação para mim.
Recomendo fortemente a leitura desse livro para quem se interessa por direitos humanos, luta antirracista e também para quem é cristão poder se inspirar em alguém que, de fato, tentou praticar os ensinamentos de Cristo.

JhulianoCesar 06/01/2023

Eu tenho um sonho...
A auto biografia de Martin Luther King, lançada por Clayborne Carson é uma verdadeira aula de história, não só sobre a vida de King, como também o que rolava no período em que viveu, aqui veremos assuntos como a segregação nos Estados Unidos, os protestos e boicotes pelo fim da mesma, a luta pelo direito ao voto, a Guerra do Vietnã, nomes importantes, como Rosa Parks e Malcolm X, além de muitos outros episódios históricos da época de King, que focava muito na luta pela justiça de uma forma não violenta, tendo como inspiração a sua fé cristã e os ensinamentos de Mahatma Gandhi. Infelizmente, Martin Luther King não pode ele mesmo lançar sua biografia, devido ao seu assassinato, porém, Clayborne Carson, com o aval de Coretta King, esposa de Martin, fez um excelente trabalho de estudos, resgatando as suas memórias, discursos e atos que ajudaram muito na luta pelos nossos direitos. Ainda há muito o que se conquistar, mas sem dúvida, muito também já foi conquistado, e com certeza, Martin Luther King foi um dos nomes mais importantes nessa luta.
Netto.Fabricio 06/01/2023minha estante
Cara tenho muita vontade de ler esse livro

JhulianoCesar 06/01/2023minha estante
Ele é muito bom mesmo Netto. Garanto que você vai gostar bastante.

Cristiano 05/01/2023

A obra é baseada praticamente nos 14 anos de luta civil de Martin Luther King Jr, mostra o quanto ele conseguiu guiar um povo a lutar, sem revisar...sem armas, usando a arte da não violência conseguiu ser ouvido!
Nunca foi fácil, mas ele sabia que se fosse de outra forma, poderia ser um massacre com seu povo. O livro relata a história de um homem, um pai, um cristão, um ativista, um político, um cidadão negro, que entendia e sabia do seu valor e seu papel na sociedade!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6