A Fúria do Assassino

A Fúria do Assassino Robin Hobb

Resenhas - A Fúria do Assassino

Moringan 21/05/2023

Os dois primeiros volumes foram superiores a este.
O final não foi ruim, mas também não foi o final que eu esperava, pelo menos não a respeito das conclusões da "guerra" contra os Salteadores dos Navios Vermelhos. Quem dirá a respeito do Regal. Passei as últimas páginas à espera daquele acontecimento que me faria vibrar e saltar, seja de felicidade ou de tristeza, mas em nenhum momento isso aconteceu.

As parte dos dragões foram tão prosaicas, que não me despertaram nada, além de "vou contar as páginas para ver quanto falta para este capítulo acabar". Esperava que fosse o ponto alto do final e me faria entender que aquela busca entediante pelo Verity, enfim, havia valido meu sacrifício (de ler).

E por falar nele, Verity foi o personagem que mais me intrigou. Seja porque ainda não consegui entendê-lo (apesar das óbvias razões que o fez seguir o caminho que seguiu ), ou porque jamais serei soberana de um povo e me preocuparei com ele ao ponto de me pôr abaixo das minhas próprias necessidades e abandonar a racionalidade, embarcando em busca do incerto porque já não existem mais opções plausíveis, apenas um conto de fadas discutivelmente auspicioso, independentemente que essa viagem custe a minha própria vida e afete profundamente as pessoas que me amam.

Enfim, um rei/rainha faz o que tem de fazer.

Tenho meu sentimentos pelo Fitz e por tudo o que enfrentou e em como terminou. É um ótimo personagem em termos de construção, mas não o perdoo por ser tão estúpido. E não estou falando sobe fatos isolados, pois as vezes, a impressão que eu tinha é que ele se recusava a notar/pensar nas ocorrências mesmo que estivessem exortadas na frente dele em uma placa de neon rasgando a escuridão.

Não compreendo como um indivíduo com ampla capacidade de observação (sem mencionar a Manha e o Talento), pode ser tão estúpido em grande parte do tempo. De todo modo, FitzChivalry, sem dúvidas, é um dos personagens que tanto adoramos quanto crucificamos.

Todos os personagens são únicos, e o meu preferido é Olhos-da-Noite.

Eddie.Erikson 25/02/2023

Uma trilogia perfeita. Leitura que prende bem o leitor. Uma obra pra quem gosta de game of thrones, entretanto uma leitura bem mais fluída e tranquila. Com bons personagens, enredo e desenvolvimento. Só não dei 5 estrelas porque o último da trilogia não é melhor que os dois primeiros. Mas também muito bom.

malu 05/01/2022

então,o final não foi nada como eu esperava e não sei se isso foi ruim ou bom,a única coisa que me deixou mais frustrada foi que, muitas coisas foram tão triviais pra história que não precisavam estar ali,e talvez seja por isso que prefiro o segundo livro bem mais do que esse.

Lucas F. Maziero 03/11/2015

Primeiro de tudo, o terceiro e último volume poderia bem ter a metade de suas páginas, senão menos do que a metade, que a história continuaria envolvente e perderia seu lado maçante, ainda que não seja prolixo.

Aqui, valendo também para o primeiro e segundo volumes, há algo acerca dos nomes que me incomoda: a maioria dos nomes dos personagens são nomes-adjetivos, enquanto que a outros personagens (talvez por não serem da nobreza), possuem nomes aleatórios. Talvez seja para diferenciar a nobreza do cidadão comum, não sei, não encontro outra explicação para essa arbitrariedade.

Outra coisa também: incomodou-me bastante as inúmeras partes da interação de Fitz com Olhos-de-noite (a autora martelou muito em passagens e atitudes que o leitor já está careca de ter visto), e também sua fixação em procurar por Moli, e é sobre Moli que quero falar agora.

Não me convenceu de maneira alguma essa (posso muito bem dizer obsessão), por Moli. Tornou-se algo pobre, chato. Ora, ao meu ver, se Fitz foi capaz de percorrer meio mundo para alcançar Veracidade, ele não poderia se deslocar à procura de Moli? Uma vez que ele a amava, e que o local onde ela se encontrava deu a entender que era perto da cabana onde ele convalescia? Poder-se-á dizer que no fim talvez ele não a amasse, mas então por que essas passagens chatas em que ele a procura tanto pelo Talento?

Também, ao meu ver, foi muito ingênuo e enervante as passagens em que apareceram Panela. Não sei por que cargas-d'água ela manteve tanto mistério acerca de seus conhecimentos, tendo em vista que eram necessários. E também a suposta facilidade, depois, claro, da incompreensão de como trazer de volta à vida os Antigos. Ficou tudo uma mistura sem sentido e maçante.

E o final deixou a desejar. O leitor merecia um final mais consistente e elaborado, depois de ter enfrentado três tijolões de leitura. Mas pode ser que a autora seja adepta de um final rápido, daqueles finais que não sobram muito a contar.

Em todo caso, a história, vista como um todo, é muito boa e envolvente. E como avaliação da história como um todo, avalio este terceiro volume com quatro estrelas, apesar de que, avaliando-o separadamente, três estrelas estariam mais de acordo.

Shaylla 28/03/2024

FITZCAVALARIA NÃO IRÁ SER CONHECER SUA FILHA! REPITO: FITZCAVALARIA NÃO IRÁ CONHECER NETTLE ! ???? mds e que marmota é essa do bronco e Moli? ??????

Lua 11/10/2020

Maravilhoso!
Melhor saga, escritora incrível, fiquei presa meses a fio, tentando me desvincular do livro. Sofri de ressaca literária

Fernanda2477 16/06/2023

Depois de um final bastante surpreendente no livro anterior, continuamos acompanhando Fitz que, embora tenha sido dado como morto, escapou desse destino terrível com a ajuda de Bronco, Breu e da magia de Manha, e busca agora vingar-se de Majestoso por tudo o que este lhe causou.
O livro é bastante extenso, mas não foi uma leitura tão cansativa quanto o anterior. É bastante interessante acompanhar Fitz em busca de sua vingança contra Majestoso, e posteriormente em sua busca por Veracidade, que continua desaparecido após ter ido atrás dos Antigos. Existem diversos acontecimentos ao longo das páginas que explicam muitas coisas, mesmo que de forma lenta e gradual conforme o leitor avança na leitura. Fitz continua evoluindo, embora às vezes ainda seja bastante ingênuo e dê vontade de dar umas chacoalhadas nele. Novos personagens que foram introduzidos aqui também se tornam muito interessantes e importantes para a história, principalmente Panela, mas gostei de Esporana também. Gostaria de ter visto mais de Bronco ao longo do livro, mas sua participação distante é muito bem explicada e gostei de como as coisas seguiram para ele, bem como para Moli também. Bobo ganha uma participação maior neste volume, e passei a gostar mais desse personagem. Kettricken ficou mais distante do que no livro anterior, mas ainda gosto bastante dela e de como sua história foi conduzida.
Para finalizar, conforme o livro se aproxima do final, parece que não vai haver tempo hábil para finalizar todas as questões que são deixadas em aberto, mas o final é bem escrito, sem ser apressado e bastante condizente com tudo o que foi apresentado ao longo de toda a trilogia.
Recomendo a leitura da trilogia para todos que gostam de fantasia. Só é uma pena que a autora tenha diversas outras séries que se passam no mesmo universo sem tradução para o português ainda.

Ju 10/10/2020

9/10
O livro é excelente, com um desenrolar extremamente interessante. As vezes me peguei odiando Fitz por não perceber coisas tão óbvias, mas mesmo assim me peguei amando os personagens. Não espera um final tão triunfante e ao mesmo tempo tão triste. Mas achei que coube bem. Agora fico aqui, com gosto de querer saber mais, e ver a "profecia" de Panela, sobre o futuro de Fitz, cumprida.

Ygor.Fortes 27/07/2022

O fim da trilogia continua sendo espetacular. Por ser livro de jornada e narrado em primeira pessoa, alguns personagens não recebem a profundidade que antes tinham. Ainda assim é um ótimo livro. Com um final jus a saga.

Samuel - IG @ModernoLiteral 10/05/2021

Final maravilhoso
Se eu comentar, posso acabar dando spoilers........................................

Jessica1248 21/04/2021

Enrolado
Comecei esse 3° livro com muita expectativa, de que tudo seria resolvido. Me decepcionei um pouco, a leitura por vezes foi massante, a caminhada descritiva demais. Por ser um livro tão grande, imaginei um final mais bem construído, visto que os 2 primeiros livros são muito bons. Resumindo, fui com sede ao pote.

Adoro a escrita da Robin e esse universo que ela criou, os elementos utilizados e tudo o mais, mas creio que ela se perdeu, Fitz tinha um potencial tão grande e seu lá, sinto que faltou algo a mais.
O final não foi ruim, tiveram vários acontecimentos que gostei bastante, porém outros nem tanto. No mais, indico sim a leitura, por conta de tudo que foi criado.

Aline 15/07/2022

Sem palavras
Não teria como imaginar um desfecho diferente.

Esse livro me fez chora com a força com que as emoções foram cravadas no papel.

Ciúme, solidão e tantas outras coisas que os heróis escondem foi escancarado aqui.

Simplesmente maravilhoso

Izadedo 04/05/2023

Faz tanto tempo que não faço uma resenha, mas esse livro...
Como expressar sentimentos tão confusos em relação a essa série? Deve ser até um reflexo da profundidade de como tudo é descrito. A culpa, vontade de liberdade, solidão.. ô personagem pra sofrer. Minha nota baixa é devido a como pontos tão importantes ao longo da série foram descritos tão superficialmente e uma certa vingança por a autora nos fazer passar por tudo isso e nos deixar vagando, querendo mais. Além de que tem uma passagem que o Fitz é tão burro e acaba traindo quem ele ama que me dá raiva. Não acho justo com o personagem, que é tão observador, fazer uma cagada dessas. Fiquei dois dias sem ler, inconformada com aquilo.
Tirando isso, que saudade vai dar. Já to com ressaca.

Noko 08/04/2015

Mais de um Lobo...
Quando terminei de ler o livro senti que a historia não é de um bastardo chamado FitzCavalaria, mais sim de seu Lobo Olhos-de-Noite que sem duvida sobra no livro e te faz mergulhar em cada pagina para encontrar suas falas e prodígios. O Lobo sem duvida se destaca tanto que os outros personagens apenas compõem o restante da historia. Nesse terceiro volume encontramos pequenas mais apreciáveis resposta sobre o Talento e suas capacidades, não se entra totalmente na arte da Manha mais passa pontos sobre ela que nutre a fome de nossa curiosidade. Pena o Fitz ter sido tão melancólico pois do contrario seria um personagem mais cativante, no mais o livro te prende e te cativa muito ao ponto de não querer mais parar, e o final é muito bom, embora queria mais dele (houve tanta demora nas montanhas que o final foi muito rápido) e quem sabe uma nova historia sobre os Visionários chegue ao Brasil em breve e termine essa continuação falando sobre Moli e Bronco, e sobre a Urtiga... então fica ai a esperança.