Sejamos todos feministas

Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

Viih Betricia 15/04/2024

Perfeito!!!
Um livro com tema muito forte lido por mim em apenas um dia. Possui em média 80 páginas e é muito bom.
Eu li porque já havia visto o discurso da autora diversas vezes, o que me deixou curiosa para ler suas palavras. O livro que deveria ser lido por todas as mulheres.

Raquel 15/04/2024

Ensinamos as meninas a sentir vergonha. "Fecha as pernas... Nós as fazemos sentir vergonha da condição feminina, elas já nascem culpadas." Essa foi pra mim mãe de menina, uma dura lição. Esperamos que as próximas gerações possam aprender com nossos erros e educarem suas filhas para serem livres, serem quem quiserem ser

@jana450 15/04/2024

Obrigatório
Reli muitas vezes dentro do ônibus, porque considerei tão obrigatório quanto uma oração diária, é bem curto e bom. Recomendo.

Samanta.Caberlon 14/04/2024

Muito bom! feminismo é essencial para as mulheres e toda a sociedade.
é inegável a diferença no mundo por causa do movimento, e se a informação fosse melhor espalhada, muito mais evolução aconteceria com as informações certas!

Dalila80 09/04/2024

É um discurso da autora, não tem bases nem aprofundamento. Linguagem simples e bem superficial sobre o assunto.

gimafe 08/04/2024

'Sejamos todos feministas' é a palestra da Chimamanda no TED e, por isso, é um livro curtinho.

Retrata claramente como as mulheres (ainda) são tratadas na Nigéria, somente por serem mulheres.

A leitura vale a pena para que muitos entendam o real significado do feminismo e tudo o que ele representa. Sem o exagero e o radicalismo de tantos.

YuriBH 06/04/2024

Gostei, mas...
É um livro bem curtinho, de leitura fácil, sobre um assunto super importante e eu até gostei. No entanto, ele tem aquela "vibe" TED Talk (palestras empresariais curtas), até porque é uma versão adaptada da palestra dada na conferência TEDxEuston (link abaixo). Dessa vibe eu não gosto. Também achei a autora muito conciliadora, com medo de melindrar (outra característica desse tipo de palestra). Pegou muito leve com o machismo e os machistas.

site: https://www.youtube.com/watch?v=hg3umXU_qWc

Lúdica 04/04/2024

O problema é que ele é curto.
Impossível, como mulher, ler este livro e não entender o desconforto dos relatos preconceituosos a mulher que a autora levanta. A reflexão sobre nos moldarmos a cultura e não sermos moldados passivamente por ela é fantástica.

izx. 03/04/2024

TODOS!
O livro abre novos horizontes para a ideal equivocado do que é ser feminista numa sociedade em que a opinião masculina tem grande peso, uma postura mais respeitada e o questionamento feminino sendo posto como um atrevimento descabido.

Sejamos todos feministas e que os questionamentos de gênero nunca acabem até que haja uma mudança efetiva!

Bruna 03/04/2024

Leitura básica para ser um cidadão crítico!
Baseado em uma palestra que a autora faz a pedido de amigos, o livro, vai abordar o que é ser feminista e como é fácil julgar um movimento sem se inteirar sobre o seu verdadeiro propósito. Partindo de histórias pessoais da infância e juventude, a autora vai demonstrar como diferença de gênero define como a pessoa é vista pela sociedade e a influência disso em toda a sua vida. Baseada em querer direitos e oportunidades iguais, ser feminista é se colocar como contrário ao sistema que violenta, menospreza, classifica e estereotipa mulheres.

camilasabrinas 31/03/2024

Leitura obrigatória!
Chimamanda Ngozi Adichie, uma das mais importantes escritoras Africanas, escreve "Sejamos Todos Feministas" de maneira clara e objetiva.
Afinal, o que significa ser "Feminista"?
Na maioria das vezes essa simples palavra causa uma tremenda ignorância na sociedade.
Pessoas não buscam conhecimento sobre o que realmente significa ser "feminista". A alienação torna essa gente ignorante, desinformada e desrespeitosa.

Chimamanda, cria um livro que deveria ser lido por todos. Não é errado lutar por igualdade, respeito e conhecimento.

Hilary.Oliveira 29/03/2024

Livro que quebra os estereótipos do que é ser ?feminista?. escrita bem construída e que trás exemplos claros de uma sociedade patriarcal.
gostei bastante da escrita da autora e pretendo ler mais obras da mesma.

aluapana99 28/03/2024

Reflexivo e necessário
Nesse livro a autora conta sobre suas experiências de vida, algumas específicas à parte Nigeriana, porém nunca únicas. Que atire a primeira pedra a mulher que nunca passou por uma situação similar às que ela descreve ou que nunca pôde fazer algo simplesmente pelo gênero ser diferente.
Como a própria autora diz: "a cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar a nossa cultura".
Isso é um processo, leva tempo, mas o essencial ainda falta: a vontade. Todos nós, homens e mulheres, temos que melhorar. E reconhecer que existe um problema de gênero é ser Feminista.

Giulia.Marques 26/03/2024

?Elas já nascem culpadas.?
Não conhecia a autora e fiquei interessada em conhecer as outras obras dela, porém, confesso que esperava um pouquinho mais do desenrolar do livro.

Os tópicos pautados são de extrema relevância e consegui reconhecer a experiência e revolta pessoal da Chimamanda, mas achei que poderia ter sido um pouco mais aprofundado.

Porém, a leitura é fluida e sempre necessária. Levei cerca de 40 minutos pra ler e quando acabou nem havia percebido que já estava no final.