Scrum

Scrum J. J. Sutherland...

Resenhas - Scrum

DAN LIMA 24/01/2021

Uma aquisição que trata do que é importante durante o processo para localizar certas mudanças ou adaptações para um melhor desenvolvimento, para obter um resultado mais eficiente.
O estado de espírito, a importância de estar feliz... são cruciais para produzir um crescimento em massa nos setores predeterminados de um planejamento em execução.
O processo, a autoanálise, a busca do aprimoramento são primordiais para o crescimento de um projeto de sucesso.
Leitura que requer atenção plena, foco e interpretação...
Recomendo.

kyro.caram 01/03/2016

A metologia é fantástica. Realmente é possível produzir mais em menos tempo e ainda encontrar propósito e diversão no trabalho.
O livro conta a história do Scrum, não te ensina a aplicá-lo. Tem aproximadamente 220 páginas, mas quatro seriam suficientes. O autor utiliza exemplos demais para justificar a eficácia do Scrum e acaba parecendo enrolação, quase como se o leitor duvidasse o tempo todo que aquilo funciona. A prolixidade só aumenta a extensão de cada exemplo.
As únicas partes minimamente práticas são os pontos-chave apresentados ao final de cada capítulo e quatro últimas páginas, onde a metodologia e sua aplicação são explicadas claramente.
Vanessa.Alessi 03/07/2017minha estante
Concordo totalmente. Os exemplos excessivos ficam exaustivos. Estou tento dificuldades pra ler o livro por causa disso. E tive a mesma sensação de que ele tem essa necessidade de provar ao leitor que realmente funciona, por isso tantos exemplos..

Wesley 24/07/2017minha estante
Não discordo que haja bastantes exemplos, mas acredito que isso seja uma forma do autor realmente mostrar que aquilo funciona em diferentes contextos. Como ele defende no livro, o modelo tradicional de gestão ainda prevalece, então, ao meu ver, nada mais justo do que ele apresentar a teoria junto com diversos exemplos de aplicação.

Nos momentos em que eu via os exemplos e também a história de como ele desenvolveu, eu parava e pensava "Nossa, realmente faz sentido e interessante como isso se aplica nesse problema". Um exemplo que ele da próximo ao fim do livro sobre como o Scrum é aplicado à educação foi de grande valia para mim, já que era uma das dúvidas que tive desde o início do livro "será que isso se aplica dentro da sala de aula?". Acredito que pensamento semelhante poderia vim a mente de vários leitores, fazendo eles questionarem as possibilidades de aplicações.

Claro que isso vai de cada pessoa, ao meu ver, os exemplos enriqueceram o livro e tornou mais abrangente a aplicabilidade dos conceitos.

Debbie 13/01/2018minha estante
Estou no capítulo 5 e notei exatamente isso que comentou até o momento. Muitas informações desnecessárias e que se repetem sem precisar.

Paula 22/10/2019minha estante
Ia vir aqui comentar exatamente isso. Em resumo: quanta enrolação! Sem desmerecer o método, mas o livro é muito prolixo. Daria pra escrever o mesmo livro em 10 páginas e no final vira uma verdadeira tortura terminar de ler

Fabricio.Archanjo 04/01/2021minha estante
Porra!! Boa!! Esse livro é demais!!

Fabricio.Archanjo 04/01/2021minha estante
Boaaa!! Esse livro é demais!

Pri Paiva 15/01/2021minha estante
@farchanjo sim, muito bom!

Andre 06/10/2021

Deixou a deaejar
O livro não chega a ser ruim, mas é muito repetitivo o que torna a leitura cansativa. São muitos exemplos práticos e parece que o autor quer se auto promover. Classificaria de razoável pra bom.

Suélen 11/02/2023

O livro foi escrito para que o autor pudesse se vangloriar dos seus feitos, o que desanima um pouco. Se alguém tem uma ideia genial, a pessoa apresenta a ideia e o leitor conclui que é genial, mas o autor fica o tempo todo dizendo ?olhem essa minha ideia, como ela é incrível?.

Apesar disso, o livro é interessante. Achei ele bem abstrato em alguns momentos, apresenta algumas ideias que não parecem muito palpáveis. No entanto, algumas das ideias do autor são interessantes e podem ser aplicadas em vários âmbitos da vida.

Não sei se leria de novo, mas consegui salvar algumas dicas úteis da leitura.

Rômulo 26/04/2020

Metodologia Eficaz
Livro muito bom, a metodologia é super aplicável na vida real em relação a qualquer projeto. É válido deixar claro que não é organização pessoal, o livro é inteiramente voltado a realização de projetos. O único problema é que o autor é extremamente prolixo em algumas histórias que não acrescentam, necessariamente, ao ensino da metodologia. Mas deixando isso de lado, você vai terminar esse livro com muito aprendizado.

JoAo.Padilha 28/10/2022

Repetitivo
Livro aborta o método chamado scrum. Passa boa parte das 250 páginas explicando o "pq" usar o método. Mas boa parte dessas páginas se torna uma experiência super repetitiva sem trazer pontos novos ao longo da jornada. Metodo poderoso porém leitura cansativa.

Matheus.Henrique 29/02/2024

O dobro pela metade
O livro além de apresentar os conceitos básicos e muito difundidos sobre o scrum, o que todos já conhecem, também abordasse tópicos menos conhecidos sobre o scrum, o que faz a leitura valer a pena e se torna diferente do manifesto ágil, tornando o scrum mais completo e robusto.

Pontos como avaliar a felicidade do grupo, análise e mitigação de riscos, o conceito de bom o suficiente e a o esclarecimento do porquê de cada atividade, torna o scrum mais completo e mais humano, enquanto impulsiona o sucesso do projeto.

Mostra até como podemos abordar o scrum em nossas vidas e torná-las mais produtivas, mesmo com um backlog que cresce mais e mais a cada dia.

Um ótimo livro, com abordagens poucos exploradas e incrivelmente valiosas, indispensável para todos aqueles que trabalham com metodologias ágeis!

Grace.Souza 28/04/2021

Scrum para qualquer projeto da sua vida!
Livro para entender como surgiu, o que é e como você pode aplicar o Scrum em qualquer projeto do âmbito profissional ou pessoal da sua vida. Recomendo!

Carolina Corrêa 03/06/2020

Não gostei.
Para mim, foi uma experiência ruim.
Há algumas lições aproveitáveis, mas, ao contrário do que promete, fora da vivência empresarial, é difícil empregar os métodos em algum ramo.
Narrativa chatíssima. Só terminei a leitura porque tenho TOC.

ComeceComLivros 17/11/2021

O método é muito bom
Se você procura um método de produzir mais e melhor esse é o livro. Com um método claro e eficiente, o livro se desenvolve de forma agradável e com uma leitura muito fluida. Se quiser saber mais sobre esse método, logo mais (provavelmente em fevereiro de 2022) no canal Comece Com Livros falaremos mais desse livro o YouTube.

Idma 14/12/2021

Se vc é da área e quer entender as razões por trás da criação do SCRUM, este livro é p vc. Mas, se vc quer apenas conhecer melhor o método, não recomendo este livro; Existem outros que falam diretamente sobre como a técnica funciona.
Achei a ideia interessante, o autor fundamenta bem suas falas, mas o livro é um pouco massante. Quase desisti algumas vezes...foi cansativo, mas fica é o sentimento de ter aprendido algo novo. Acho exagero pensar que é "a técnica perfeita que vai salvar toda a humanidade de todos os males"... Mas é legal e inovadora.
Poucas estrelas pq a propaganda não bate com o conteúdo do livro; sorry!

Laiz 10/02/2020

- não achei revolucionário como me disseram que era
- é ruinzinho mas é bom, só dá pra entender lendo
- os exemplos dele são bem ruins
- dava pra dizer a mesma coisa num livro mais curto e menos maçante zzzz
Wiliam 28/04/2020minha estante
Põe maçante nisso. Zzzzz

jackgirl 13/10/2022

Minha vida profissional agradece.
Scrum foi o primeiro livro voltado para o meu curso que li e fielmente consegui me afeiçoar e me prender a essa leitura.

Sanderson S Corrêa 08/09/2020

Uma conversa com Jeff Sutherland
Eu não poderia definir melhor este livro como defini no título. O livro se trata parece muito mesmo com uma conversa, de alguém que criou uma ferramenta quase sem querer, de coisas que vivenciou. O livro não é igual aqueles cursos chatos que jogam conceitos a torto e a direto. Jeff consegue passar tudo que o Scrum dita, de maneira lógica, fazendo você olhar o framework como ele mesmo vê, faz você não precisar decorar conceitos, mas entender de maneira lógica é fundamental aplicá-lo. Recomendo a leitura a todos que querem otimizar o tempo e leitura obrigatória aos programadores.