Vozes do retrato

Vozes do retrato Dalton Trevisan

Resenhas - Vozes do Retrato

Jorge.Antosko 25/04/2023

Achei chato (a culpa deve ser minha)
Sei lá... Entendo a importância do Dalton para a literatura e tudo mais, mas foi maçante demais. Gostei de 3 dos 15 contos. :(

Raianna 25/10/2022

Contos brasileiros
Contos que retratam a crueldade da vida em forma de contos. As narrativas trazem histórias diferentes sobre a humanidade e suas facetas.

carolina 23/10/2022

Melhor contista
Esse livro é perfeito, o jeito que o Trevisan retrata a realidade triste e sofrida e ao mesmo tempo reúne palavras da qual eu n entendo a conexão faz o livro ser muito gostoso de ler! Chorei no conto da fifi ?

Gunara 27/08/2016

Conciso, em busca da alma humana
Conheci Dalton Trevisan através do meu pai que sempre dizia que era um dos melhores contistas brasileiros. Resolvi ler esse livro para construir minha própria opinião.
Linguagem bem direta e objetiva refletindo, muitas vezes, a rapidez do pensamento. Observador atento às atitudes do ser humano, levando-nos a pensar sobre os valores da vida, relatando de forma nua e crua nossos "pecados" e formas conflitantes de encarar a relação com o outro e conosco mesmo.

Driane 23/12/2014

Esse livro é simplesmente uma pedrada no coração.
Para mim, foi o começo de uma longa lista de livros que chorei lendo.
Infelizmente perdi minha cópia, mas comprarei outra com toda certeza. Esse é o tipo de livro que você nunca se cansa de ler.

Dose Literária 30/10/2013

Contos curtos, realistas, cruéis... Dalton Trevisan
De Dalton Trevisan nunca havia lido nada, mas já ouvira muito a seu respeito e foi a partir de uma comparação feita com Rubem Fonseca - um dos meus nacionais preferidos - que meu interesse pela leitura de Vozes do Retrato, aumentou. Ele estava na minha estante há quase um ano. Na realidade, Fonseca e Trevisan nada tem nada a ver com o outro, literariamente falando, mas ambos são muito bons.
O livro em questão trata-se de uma compilação de contos curtinhos, nessa edição da editora Ática, 1992, 60 páginas, que ganhei da amicíssima Mara Vanessa, contos estes que segundo a descrição, é Um olhar cruel e verdadeiro sobre a realidade brasileira.

São 15 contos no total, tranquilamente lidos em menos de duas horas, e o que me chamou a atenção na narrativa de Trevisan, é seu estilo conciso, direto, utiliza poucas palavras para descrever cenas cotidianas, 'come' palavras, como no ritmo dos pensamentos. Eu confesso que estou muito desacostumada com esse tipo de literatura, e nem é meu gênero preferido, mas não desmerecerei o trabalho do escritor, que possui uma bibliografia que preenche facilmente duas páginas de um currículo. Mente prolífera, criativa, me senti em alguns momentos como se estivesse lendo posts de um blog impresso, achei diferente, uma leitura e sensação literal que eu até então não havia experimentado. Continue lendo em http://www.doseliteraria.com.br/2013/10/contos-curtos-realistas-crueis-dalton.html

quehomrich 15/01/2010

Contoos ???????
Amooo livros com historias completas .. que me trazem detalhes .
Livro de conto pra mim e uma chatisse .

Principalmente se for um livro que eu nao tenho o interesse de ler .
Livros pedidos pela escola, na minha opiniao, sao AS TREVAS .. kkkk .
=/