Delta de Vênus

Delta de Vênus Anaïs Nin

Resenhas - Delta de Vênus

1 | 2 | 3 | 4

LER ETERNO PRAZER 16/03/2022

Anaïs Nin foi uma autora Francesa, nasceu em Paris e faleceu em em 1977 na Cida de Los Angeles.
Inicia sua carreira literária com romances, mas suas obras não são muito aceitas, então ela passa a escrever histórias curtas( contos ) eróticas para um colecionador anônimo, que depois foram compiladas e lançadas após a sua morte. As obras são chamadas ?Delta de Vênus? e ?Passarinhos?. Aqui vamos comentar um pouco sobre "Delta de Vênus".
Nessa obra vamos encontrar uma reunião de mais de 10 contos "hot - erótico - pornô"; fica a critério do leitor denomina-lo conforme o entendimento da leitura de cada um, no meu caso o considero um livro de contos porno dado o enfoque dado para muitas ações votadas para o sexo sem reservas ou pudor em praticamente cem por cento dos contos reunidos aqui. O que achei de mais interessante nessa obra é que aqui nos vamos ter histórias sobre sexo sob o ponto de vista da mulher, num desafio aberto à sua época, em que apenas os homens escreviam sobre um tema tão tabu para o universo feminino. Anaïs começou a escrever esses contos para um colecionador de textos eróticos. A princípio eram encomendas feitas a Henry Miller [seu amigo e amante], mas quem acabou escrevendo foi Nïn. O colecionador era exigente, não queria histórias cheias de filosofia e análises, ele queria descrições sobre sexo, nada mais que sexo e e simples, com todas as formas possíveis e imagináveis do ato sexual. Aqui nos vamos entrar vamos encontrar o sexo de formas que "puritanos" jamais pensariam ser possível.Algumas cenas até meio intragáveis, como incesto, pedófila, necrofilia, mas também temos cenas altamente excitantes com o sexo em sua forma mais romântica mas com um grande peso nos detalhes.
Mas o grande ponto interessante aqui é que mesmo sendo um livro que fica no sexo, diria de uma forma até pesada, um livro que claramente seria para um faixa etária de 18 para cima, a forma como Nin cria e descreve suas histórias a leitura não se torna pobre, lógico que em algumas cenas, para um leitor(a) mais puritano(a) não será bem absorvido.
Anaïs consegue fazer o leitor sentir desejo descrevendo uma cena de orgias, devassidão, modelos se despindo para seus artistas, triângulos amorosos, mulheres descobrindo o prazer no corpo de outras, personagens se tocando e se descobrindo em várias posições e práticas sexuais, em ambientes carregados de vermelho e elegância se fazem presentes na obra de Nïn. Ler seus contos é uma experiência de puro delírio e torpor...
Mas aí você me pergunta: E por que somente 3 estrelas?
3 estrelas que coloquei como nota para essa obra, nesse caso não se refere a qualidade dentro do que a autora se propôs, mas apenas porque esse não é um estilo de leitura que me empolga ou agrada, li apenas por curiosidade e como um comparativo dentro outra obra que li que é considerada como literatura "Hot" por muitos(as) leitores(as) e que também não foi uma leitura que me empolgou, mas aí é outro caso.
Como último comentário posso dizer que: Para quem nunca leu Anaïs Nïn, recomendo que não perca mais tempo. Aos que chamam '50 tons' e derivados de literatura erótica, por favor... Vocês precisam urgentemente saber o que é erotismo, até mais que isso, bem escrito de verdade... hehe...

Zihtuan 30/01/2022

Não é uma leitura pra todo mundo. Estava bem empolgada por muitas razões e de fato fui surpreendida: algumas histórias achei chocantes, absurdas e/ou mal feitas; outras achei bem interessantes as descrições mesmo que fossem meio "crus" as vezes. Queria ter gostado mais, mas acho que me agradou o suficiente. Entendo que no período de publicação foi de fato surreal, até porque coisas assim poderiam chocar ainda hoje dependendo da escrita. No mais talvez eu leia de novo... Talvez não.

26/01/2022

Como nascem os clássicos?
Se você gosta de uma leitura puramente picante, sem apego à moral, com descrições extensas, pouco diálogo e pouca história, este é seu livro.

Para mim, enquanto leitora, as descrições foram maçantes, o sentimento de repulsa e culpa provocado por determinadas histórias batem VÁRIAS vezes. Algo cultural, obviamente. Mesmo que você se identifique com pautas progressistas e não curta o conservadorismo (como eu), vai achar que o que acontece nessas páginas beira o absurdo algumas vezes. Mas Delta de Vênus continuará sendo um clássico dos anos 70, então viva a evolução da sociedade e com ela, das artes e literatura!

Thamiris60 31/08/2021

Achei que eu fosse gostar mais, estava com muita espectativa por ser o primeiro livro dela que eu leio, é um livro um pouco repetitivo, mas vale a pena ler pra conhecer.

anturiaaa 04/03/2021

Não recomendo
Não me desceu pedofilia nesse livro. Nojo.
Vanessa Garcia 23/03/2021minha estante
Comecei agora o livro e tô desse jeito. Vim aqui ver as resenhas e pelo visto é "aceitável" para a maioria. Pedofilia é crime e não preferência sexual.

a antirrosa atômica 29/03/2021minha estante
eu achei que muitos dos contos dela trazem exposições de misoginia, etc. E achei que a narrativa dela tem um efeito repulsivo, não somente pelo que narra, mas como ela narra.
Bem, é a primeira vez que leio seu trabalho. E particularmente nesses primeiros contos, não os vi como manifestos em prol de crimes, etc. O primeiro conto é mais difícil, mas o segundo (se n errei a ordem) é um retrato bem simbólico da misoginia. Um homem tenta decepar a personagem principal. Enfim.

Ratinha de Biblioteca 10/02/2021

Uma leitura impactante ainda hoje
Acredito que as Históricas Eróticas devem ter chocado o público ao serem publicadas, no final da década de 60 - no entanto foram escritas antes, nas décadas de 30 a 50.
São contos quase "crus" nas descrições sexuais, abordando transexualidade, relações homoeróticas e orgasmo feminino.
No entanto, ainda que o tema seja desbravador, a elaboração dos contos deixa a desejar. Alguns são confusos; as personagens descritas não têm personalidade, a autora não segue uma linha de narrativa coerente e, em alguns textos, finaliza a história de forma abrupta.

Interessante advertir que há alguns contos com descrição de violência, zoofilia e necrofilia.

Marcelo Marques 30/12/2020

Uma boa pedida para conhecer e, quem sabe, perder certos preconceitos contra a literatura erótica. Os contos menores são, particularmente, os melhores, já que os mais extensos se tornam cansativos e enfadonhos. Alguns elementos são mal desenvolvidos e não possuem muito sentindo, mas de forma geral, cumprem seu papel. A história por trás da motivação da escritora para desenvolver seus textos é bem excêntrica e por si só, já dão motivos suficientes para aguçar nossa curiosidade .

alissonferreira.c1 10/11/2020

Esperava muito mais
Eu comecei a ler esse livro por causa da série Emilly em Paris, mas olha... Que livro chato!

Os contos são repetitivos, os personagens são parecidos, tem umas viagens muito close errado (mas pra época em que foi publicado, eu até entendo isso), as histórias são meio confusas e as vezes as tramas ficam inacabadas. Apenas dois ou três contos realmente me animaram e me fizeram sentir algum prazer na leitura.

Eu indico a leitura pra quem quer ler algo erótico, mas aconselho a não ir com muita expectativa.

Anderson916 13/08/2020

Ótimos contos!
Gozei bast... ops!... GOSTEI bastante! Agora sim.. hehe!

Giulia Ficarelli 29/06/2020

Adorei!
Não sou muito chegada em literatura erótica, mas li essa obra de Anais Nin para o clube do livro que participo.
Por ser um livro de contos, achei uma leitura bastante dinâmica. Além disso, tem temáticas para todos os gostos.
Gostei muito!

Emanuel Xampy Fontinhas 04/06/2020

...
É um bom livro, evidentemente, mas particularmente gostei menos do que achei que fosse gostar, talvez o zeitgeist atual tenha atrapalhado um pouco inclusive. Alguns contos achei muito bons, outros achei monótonos, acho que essa minúcia descritiva deles, sem nenhum enredo mais complexo por trás (a razão disso é explicada pela autora no prólogo) me fez sentir como se fossem Xvideos para ler, o que deixa muito pouco pra imaginação, na minha opinião.
Leitura e . 04/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Isis 23/04/2020

sempre quis ler mais da autora desde que vi o filme henry e june. gostei das diversas nuances do livro, embora tenha achado alguns contos mornos demais.

1 | 2 | 3 | 4