Sejamos todos feministas

Resenhas - Sejamos todos feministas

CAcera3 01/10/2023

Didático
Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adchie

De forma bastante didática, a autora explica e exemplifica o que é feminismo é porque ele é importante para todos.

Margô 30/09/2023

Pela igualdade.
Para tudo e leia de uma sentada, "Sejamos todas feministas "um livreto pequeno de poucas páginas e grandes revelações.

As provocações são bem pontuais, como se você estivesse respondendo às pessoas ao lado sobre questões tão evidentes , mas que não sendo mulher, dificulta a compreensão dos homens e das mulheres menos sensíveis.

Gostei muito de quando ela diz da aparência de mulheres feministas...(rsss) Não entendo quem não gosta de ter uma aparência positiva de si mesma.!
Eu me visto , e me apronto para sentir-se bem com a minha imagem. E tudo certo!
Em qualquer canto do mundo a questão de gênero não pode ser comparada à raça, classe, direitos humanos, etc.
Em "Sejamos todos feministas", esta abordagem traz de forma explícita que o feminismo é um assunto específico ao gênero - Mulher - mas , se os homens não comungam da mesma opinião, não respeitam a igualdade de gêneros, teremos mesmo que educar toda uma sociedade para harmonizar as relações!
Muitos aspectos da relação das mulheres com os seus companheiros , no trabalho, e até mesmo entre nós mulheres precisam ser revistas com as lentes da equidade.
E é claro que, ela traz muitas situações vividas na Nigéria, seu país, sua cultura, seu lugar de fala.
Portanto perfeito!
Super recomendo.

Pbfx901 28/09/2023

Introdutório.
Poucas palavras, mas explica bem o "superficial" para quem quer começar a aprender mais sobre essa pauta social.

Lido em fevereiro de 2021.

Heise0 26/09/2023

Completamente necessário.
O livro, sem devaneios, trata de assuntos que, de maneira alguma, se veria na mídia ou na falação popular. Pessoalmente, tinha uma visão degenerada do feminismo, influenciada pelas observações diárias em que são visíveis na Internet. Mas, após ler esse livro, percebi que o feminismo é completamente necessário, não só na sua rua ou em algum bairro, mas sim no mundo todo, pois são nos cantos mais isolados que o machismo primitivo é dominante.

Mickaelly.soares 25/09/2023

Eu não sou uma mulher feminista, mas decidi ler para entender um pouco melhor sobre o movimento, o que não aconteceu, pois eu já sabia das ideias descritas no livro, como ele é pequeno, logo finalizei a leitura.

madu 23/09/2023

Uma leitura leve e cheia de aprendizados. A autora Chimanda Adiche faz uma análise sobre os problemas de gênero com base em sua experiência e relata episódio em que sofreu algum tipo de discriminação apenas por ser uma mulher. O livro trouxe reflexões que eu já tinha e me apresentou algumas novas como por exemplo quando a autora diz: ? Eu tendo a cometer o erro de achar que uma coisa óbvia para mim também é óbvia para todo mundo.? e sim, quando estudamos um assunto como o feminismo fica óbvio para nós os problemas da nossa sociedade em relação a gênero, como o machismo ainda ataca as mulheres e que ainda precisamos evoluir quanto a esse tópico, porém, tudo isso não é óbvio para todos e depois dessa leitura levarei isso em consideração quando abordar o assunto novamente. A autora também reforça a importância de criarmos uma nova geração com uma mentalidade diferente sendo essa a forma mais eficaz de combatermos o preconceito de gênero, ela afirma ?E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente.? .Afinal toda essa criação que ensina as meninas a serem apenas boas esposas, delicadas e que nasceram para agradar aos homens e que ensina aos homens que não podem ser vulneráveis e que tem que prover a família sozinho, não é mais interessante nem proveitosa a ninguém. O patriarcado está criando apenas mulheres e homens que não consegue serem eles mesmo. Enfim deixo aqui uma citação muito bonita desse livro: ?O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos.?

EstAfani.Sandmann 23/09/2023

Chimamanda é maravilhosa
Minha filha perguntou ao longo da semana qual minha autora favorita esse ano. Eu leio tanto, fiquei na dúvida. Mas ao ler Chimamanda me dei conta que é ela. As semelhanças da Nigéria e do Brasil são tão evidentes quanto seus relatos simples e precisos sobre o machismo de cada dia. Assim como ela, sou feminista também. Livro que transcreve a fala dela num TED, leitura rápida e fácil. Vale demais.

Lana 21/09/2023

"A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura."

"Sejamos Todos Feministas" é um livro curto, mas poderoso, escrito pela renomada autora Chimamanda Ngozi Adichie. Nesta obra, Adichie explora o conceito de feminismo de forma clara e incisiva, abordando temas fundamentais sobre igualdade de gênero e os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade atual. É um texto eloquente e provocativo, que apresenta argumentos bem fundamentados e que nos convida a refletir sobre as disparidades de gênero e a importância de promover a igualdade. É uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em compreender as questões relacionadas ao feminismo.

lethAcia.queiroz 18/09/2023

Sejamos Todos Feministas
Um livro objetivo, retirado de uma palestra da autora para o TEDxEuston, mas que tem muito a ensinar sobre feminismo e o quanto ele é importante para a sociedade em questão de gênero. Esse livro quebra diversos dos preconceitos existentes entre quem não sabe de fato o que é ser feminista e tira o peso dessa palavra ? ?[?] a feminista odeia os homens, odeia sutiã, odeia a cultura africana, acha que as mulheres devem mandar nos homens; ela não se pinta, não se depila, está sempre zangada, não tem senso de humor, não usa desodorante.? Além de trazer ideias interessantes sobre coisas que estão na nossa frente, mas não percebemos ? ?A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura.?

mayara.marinheiromartinelli 17/09/2023

Super atrasada na leitura desse livro e acho q lógico q funciona no formato de TEDX mas não em livro!

Rebs.botan 10/09/2023

Leitura com gostinho de leria mais
O livro é uma leitura rápida, e mt significativa, com poucas palavras ela consegue descrever mtas coisas sobre a desigualdade com as mulheres, o machismo presente em diversas situações q passam despercebidos no nosso dia a dia. Este livro ele é simples porém se você ler com atenção vc percebe diversas coisas importantes. O jeito como ela descreve a situação vc entende perfeitamente tudo. Enfim recomendo e desejaria q todos lessem este livro uma frase que me tocou foi "Quanto mais duro um homem acha que deve ser, mais fraco será seu ego" essa frase me lembra diversos homens que eu infelizmente conheço kkkkkk
Leria mais livros dela e com este tema, livro gostoso demais de ler

everslark 09/09/2023

?a mudança do status quo sempre é penosa?
Eu gostaria muito que o livro fosse mais extenso e explorasse mais os temas, mas é um ótimo ponta pé!

Vica Maltez 09/09/2023

Rápido e necessário
Com poucas palavras a Chimamanda consegue resumir o que é o machismo e como ele afeta a todos na sociedade e como precisamos do feminismo para evoluir. Meu segundo contato com a autora depois de "Nota sobre o luto" e estou cada vez mais encantada com sua escrita e pensamento.

Malu 09/09/2023

Sejamos todos feministas
Um ótimo livro sobre as experiências pessoais da autora que nos leva a refletir sobre a importância do feminismo, principalmente em sociedades nas quais o machismo está tão enraizado como por exemplo a Nigéria, terra natal da autora.