Nicolau & Alexandra

Nicolau & Alexandra Robert K. Massie

Resenhas - Nicolau & Alexandra

Mari 22/01/2015

Vim ler Nicolau e Alexandra ansiosa, depois de ter lido Catarina, a Grande, do mesmo autor. Talvez esse tenha sido o problema... Quase dói avaliar com três estrelas um livro bem escrito, narrativa de uma história pungente como a queda dos Romanov. A questão é que, depois de ler Catarina, que é a saga de uma mulher incrível, vibrante, que ergueu o império russo às alturas, passar direto à derrocada confusa e dolorida do casal Romanov, às voltas com a angustiante doença do filho e a sombria influência de um louco Rasputin, deixa uma sensação de frustração. Não é culpa do autor; a leitura da história da Grande Czarina aniquila e ofusca o declínio pré-Revolucionário. Ainda assim, vale a pena a leitura. Muito bom pra alinhar os fatos históricos na cabeça. Agora, torcer pra Editora Rocco traduzir Pedro, O Grande!

Anne 11/04/2021

Que livro! ??
Quando o assunto é livro histórico sempre vem a dúvida sobre qual a forma de escrita, se será cansativo....e esse livro foi uma surpresa agradabilíssima! Já havia lido "Catarina, a grande" e decidi iniciar "Nicolau e Alexandra", sendo esta uma experiência maravilhosa. Não vou mentir que nos momentos em que o livro entra em alguns detalhes sobre a guerra a leitura pode se tornar menos fluida, mas não desista! Terminei o livro ainda mais encantada com Nicolau II ? e triste com a forma que se deu sua queda e morte ?

Flá Costa 05/10/2020

Excelente biografia
O trabalho do autor é minucioso, o que pode vir a irritar ou entediar em alguns momentos, mas na maior parte do tempo é o grande trunfo do livro.
Vale muito a leitura!

Rubi.Ariadne 15/07/2022

Leal
Este livro, assim como todos do Massie, é uma obra prima da história, muito preocupado em retratar as histórias dos envolvidos com o máximo de lealdade à realidade, o que, especialmente neste caso, não é uma tarefa fácil. Sem dúvida é um relato rico que tentou ao máximo ser imparcial, mesmo com a clara associação entre os pais de Alexei e o próprio Massie.

Marcos.Sales 19/10/2017

Esclarecedor e reflexivo
Me interessei pelo livro logo após ter lido a ficção/romance de Ken Follet. Ao iniciar a leitura da obra me deparo com um livro extremamente rico; Rico em detalhes, tico em informações pouco contadas sobre o casal mais belo, romântico e sincero da antiga Rússia.
Ao passar das folhas o leitores se depara não apenas com informações sobre a família Romanov, mas com informações muitíssimo detalhadas de todo o cenário político, cultural e social daquele país pós Alexandre II. Robert Massie deu tudo de si nessa bela obra que induz o leitor a sair do mesmismo e a buscar reflexões em horizontes nunca antes buscados. A refletir que tudo em exagero, seja posições políticas ou qualquer outra coisa, leva à destruição.
Aqui fica minha singela memória ao lindo casal Romanov, Nicolau II e Alexandra Feodorovna. Um casal que encheu aquele país, nem que fosse por minutos apenas, de patriotismo, amor, humildade e paz, o único casal que destoou do resto dos Romanov. À Nicolau e seu amor paternal e à Alexandra por sua proteção incondicionada.
Marcos.Sales 19/10/2017minha estante
Post Scriptum: Resenha escrita por celular, sendo assim, contendo alguns erros ortográficos.

Samuel "Wyrd bið ful ãræd" 06/09/2018minha estante
Qual obra do Follet que você leu anterior a esta?

Bethânia 12/07/2020

História para não historiadores
Confesso que a princípio tive medo de ingressar nessa leitura, por pensar que poderia ser muito técnica ou voltada apenas para historiadores ou estudantes da área, mas tal foi minha surpresa quando pude me ver fascinada pela escrita de Robert K. Massie e perceber que a forma simples e bem romanceada com que opta transcrever a história pode tornar tudo muito palatável para qualquer um que se interesse.

O livro é longo, mas mal se percebe o passar das páginas. A queda da dinastia Romanov é muito interessante e repleta de detalhes e mistérios, por isso, recomendo muito a leitura ainda (ou principalmente) que você não seja especialista na área.

Ana 02/06/2021

Personagens envolventes
A história do último czar e sua família é naturalmente envolvente. O livro é muito bem escrito e detalhado. Com certeza, agrada tanto os leitores que gostam de biografia quanto os que gostam de uma ficção eletrizante (sim, porque a trama envolvendo Nicolau, Alexandra e Rasputin é tão fascinante que pode ser comparada com os melhores enredos criados pelos mais criativos leitores).

Rodrigo.Moritz 11/04/2020

Ótimo
Ótimo relato sobre o último czar da Rússia. Tudo muito bem detalhado sobre a vida e momento em que a Rússia estava.

Fernanda1658 19/07/2023

Um colosso!
Esse livro é um colosso! Escrito magistralmente por Robert Massie, o livro nos transporta para os últimos resquícios da Rússia imperial. Uma verdadeira aula de história, sendo contada de forma agradável e prosaica.
A verdade seja dita: Robert Massie nunca decepciona. É um autor com um profundo conhecimento do tema e de tem uma escrita divina. Li todos os livros dele e não há decepção. Um adendo: o livro da Catarina continua sendo o melhor. Um dos melhores livros que já li na vida.

Tali @letrasmaislivros 11/07/2016

Os Últimos Imperadores Russos
Quem não assistiu ao filme Anastácia? O filme de animação de 1997 retrata a filha mais nova do casal imperial Nicolau e Alexandra que se reencontra com sua avó após tantos anos separadas após a Revolução Russa. Acontece que, por mais que a estória do filme seja linda e comovente, se trata de apenas ficção.

O livro Nicolau e Alexandra, publicado pela primeira vez em 1967, é uma biografia histórica. O autor traz fatos históricos com um linguagem acessível, utilizando trechos de cartas, diários e relatos dos personagens do livro, separando os capítulos por temas que seguem uma linha cronológica.

Através da leitura podemos acompanhar a infância e maturidade de Nicolau e Alexandra, conhecer seus familiares, suas crenças, valores, cotidiano, conhecidos, além de trazer o contexto histórico e político que vivenciaram.

A história russa é destrinchada e podemos acompanhar as guerras, mudanças internas e revoluções que culminariam na Revolução Russa em 1917. A escrita do autor não é maçante, e pelo fato de ele trazer trechos reais dos personagens do livro, nos sentimos conectados a eles, apesar dos quase 100 anos que já se passaram.

Eu amei a leitura deste livro! Para quem não sabe, eu tenho um certo fascínio pela última família Romanov; coleciono fotos da família em meu Pinterest e amaria conhecer a Rússia e visitar os museus e os palácios que serviram de morada aos Romanov.

Tudo começou com a leitura do livro O Palácio de Inverno de John Boyne, um romance histórico que envolve a família imperial. Um dos fatos históricos mencionados é o assassinato da família em 1918 pelos bolcheviques, e como eu desconhecia o fato, fiquei chocada e indignada com os eventos.

Desde então venho tentado ao menos compreender o que levou a um grupo revolucionário crer que eliminar uma família seria a melhor solução, e ao ler esta biografia aprendi muito sobre a história, o que não ameniza minha indignação com o que aconteceu à eles.

Alguns fatos que me chamaram a atenção foram o de que Nicolau e Alexandra se casaram por amor, e outro foi de que Rasputin nunca mostrou seu lado devasso a família e por isso conseguiu ludibriá-los e indiretamente influenciar o casal em escolhas que alteraram seu governo e selaram o destino da família para sempre.

Outro fato interessante era de que Alexandra era neta da rainha Vitória. O autor aponta este fato como o motivo de Alexei, o único menino da família, possuir a doença hemofilia, a conhecida doença dos reis.

Recomendo este livro a todos que se interessem por história, pela vida da nobreza imperial russa e pela história de uma família real, com defeitos e qualidades, que se amava muito, mas estava despreparada para governar. Em 2018 será o centenário da morte desta família, o que torna a leitura deste livro indispensável.

site: http://letrasmaislivros.blogspot.com.br/

@leituras_e_blablabla 23/05/2021

Nicolau era despreparado para ser czar e por isso perdeu seu trono. Nesse livrão percebemos o autor condescendente com as atitudes de Alexandra e Nicolau devido a doença do herdeiro do trono, porém o povo russo sofreu demais durante esse reinado, são decisões equivocadas e ingênuas, a incapacidade de escolher seus ministros e inaptidão do soberano para reinar.
Culpabilizar a doença do filho ou a presença de Rasputin na corte, não exime a culpa das decisões equivocadas do czar, que não entendia sobre as necessidades do seu povo ou estratégias acerca do seu território.O que não justifica a forma brutal do assassinato de sua família, porém a forma como a Rússia estava sendo reinadada não poderia continuar da mesma forma.
O czar da Rússia foi um dos poucos a casar por amor, entretanto esse sentimento, o tornava cego em suas decisões governamentais (exemplo: deixando a esposa como regente ,na época em que ele foi para front) se ele não tinha experiência para governar ela era só por Deus, acreditando cegamente nos conselhos do Rasputin.Apesar de toda essa experiência profética e mística que envolvia esse homem, muitas pessoas foram afetadas por esse conselheiro espiritual dos czares, entretanto a dupla personalidade do Rasputin não o deixou de alertar sobre a situação dos camponeses com a guerra e a fome.
O livro é uma ótima porta de entrada para conhecer um pouco sobre Nicolau e Alexandra, porém... buscar mais material sobre essa dinastia é essencial.

P.s.: próximo livro sobre a dinastia Romanov, Catarina, a grande.

Raquel.Serafim 06/06/2021minha estante
Amei a resenha!!