Sejamos todos feministas

Sejamos todos feministas Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

carol 09/04/2021

?Ensinamos as meninas a se encolher, a se diminuir, dizendo-lhes: ?Você pode ter ambição mas não muita. Deve almejar o sucesso, mas não muito. Senão você ameaça o homem. Se você é a provedora da família, finja que não é, sobretudo em público. Senão você está emasculando o homem.??

Sara Sousa 15/05/2021

Recado importante
É um livro curto e muito fácil de ler. Todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez.
Chimamanda conta histórias de injustiça que viveu apenas por ser mulher e afirma que todos devem ser feministas, pois não é normal que nossa sociedade viva a injustiça entre gêneros.

Samynne 25/06/2020

Feminismo para iniciantes
Completamente necessário apesar de básico.
Leitura fácil, rápida, mas ainda assim contém ensinamentos valhiosos.
Aprendi que não devo diminuir o discurso alheio. Agora é praticar.
Samynne 25/06/2020minha estante
vaLHiosos não peloamooor!!! Foi o sono gente ??

Carol 07/06/2020

Necessário. Existem livros que você acha que não precisa ler, até você lê-los. Esse com certeza é um desses livros. Sejamos todos feministas!

MillaJauregui 05/06/2020

Reflexivo
É um livro bom, curto e explicativo, gosto que ele seja extremamente fácil de entender, profundo; não só falar do feminismo em geral, mas também falar sobre ele dentro da cultura dela. Porque se pararmos para pensar somos "privilegiadas" há tantas outras culturas que as mulheres são reprimidas de formas absurdas e desumanas, e devemos usar isso para lutar cada vez mais, lutar por elas, por nós, pela nossa equalidade. Juntas somos mais fortes.

13marcioricardo 18/05/2022

Infantil
O livro é uma ensaio entre a relação homem/mulher, descrito sob viés feminista. É um livro bem pequeno mesmo. Além disso, é pueril. Foi escrito por uma mulher, mas qualquer garota de 13/14 anos poderia escrever algo semelhante.

Com uma profundidade que quase me chega nos tornozelos, os argumentos da autora se tratam de coisinhas mesquinhas do cotidiano e sem real valor, excetuando um único exemplo, fruto da cultura nigeriana.

Tenho uma familiar que... Conheci uma amiga que... O empregado não me cumprimentou... Tive que usar uma roupa y ( não porque foi obrigada, mas porque sentiu que.. ) Enfim, com as vistas curtas, a autora sofre com episódios circunstanciais, que segundo ela, se dão por ser mulher numa sociedade machista. Claro, não se lembra nem menciona nenhum episódio em que homens foram condescendentes com ela ( ou outras ), ou que foi beneficiada pelas mesmas razões.

Diz que feministas não odeiam homens. Lembro de uma que atirou três vezes em Andy Warhol. E depois, quando foi detida, teve uma manifestação de feministas a pedir para a soltarem. Que é isso, atirar três vezes num homem, afinal ele nem sequer morreu. É uma feminista importante, porque escreveu um manifesto a pregar a extinção e o extermínio dos homens. Sejamos todos feministas.

Mas, vamos aos dias de hoje. Só uma pessoa muito ceguinha não vê um monte de mulheres afirmando na internet que odeia homens. Atrás de um teclado são muito valentes. E o que une todas essas mulheres que odeiam machos ? O feminismo.

A autora faz ainda um ataque velado à masculinidade. E como boa feminista que é, contradiz-se na última página, elogiando seu irmão másculo. É curioso ver como feministas, que antes deturparam e desvirtuaram a palavra machismo, agora fazem o mesmo com a masculinidade. E enquanto convencem os homens a serem mais afeminados, tratam de dizer às mulheres que são poderosas, corajosas, fortes e independentes. É preciso explicar isto ?..

Outra característica tipicamente feminista que encontramos aqui é a bolha incrivelmente pequena de que se trata este mundo. Sejam o que quiserem, diz a autora, como se isso fosse possível para a maioria das pessoas. Este e outros raciocínios de uma pobreza intelectual e falta de noção gritantes são abundantes.

Como disse no início, é uma obra sob o viés feminista, por isso não vai muito além do umbigo da autora. Igualdade nos ofícios que dão prestígio, fama, dinheiro, poder, reconhecimento. Nos que dão sacrifício, reduzem anos de vida, riscos, etc, nem uma palavra.

Acabou sendo coincidência ler este livro hoje, que as televisões anunciaram igualdade de salário entre a seleção masculina de futebol e a feminina dos EUA. Uma vitória feminista, claro, contra a injustiça e a desigualdade, disseram, nos ensinando a pensar, que é como quem diz, com papas e bolos se enganam os tolos. Afinal a seleção feminina até é campeã do mundo e a masculina nem está entre as melhores.

Poucas atividades demonstram tão explicitamente o mérito e o rendimento quanto os esportes. E esta seleção feminina, campeã do mundo, foi goleada por 5-2 por uma equipa sub15 de Dallas. Isso mesmo, a seleção nacional dos EUA, campeã do mundo, foi humilhada por uma equipa local de garotos que nem sequer são pagos. Mas as senhoras agora ganham tanto quanto os homens, ainda que quem verdadeiramente lhes pague o ordenado sejam as receitas do futebol masculino. E chamam-lhe de justiça.

Sra Chimamanda, se como vc diz, o olhar masculino não lhe interessa pra nada, porque haveria o homem de se interessar pelo seu ?
Roberta 18/05/2022minha estante
Muito bom o seu texto

13marcioricardo 19/05/2022minha estante
Obg Roberta!

Gustavo 25/05/2022minha estante
Oii, amigo!! Eu fui ler a sua resenha e eu li uma parte sobre a Violet Solanas. E eu acredito que passar uma desinformação e generalizar o movimento é um pouco errado. Existem vertentes do feminismo que lutam por causas diferentes (assim como qualquer pensamento filosófico). Mas, no caso da Violet, ela era uma feminista radical que pregava o fim do gênero. Não quer dizer que toda feminista seja uma radical. Eu, pessoalmente, nunca consegui ter a chance de ler algo da Chimamanda. Mas, pegar uma parte e demonizar um todo é um pouco irresponsável. Se você quiser conversar e debater sobre isso, sou super aberto ao diálogo respeitoso.

Gustavo 25/05/2022minha estante
Valerie Solanas**

Pavozzo 09/06/2022minha estante
Delícia de resenha.

Ri, questionei, concordei e assenti. Lavou-me a alma :)

oilais 23/08/2020

Poderia facilmente ser considerada uma leitura obrigatória para todos aqueles que querem entender um pouco mais sobre o feminismo.

Shaira 05/12/2022

Leitura breve mas necessária
Esse texto é muito bonito, a leitura é tão fluida? parece q estamos conversando com a autora. Da pra ler em um dia? alguns minutinhos e já acabada com ele.. recomendo muuuuito! Ótimo pra sair de ressaca literária também rs

04/06/2021

Eu amo uma mulher!
É um erro passar pela vida sem ler essa obra. Essa é a única coisa que você precisa saber, caso esteja aqui buscando uma indicação.
Juliana Rodrigues 04/06/2021minha estante
Quero muito ler esse livro, será um dos próximos!

04/06/2021minha estante
Leia!!!

Cris Mendonça 08/06/2021minha estante
Muito bom mesmo ??!!

Jeff 30/03/2021

?? Sejamos todos Feministas tem o objetivo de nos trazer reflexão de como os gêneros estão sendo impostos na sociedade, tendo-se como aprofundamento, o gênero feminino.
?? A escrita da autora é bem envolvente, possui uma linguagem fácil e é cheios de exemplos, para que assim, possamos visualizar mais facilmente esses preceitos de gêneros.
?? Leitura necessário para todos os indivíduos de todas as sociedades, precisamos refletir sobre nossas ações que são, de forma inconsciente, nocivas. Além de atualizar nossos valores culturais.
CITAÇÕES
"A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura"

"O problema da questão de gênero e que ela prescreve como devemos ser em vês de reconhecer como somos"

Isa 17/07/2021

Apesar de curtinho, o livro tem uma análise muito boa sobre os dias de hoje e me fez abrir os olhos pra muita coisa que eu considerava "normal". A abordagem é bem interessante e eu recomendo mtmt esse livro.

Chico Jr 04/02/2021

Interessante!!!
Leitura fácil, texto claro e bastante objetivo. Posicionamento feminista sem exageros, sem vitimismos, sem apelações...Recomendo!

arttbooks 06/12/2020

É um livro bom, mas fiquei decepcionada por ser apenas uma introdução ao feminismo. Estava esperando algo mais elaborado e que falasse mais da história e trajetória de mulheres feministas no mundo (ou apenas na África mesmo). Recomendo para homens e mulheres que não sabem muito sobre o feminismo, mas querem começar a estudar sobre!
May | @vidadaleitora 06/12/2020minha estante
Eu entendi o q esperava, eu tambem, mas acho q é propositalmente objetivo pra ler numa sentada e entender de uma vez por todas, especialmente pra pessoas q nao leem na frequencia e gosto que lemos.

Bonnie | @bonnielendo 06/12/2020minha estante
Acho que você esperou demais de um livro curtíssimo desse

Bonnie | @bonnielendo 06/12/2020minha estante
Além de que, esse livro é a transposição de uma palestra que a autora deu :) se quiser ver a palestra, é só pesquisar no YouTube!

flavioadsilva 29/06/2021

Sejamos Todos Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie.
Sejamos Todos Feministas é uma transcrição de uma palestra que a Chimamanda foi convidada a participar. Em seu conteúdo, a autora fala de sua e, implicitamente, a realidade das mulheres na Nigeria.

São pontuados atitudes do dia a dia em que a sociedade nigeriana é bem inflexível, quanto ao anti-feminismo universal mais os costumes que fazem uma mulher como ela, inteligente, influente, importante, não ter sequer voz.

O livro não é radical, que acaba sendo importante na disseminação e na quebra de paradigmas.