Perigos no Mar

Perigos no Mar Aristides Fraga Lima
Aristides Fraga Lima




Resenhas - Perigos no Mar


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Nicole 12/03/2024

Super fofinho
Apesar do livro bem antigo, a história é muito bonitinha, foi escrito de uma forma suave, que não dificulta a leitura. É gostoso de ler, prende rápido e quando se dá conta já acabou, pois são pouquinhas páginas.
comentários(0)comente



GiSB 17/02/2024

Inverossímil, mas divertido
Um passeio de barco (escuna), para pescar, que se tornou naufrágio.

3 crianças ficam à deriva, em um barco salva-vidas.

Aventuras de navegação e sobrevivência. Essa é a parte inverossímil.

São os três irmãos juntos que se autosalvam. Navegam sob a direção e conhecimento náutico do irmão mais velho, que detém conhecimento prático adquirido da vivência com pescadores, e conhecimento científico adquirido de leitura.

Vão fazendo navegação até chegar à costa, e após, beira-mar. Param em determinados locais para conseguir alimentos e descanso. Encontram-se até com índios pataxos.

Por fim vão parar na cidade de Porto Seguro, local que recebem ajuda do prefeito e então são entregues à família das crianças em Salvador, capital, onde moravam. Lá ao encontrar os pais e demais náufragos que logo se salvaram em outro bote salva-vidas, mas que expelido este em direção à praia próxima, enquanto o das crianças fora na direção sul e desceram bastante no litoral.

Lá também souberam que foram feitas as buscas marítima e aérea e nada havia sido encontrado.

E com final feliz.
comentários(0)comente



Leandro423 02/02/2024

Contém possíveis spoliers
Meu livro favorito da coleção, o mais nostálgico que tive, por isso a rejeitará.
Fala da história de 3 irmãos que ficam a deriva no mar e tem que se virar pra achar o caminho de volta...
Pra quem tá iniciando a vida literária e um livro que vale muito a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tom Chagas 16/06/2023

Perigos no mar
Tenho um filho que está no sexto ano e a escola pediu para ele ler este livro, como ele relutava em ler, resolvi ler com ele. Leitura fácil, agradavel e divertida como todo livro da série vaga-lume. Relembrei meu tempo de adolescência. Espero que o livro desperte o gosto pela leitura no meu filho também.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mnk0 28/07/2021

Outro livro da coleção vagalume
Esse livro é um livro bem rapidinho de ler e divertido, não tenho nada a falar, só tem uma coisa,o final foi fraco e rápido, a parte dos índios foi mt aleatória nada a ver com história,a parte do prefeito pioro,enfim não tinha expectativas mesmo.?
comentários(0)comente



Caio 14/01/2020

Uma boa aventura sobre a vida no mar!
Li esse livro em dois dias pois quando comecei a pegá-lo para ler a sinopse, já me peguei lendo o livro inteiro, fiquei viciado rsrs. Passei réveillon lendo em casa mesmo rs. Mas indo direto ao ponto: Gosto de como foi retratado a vida dos marinheiros, que vivem da pesca, vivem no ar, as crianças na história começam a viver as primeiras aventuras no mar e conhecer esse universo incrível. Aprendem a entender como funciona a pesca de peixes, polvo e outros bichos do mar, como manobrar o barco e outras dicas utéis de sobrevivência que receberam na vida e isso será muito importante, pois as três crianças lutarão pela sobrevivência, onde vão depender deles mesmo para andar no Netuno, encontrar o caminho de casa, ir atrás da água e comida. A descrição da natureza do local, das técnicas de sobrevivência é o ponto alto da história, além do aprendizado, acontecimentos na qual as crianças estão convivendo nas suas aventuras. Não dei nota máxima por alguns motivos que deixam a obra chata, e traz certa ignorância e bobagens do autor (COM SPOILER):
I - Chamar os índios pataxó de semicivilizados é algo ridículo: Quando li isso, é aquela mesma visão colonial e preconceituosa em cima dos indígenas onde o branco que é civilizado, o selvagem, o indígena é comparado como antisocial, animal, nada civilizado.
II - Citações constantes do Cristianismo na obra: Jesus para lá, graças a Deus para cá, na onde se torna algo irritante, nada agradável, exagerado e sem nexo em vários momentos. Tudo bem o autor acreditar no Deus dele, mas transparecer demais na obra foi um desânimo nessas ocasiões.
III - Mesmo perdidos, no mar, sempre tem aquela tradicional separação de tarefas domésticas destinadas a menina náufraga, onde a mulher cuida de cozinhar, cuidar da casa,
o homem vai fazer o trabalho pesado. RIDÍCULO. Mas infelizmente natural: Esse pensamento ainda se sustenta hj em dia no séc XXI mas as mudanças são lentas e eficazes ainda bem para mudar esse pensamento ignorante.
Então é isso: Tirando esse elementos, é um bom livro com aventuras para quem ama o gênero: Piratas, vida marinha.
Nota: 3.5/5
comentários(0)comente



Marriete 11/08/2019

Perigos no Mar - Resenha Autor: Aristides Fraga Lima
O senhor Marcelino é engenheiro aposentado. Ele sempre foi fascinado pelo mar, e, por isso, escolheu morar próximo a praia, junto com sua esposa, dona Rosinha e seus três filhos: Márcio, Lino e Bete.

Seu Marcelino resolve levar seus filhos adolescentes para uma pescaria juntamente com o pescador Pirata, o marinheiro Bruno e o cozinheiro Gama. Durante essa pescaria eles descobrem como Pirata perdeu a perna e aprendem alguns segredos do mar. Após um dia produtivo e uma chuva torrencial, todos resolvem voltar para casa. O que ninguém esperava, é que a escuna em que estavam, viesse a pique.

A partir do naufrágio, Márcio, Lino e Bete ficam sozinhos, e, tem que usar todos seus conhecimentos e instintos para sobreviver.

#Livros#PerigosNoMar#AristidesFragaLima#EscritorNacional#AutorNacional#SérieVagalume#EditoraÁtica#InfantoJuvenilLiteraturaNacional#LiteraturaBrasileira#Resenha#AmoLer#Books#Instabooks
comentários(0)comente



Mr. Jonas 03/02/2018

Perigos no Mar
Márcio, Lino e Bete vão pescar com o pai e os amigos em uma escuna, no litoral de Salvador. Apanhados por uma tempestade, eles são arrastados para longe. Para sobreviver, terão de se unir e fazer bom uso dos recursos que a natureza lhes oferece
comentários(0)comente



Volnei 28/09/2017

Perigos no Mar
Esta é a história de três adolescentes que moram em Salvador, Bahia, a beira mar e cujo pai, depois de se aposentar consegue adquiri uma escuna que passa a ser a diversão das crianças, Marcio, Lino e Elisabete chamada pelos familiares de Bete . Um dia quando saem em uma aventura para pescar o pai, as crianças e alguns outros marujos eles enfrentam uma grande tempestade em alto mar e para proteger os filhos o pai os pede para que se escondam no bote salva vidas. A escuna acaba indo a pique sem que os garotos nem tomem conhecimento do fato pois estavam protegidos no bote salva vidas com alguns lanches e um pouco de água. Suas aventuras começam a partir desta separação onde eles permaneceram alguns dias separados dos pais e de todos seus conhecidos, enfrentando grandes perigos e aventuras até conseguirem chegar a um ponto conhecido e pedir socorro.Não quero aqui contar toda história pois o interessante é justamente ler o livro e conhecer em detalhes cada momento vivido pelas crianças
comentários(0)comente



Emanuel Xampy Fontinhas 14/12/2015

Pequeno guia de sobrevivência
O ponto positivo deste livro é que ele é bem rico em detalhes de fauna e flora e em técnicas de sobrevivência, isto deve cativar ainda as crianças e adolescentes que o lerem. O que me desagradou um pouco foi o fato de ser um livro bem cheio de clichês, onde a personagem feminina, apesar de forte, está presa em funções domésticas mesmo sendo náufraga, proselitismo cristão exagerado do autor e umas bobagens que ele comete, como chamar os índios pataxó de "semi-civilizados". É ruim quando um autor deixa seus preconceitos tão aparentes, principalmente em se tratando de um livro infanto-juvenil.
comentários(0)comente



Bia 15/09/2014

infantil
Bem infantil mas achei bem legal....
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR